24 junho 2019

Resenha | A Torre de Ouro - Holly Black e Cassandra Clare


Livro: A Torre de Ouro
Série: Magisterium #5
#1 - O Desafio De Ferro
#2 - A Luva De Cobre
#3 - A Chave de Bronze
#4 - A Máscara de Prata
Gênero: Fantasia, Aventura
Autoras: Holly Black, Cassandra Clare
Editora: Galera Junior
Páginas: 240
Ano: 2019

Contêm spoilers dos livros anteriores nos 3 primeiros parágrafos. 

Resenha:
Call está de volta ao Magisterium para seu último ano de estudos, o Ano de Ouro, mas ele não está sozinho. Ninguém sabe, mas a alma de Aaron está vivendo dentro dele. Agora todo mundo sabe que Call é o Inimigo da Morte, mas também sabem que ele lutou ao lado dos Magos contra Mestre Joseph e isso divide as opiniões a seu respeito. O namoro com Tamara terminou, mas Call ainda tem seu apoio e sua amizade. E além de Tamara, Call vai estar ao lado de Jasper e Gwenda que também se tornaram aprendizes do Mestre Rufus após a perda de vários Mestres na batalha recente.

Ao longo desses anos Call nunca deixou de ser ele mesmo e nunca teve nenhuma lembrança de sua vida como Constantine Madden, mesmo quando foi pressionado por Mestre Joseph e por Anastacia Tarquin para que ele se lembrasse como era ser o Inimigo da Morte. Mas agora Aaron descobriu o porque disso. Aaron encontra dentro da mente de Call uma espécie de sala trancada, onde provavelmente estão todas as lembranças de Constantine. E Aaron quer abrir essa sala, mas Call se recusa por medo do que vai descobrir. E Call ainda recebe uma proposta da Assembleia: eles querem que Call seja o Makar deles desde que Call só use a magia do caos com permissão da Assembleia e que aceite um contrapeso escolhido por eles.


Mas Call mal tem tempo para pensar na proposta porque uma confusão começa na floresta do lado de fora do Magisterium, onde os alunos do Ano de Ouro e de Ferro estavam fazendo uns exercícios. Um dragão enorme surge da floresta e montado em suas costas está ninguém menos que Alex Strike, o mesmo Alex que foi sugado para o caos. Ele diz que agora é um Devorado do Caos e exige que eles soltem Anastacia. E essa é somente sua primeira exigência. Alex quer que os magos construam uma fortaleza para ele perto do Magisterium e quer que Call, Tamara, Jasper e Kimiya sejam entregues a ele. E enquanto os magos fingem construir a fortaleza, Call e seus amigos precisam encontrar um jeito de derrotar Alex antes que ele destrua a todos com o caos. Mas a única solução parece ser Call acessar as memórias de Constantine e correr o risco de ser destruído no processo. 

"E, através de tudo isso, Call enxergava algo que nunca tinha visto. O Caos, caos vivo, suas linhas pretas correndo pelo mundo. O Céu e a terra escurecidos. Era por isso que o caos tinha tanto poder, pensou — porque ele fazia parte de tudo, de cada pedra, árvore e nuvem; estava dentro e em volta de todas as coisas. Era o coração giratório do mundo."

E chegou ao fim essa série pela qual eu me apaixonei lá em 2015, quando conheci Call, Tamara e Aaron, os três amigos que se conhecem na escola de magia Magisterium e que tanto me lembrou de Harry Potter, que eu sentia tanta falta. Mas as muitas semelhanças com a série do Harry, que me mataram um pouco a carência que eu estava, acabou se mostrando uma série totalmente nova e diferente e eu me via esperando e torcendo para que as autoras escrevessem logo mais um livro da série. E ao mesmo tempo torcendo para que demorasse, para ela não terminar nunca. E logo de cara já vou falar o grande defeito dessa série, porque foi o único que encontrei: ela é muito pequena. Se juntarmos todas as páginas dos cinco livros daria uma duologia de 720 páginas cada livro.

Porque duas autoras tão maravilhosas como a Holly e a Cassandra se juntam para escrever uma série e ela é desse tamanhinho. Para mim poderia ter o dobro, o triplo e por ai vai, que eu leria de boa e amaria igualmente. Porque apesar das poucas páginas, a história é imensa e tem muito mais potencial do que o que foi desenvolvido. Mesmo sendo livros para um publico alvo mais infantil, e acho que o tamanho foi para não cansar e eles não desistirem da leitura, acho que a história tinha sim espaço para crescer e se tornar tão grande quanto Harry Potter e afins. Mas é isso que temos e posso dizer sem sombra de dúvida que eu amei o livro e a série toda na verdade. Comecei favoritando e terminei da mesma forma.


Call conquista logo de cara por ser o garoto que carrega a sina de ter a alma do Inimigo morando dentro dele. É impossível não se sensibilizar com seus medos, porque ele quer ser uma pessoa boa, mas a qualquer momento a alma de Constantine pode tomar o controle e ele se tornar o pior mago que já existiu. Mas suas atitudes mostram exatamente o contrário, que algo assim nunca iria acontecer, porque ele é altruísta e sempre coloca os amigos em primeiro lugar. E nesse ultimo livro isso se torna ainda mais evidente porque ele está disposto a fazer algo que sempre foi seu maior medo para salvar a todos. E ele precisa fazer, porque se for esperar pelos magos, todo mundo morre. Nunca vi uma série com adultos tão omissos como essa.

Aaron é o cara que todo mundo gosta, que sempre sabe o que dizer e que está sempre pronto para ajudar. Não me conformei com o que as autoras fizeram no final do terceiro livro e torci para que existisse uma forma de mudar aquilo. E quando tudo aquilo aconteceu no quarto livro eu não sabia o que esperar e fiquei muito feliz pela forma como tudo terminou. Já Tamara é a garota pé no chão que sempre coloca freio nas loucuras dos dois amigos. Ela é inteligente e sempre tem uma solução para tudo. Achei que ia ter uma espécie de triangulo entre os três, mas desde o começo da série fica claro por quem o coração da garota bate mais forte, e isso não influenciou na amizade deles e achei lindo um acontecimento bem no final do livro que mostra realmente o quanto os três são amigos.


Jasper me irritou no começo da série, mas foi me ganhando ao longo dos livros e terminei torcendo para que ele tivesse seu final feliz. E final feliz foi o que não faltou nesse livro. Depois dos finais dos livros 3 e 4, eu achei que esse fosse terminar de forma muito triste, mas me enganei. Algumas pessoas vão dizer que o final ficou aberto, mas eu não concordo. Tem sim espaço para que se as autoras quiserem, venha mais um livro por ai, o que não acredito, mas da forma como elas finalizaram tudo não vejo necessidade, mesmo que meu coração de fã grite para que isso aconteça hehe. Como disse o livro é bem curto e não vou falar muito mais para não soltar spoilers. Mas quero indicar para todos que amam uma boa aventura infanto-juvenil e agradecer ao Grupo Editorial Record por ter dado continuidade a série que começou a ser publicada aqui no Brasil por outra editora e que provavelmente ficaria sem continuação como aconteceu com outras séries deles.

Nota:











16 comentários:

  1. Desde que eu vi o lançamento desse livro pela editora, comecei a pesquisar mais sobre a série e fiquei com mega vontade de começar a ler. Sem contar que me apaixonei pelas capas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, eu não acompanho a série, mas acho bacana quando existe uma evolução do personagem como no caso do Jasper! Que bom que foi uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! A série é mesmo um encanto e ainda bem que foi resgata e tivemos todos os livros publicados aqui. Eu me diverti demais com este trio e nem acreditei que o final foi feliz. Só fiquei triste mesmo por conta do pai do Call. No mais, eu também sentirei falta. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Nem precisa citar qual editora, pois infelizmente acontece direto.
    Tambem fiquei feliz pela publicação da Record da série e espero poder ler em breve ♥

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, adoro essas histórias de magia e os livros da Cassandra são sempre ótimos.
    Olha, umas editoras brasileiras deixam muito a desejar
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Nem sabia que essa série não tinha sido publicada inicialmente pelo GER, descobri no grupo de parceiro! Hahaha
    Eu lembro que os fãs saudosos de HP ficaram bem animados com a série quando ela foi anunciada, e que bom que, mesmo com as semelhanças, ela consegue ter uma identidade só dela.
    E olha, do jeito que a Cassandra é apegada, não duvido nada dela convencer a Holly de escrever mais livros! Hahahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de livros infanto juvenil. Gostei da trama mas, ainda não li o a série. Porém está na minha lista de leitura e acho que vou gostar muito dessa história. Confesso que só leio trilogias(séries de livros) quando já saíram todos porque eu sou muito ansiosa e fico agoniada de esperar os novos lançamentos. Como esse é o 5° da série vou começar a ler.
    Amei a forma que você aborda o livro.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Sil

    Eu amooo a Cassandra e me surpreendi demais com a escrita da Holly em Principe Cruel, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa série escrita pelas duas. Uma vez quase levei a primeira edição, desisti na ultima hora e hoje fico ainda na duvida entre ler ou não ler. Eu quero mas às vezes me desanima pensar se é muito infantil ou juvenil demais sabe? Mas quem sabe um dia, Cassandra nunca me decepcionou

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, faz muito tempo que não leio uma história assim e olha que adoro o gênero. Já anotei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Conheço a Cassandra por Instrumentos Mortais, mas nunca li nada dela. Essa série em questão me pareceu muito interessante e cheia de aventuras e reviravoltas. Gosto de livros assim e vou procurar saber mais sobre esses :)

    Beijos!
    Estante Bibliográfica > segue meu blog?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Não leio a série, então boiei um pouco na sua resenha. Mas pela sua nota, o final foi mais que satisfatório.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi
    é ruim quando uma série que lemos chega ao fim, agora vai ficar aquele sentimento de Luto, nem sabia que eram cinco livros, mas que bom que a história se mostrou diferente .

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Vou ser sincera, tá? Eu acho que peguei implicancia com a Cassandra Clare.
    Não sei exatamente porque, mas não consigo me apegar.
    Tanto que nem arrisquei começar essa série. :(
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. adoro series de fantasia como essa, mt legal conferir a resenha de mais esse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Hi, Sil. Tudo numa nice?!
    Acho que com exceção dos dois primeiros livros os outros livros da série são menorzinhos. Porque eu tenho o primeiro aqui em casa, li há um bom tempo, logo que lançou e apesar de ter levado décadas para terminar (como é livro físico demoro mais tempo pra ler) lembro que gostei. E a Holly e a Cassandra são bem arrasadoras, suas estórias são boas. Que legal que curtiu essa série.
    XO XO
    Alana Gabriela - Books and Stuff

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil,

    Tenho o primeiro livro dessa série e ainda não li, mas quero muito, bom saber que é boa assim....ótima resenha...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo