13 junho 2019

Resenha | A Criança do Fogo - S.K. Tremayne


Livro: A Criança do Fogo
Série: Não
Gênero: Suspense
Autor: S.K. Tremayne
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 368
Ano: 2019

Resenha:
Rachel Daly ficou fascinada por David Kerthen assim que o conheceu. Eles eram diferentes em tudo, David é bem mais alto, bem mais velho e muito mais rico que Rachel, mas assim que ela vê a relação que David tem com seu filho Jamie de oito anos, ela sabe que é um homem assim que ela quer criando seus filhos. O casamento não demora a acontecer e Rachel abre mão da sua vida em Londres para viver em Carnhallow, a propriedade da família de David na Cornualha Ocidental. A propriedade pertence a família de David há mil anos e os tuneis que se expandem sob a propriedade, já foram ricas minas de estanho e cobre. Hoje só restam as lendas que o povo conta, como a de que os Kerthen possuem um dom, uma especie de clarividência, e quem possui esse dom é conhecido como povo do povo.

Quando Rachel conheceu Jamie, foi amor a primeira vista pelo garoto espontâneo e extrovertido, que não perdeu a alegria junto com a mãe, que faleceu há quase dois anos. Mas isso mudou quando eles foram viver em Carnhallow. Jamie mal fala com Rachel e parece que a tristeza é sua constante companhia. E como David faz questão de viver na propriedade, mesmo tendo que viajar constantemente por causa do seu trabalho, Rachel praticamente só tem a companhia de Jamie, da empegada Cassie, uma tailandesa que quase não fala inglês, e da sua sogra Juliet, que mora em um anexo na propriedade. Por isso ela tem tempo de sobra e nada para preenchê-lo. Ela até poderia cuidar da reforma que a propriedade tanto precisa, mas cada vez que pensa em fazê-lo, Rachel começa a se comparar com Nina, que estava reformando a casa quando veio a falecer.

E conforme o tempo vai passando, Rachel vai notando que Jamie está ficando cada vez mais perturbado e ele começa a falar algumas coisas que não fazem sentido na hora, mas que acabam por acontecer. E a coisa só piora porque Jamie alega que sua mãe está de volta. É então que Rachel descobre que o corpo de Nina nunca foi encontrado. Quando pede explicações a David, ele mal fala sobre o assunto e Rachel decide investigar por conta própria e acaba descobrindo que pairam algumas dúvidas sobre o que realmente aconteceu no dia da morte de Nina, em um Natal. E por coincidência é também no Natal que Jamie lhe diz que será o dia da sua morte. Então Rachel começa a duvidar da sua própria sanidade porque ela começa a ver Nina e já não sabe mais o que é loucura ou realidade. 

— Ah, minha querida, há tantos mistérios, tantas pessoas nesta casa. Eu nunca sei em quem acreditar. Mas talvez você esteja certa porque você sabem o que dizem: duvidar da dúvida é o começo da fé.
(...)
— E não se preocupe com as coisas que você vê, nós todos vemos coisas aqui. Nós todos vimos tanta coisa, aprendemos tanta coisa, Jamie mais do que todos, ele vê tudo."

As Gêmeas do Gelo do mesmo autor, foi um livro que amei. Por isso quando vi esse livro entre os lançamentos da Record já fiquei doida para ler ele. E as expectativas estavam bem altas, mas então comecei a ler algumas resenhas não tão elogiosas do livro e acabei desanimando um pouco com a leitura. E não sei se foi por isso, por ter lido o livro não esperando muito, mas acabei gostando bastante. Tem alguns problemas com ele? Tem sim. Mas nada que me impedisse de ficar presa a historia e ler as quase 400 páginas em menos de dois dias. E o tamanho do livro foi o que me fez tirar um ponto da nota. Porque a história dava para ter sido contada em bem menos páginas. O excesso de descrição do ambiente por parte do autor, cansa. 

A ambientação do livro não é chata, é interessante e serve para criar o clima de tensão e mistério que a história pede. Mas achei desnecessário o autor descrever os mesmo lugares em todo capítulo. Até no final da história isso acontece e acabou por quebrar um pouco o ritmo da leitura. Agora vamos aos pontos positivos. Por um lado o excesso de descrição incomodou, mas por outro me transportou para dentro da história e fez parecer que eu estava dentro de um filme de suspense/terror. E esse foi um dos pontos que pode identificar como um "padrão" nos livros do autor. Ele usa da ambientação para provocar e confundir o leitor.

Outros pontos que relacionei ao seu outro livro que li, foi que as duas histórias tem um misto de realidade e sobrenatural e o livro todo fica aquela sombra de dúvida sobre o que realmente está acontecendo. A Nina está morta ou está viva? Se ela morreu, qual a verdade sobre a morte dela? E se ela morreu o que a Rachel e o Jamie estão vendo? Alucinações coletivas? Jamie consegue prever o futuro ou é só coincidência? Essas são algumas das perguntas que ficam martelando durante a leitura e só encontramos as respostas no final. Final esse que gostei, mas achei que faltou um quê de explicação ou um epílogo mais elaborado do que o apresentado. 

Quanto aos personagens, Rachel não foi carismática a ponto de me conquistar, mas me deixou curiosa o suficiente para querer descobrir os fantasmas do seu passado. O David teve uma atitude no meio da história que me desagradou bastante a forma como o autor lidou com a situação e o Jaime apesar de eu ter imaginado outro papel para ele, eu gostei do personagem. Queria pegar ele no colo e proteger. Quanto a edição, está muito bem feita com uma capa intrigante e com fotos que dão ainda mais o tom sombrio do local. Enfim é uma leitura que indico, você só vai saber se gostou lendo ela.

Nota:










14 comentários:

  1. Não conhecia, gostei muito da resenha.

    Beijos
    cabelosdeprincesa01.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que apesar de ter lido algumas resenhas negativas, no final, você acabou gostando da história. Não li esse livro, mas acho a ideia da história, curiosa...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu li e não gostei tanto.

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!

    Eu já tinha achado a capa desse livro linda, e a premissa me fisgou de cara. Gosto de suspense, mas confesso que não é o gênero que dou preferência pra ler. Agora, sobrenatural é algo que eu adoro, e tendo esse envolvimento junto, mesmo que só um toque, já me deu uma ânsia enorme de pegar o livro logo ahaha quero muito descobrir se a protagonista está sã, vendo coisas, ou o que diabos está acontecendoo!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, apesar da ressalva achei interessante o mistério, a duvida entre o que é real ou sobrenatural. Pretendo ler e espero gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Já li algumas resenhas desse livro e a maiorida foi negativa, então desisti.
    Acho que tanto as descrições quanto o final do livro vão ser pontos negativos na leitura para mim, então não vou investir na obra não.
    Uma pena, porque a premissa tinha me atraído.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Eu não curti tanto o "As gêmeas do gelo" por causa desse excesso de descrições, entre outras coisas; então qnd vi as resenhas apontando os mesmos problemas no "A criança do fogo", desanimei de dar outra chance pro autor. Que bom q vc gostou!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    Ps: tá rolando sorteio de 5 anos do blog! ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,

    Vi muita gente falando do excesso de descrições, mas confesso que isso não me incomodou e li o livro rapidamente, mas o que acabou não me fazendo curtir tanto a história foi a resolução que o autor criou e acabei ficando decepcionada, pois esperava outra coisa da Rachel e do Jamie. E esperava mais do final também.
    Mas fico feliz que tenha curtido o livro.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram


    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Acho que a sua resenha é a primeira completamente positiva desse livro. Confesso que a história não me despertou muito atenção, mas quem sabe futuramente... ultimamente ando focando muito nos romances e fantasias (como você deve ter percebido hahahah)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. OI Sil! A sua resenha é a primeira positiva que vejo e eu tenho confiança que vou gostar desta obra, assim como gostei de As gêmeas do gelo. Boa semana. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Essa questão das descrição em excesso é muito de gosto. Tem leitores que amam, pelo fato de conectar bem com o cenário e tals, e pra mim vai muito da maneira como o autor faz.
    Eu fiquei curiosa com essa história, quero saber se a moça morreu mesmo haha
    E quero ler o anterior dele tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil

    Que bom que no fim das contas você acabou curtindo. Infelizmente pra mim não rolou mesmo. A ambientação de fato não é chata, as minas são interessantes, mas achei super desnecessária tanta repetição. E o final pra mim não foi nada interessante, achei bem preguiçoso. Até perdi a vontade de ler As Gêmeas do Gelo, mas vou fazer um esforcinho. Hahahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem?
    Li muitas resenhas negativas sobre esse livro, o que me fez ficar cautelosa sobre ele. Ainda tenho curiosidade de ler, achei a premissa instigante, mas talvez eu demore um pouquinho pra colocá-lo na lista.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo