07 junho 2019

Resenha | Rio Vermelho - Amy Lloyd


Livro: Rio Vermelho
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Amy Lloyd
Editora: Faro Editorial
Páginas: 276
Ano: 2018

Resenha:
Samantha é uma professora inglesa de 31 anos que tinha uma vida simples com seu namorado Mark, até o dia em que o mesmo lhe mostrou o documentário Construindo a verdade: O assassinato de Holly Michaels. O filme exibido há dezoito anos, mostra a história de Dennis Danson, que foi condenado pelo assassinato brutal de uma jovem no condado de Red River, na Flórida, e apresenta várias inconsistências nas provas usadas para a condenação. E assim que viu o olhar de Danny com dezoito anos recebendo a sentença, Sam soube que ele era inocente. Desde então ela ficou obcecada por provar a inocência de Danny, a ponto de Mark desistir do relacionamento deles. Sam encontrou fóruns que concordam com ela e mesmo estando do outro lado do continente, ela não se conforma por Danny estar no corredor da morte e começa a se corresponder com ele.

A troca de cartas, tímidas no começo, acabam por deixar Sam à vontade para revelar seus mais profundos sentimentos e Danny também parece sentir o mesmo, e ao longo dos meses eles acabam se apaixonando. Então Sam decide que está na hora de ver Danny e resolve deixar sua vida para trás e viajar para os Estados Unidos. E ao mesmo tempo uma nova série sobre crimes reais, Um garoto de Red River, está sendo produzida pela Netflix e Sam acredita que estando perto, será mais fácil provar a inocência de Danny. E com um diretor famoso por trás da série, os pedidos pela soltura de Danny viraliza na internet e até várias celebridades começam a postar seu apoio a Danny. Na primeira visita na prisão, Sam não sabe bem o que dizer para Danny, já que por carta tudo é bem diferente e o Danny na sua frente nem de longe lembra na aparência o garoto que foi preso anos atrás. 

E a visita se torna ainda mais constrangedora porque uma das mulheres que também estava em visita pergunta a Sam se ela gosta de assassinos de crianças e se Danny contou onde estão os outros corpos. Porque apesar dele ter sido preso pelo assassinato de Holly, várias outras garotas desapareceram na mesma época. Sam nem dá bola para a mulher porque tem certeza da inocência de Danny. E as coisas começam a dar certo para Sam, pois Danny a pede em casamento e eles se casam em uma cerimonia dentro da prisão. E logo em seguida surge uma nova evidência e de repente Danny está livre. Os primeiros dias são uma correria, pois além de Danny ter que se atualizar vinte anos, todo mundo quer tirar uma casquinha da fama dele. E Sam começa a se incomodar, ainda mais que esse Danny que saiu da cadeia, é muito diferente do que ela conheceu através das cartas, a ponto dela duvidar se ele é realmente inocente.

"De repente, Sam se sentiu muito só, como se o homem com quem se casou nunca tivesse existido e tivesse acordado para uma vida que não reconhecia, no meio de uma história que não entendia."

Mesmo lendo resenhas bem controversas sobre esse livro, eu quis muito ler ele. Afinal quem nunca leu sobre mulheres que se apaixonam por condenados presos, e ficou se perguntando como isso é possível? Um caso bem famoso e que acompanhei na época é o de Francisco de Assis Pereira, o Maniaco do parque que foi condenado pelo estupro e assassinato de várias mulheres e dentro da cadeia recebeu centenas de cartas de amor e acabou se casando com uma de suas fãs. E como esse, temos muitos casos onde os condenados alegam inocência e as mulheres além de acreditarem, ainda se "apaixonam" pelos presos. Eu não consigo entender o que essas mulheres tem na cabeça.

Por isso me interessei em ler esse livro. Ainda mais que vamos acompanhar a história junto a Sam, a mulher que se apaixonou pelo assassino. Mas será que ele é mesmo culpado do crime pelo qual foi condenado? Essa é a principal questão levantada pela autora e ao longo da história a dúvida permanece e somente nos últimos capítulos que descobrimos se Dennis é inocente ou não das acusações. Eu precisei me segurar para não ler o final antes, porque não estava mais aguentando a agonia de não saber a verdade. E em momento nenhum eu desconfiei do que realmente tinha acontecido. Fiquei o livro todo na dúvida e ora acreditava na inocência dele, ora tinha certeza de que ele era culpado.

Mas uma coisa é certa, respondendo a minha pergunta sobre o que as mulheres que se apaixonam por condenados tem na cabeça, pelo menos no caso da Sam, é que ela tem probleminhas. Desde o começo do livro já dá para perceber que Sam não é muito estável psicologicamente. Do nada ela tem uns ataques de nervo e reage de uma forma meio exagerada a diversas situações, principalmente quando ela tem ciúmes. E também fica claro que aconteceu alguma coisa grave no relacionamento que ela tinha com Mark na Inglaterra. Teve horas que eu fiquei com mais medo dela do que do Dennis.


A história é em terceira pessoa somente no presente, mas temos trechos de um livro, Quando o rio fica vermelho, que foi escrito baseado na história do Dennis, que contam o que aconteceu na época da condenação. E como eu disse antes, o livro me prendeu e não consegui descobrir nada antes das revelações finais. Mas não dei nota máxima porque achei que o final foi meio que na correria e faltou algumas coisas para serem explicadas. E não foi final aberto, faltou explicação mesmo. A impressão que deu foi que a autora decidiu o que era relevante e precisava ser explicado e ignorou o resto. Mas como um todo, o suspense é muito bom e eu recomendo.

Não vou falar dos personagens porque se não vou acabar soltando spoilers. Mas não consegui me ligar em nenhum deles, porque sobre cada um pairava aquela sombra de dúvida, se o personagem era aquilo mesmo, se estava falando a verdade, se era inocente ou não, por isso acabei desconfiando de todo mundo e me recusei a me apegar. Mas por outro lado vou falar de mais uma edição maravilhosa da Faro. A cada livro me surpreendo mais com o capricho e com a qualidade com que eles trabalham. Eu particularmente não gostei muito da capa, mas tenho que reconhecer que a edição está incrível. Enfim, termino essa resenha indicando o livro. Se você, assim como eu, leu resenhas negativas do livro, não tenha medo de ler, a história pode te surpreender como aconteceu comigo.

Nota:









13 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Também acho loucura mulheres que se apaixonam por condenados, mas isso só Freud explica mesmo.
    Eu já vi resenhas bem divergentes desse livro. Pelo menos, por agora, ele não me interessa tanto assim...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil

    Não lembro de ter lido resenhas negativas desse livro. Também me pergunto o que essas mulheres tem.na cabeça e sempre acho que elas têm um parafuso a menos, como vc falou que Sam parece ter. Hahahah
    Fiquei curiosa para saber o final e quero ler apesar da sua pequena ressalva sobre ele.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Silk

    Eu consegui esse livro numa troca no Skoob e estou com receio de ler por causa da enxurrada de resenhas negativas que havia lido, a tua me animou demais, espero também gostar. Acho que talvez por ir já sem expectativa o livro tenha te surpreendido tanto, isso é sempre legal quando acontece.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Esse livro não funcionou para mim. Uma pena, porque eu estava bem otimista.
    Algo que me incomodou nele, foi o fato de sumirem com o vício em medicamentos da personagem no final do livro. Mas confesso que também acho que válida a experiência de leitura, eu também queria entender as mentes de quem se apaixona por um criminoso mesmo sem conhecê-lo pessoalmente.
    E essa capa me incomoda por ser verde. Tinha que ser vermelha. Mas só, de resto a edição está impecável!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil
    Eu lendo a resenha e pensando "que mulher tosca, como ela acredita num assassino gente". Só tendo realmente problemas psicológicos pra tal, eu acho que se gostasse do gênero eu ia passar muita raiva com protagonista desse tipo.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que livro incrível! Deve ter uma história muito boa. Fiquei muito curiosa em saber mais da história!

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Eu também não entendo como uma mulher consegue se apaixonar por um ser que fez tanta maldade para outros seres humanos, ainda mais crimes que atentam contra mulheres. Este livro é bem intenso e foi uma leitura que me deixou bem assustada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?

    Eu gostei muito da escrita da autora, eu que não leio muito suspense fiquei super envolvida na história e questionando demais a protagonista rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
    Belas resenhas rsrs.
    Abraços Alagoas da sorte

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil.
    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro, e fiquei muito curiosa sobre o final, mesmo que não tenha lhe agradado em 100%. Espero ter a oportunidade de ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie, que belíssima resenha. Normalmente esse tipo de romance não chama minha atenção, mas fiquei muitíssimo interessado depois da leitura. Vai para minha lista de futuras compras.
    Lindo seu blog

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a obra, mas AINDA BEM que a sua resenha foi a primeira que li. Sempre tento me manter aberta para todas as tramas, independente de opiniões, mas ler várias críticas negativas acaba mexendo um pouco com os conceitos, infelizmente. Adorei as diversas entrelinhas e as tantas indagações primorosas que pontuou na crítica. Como sempre, impecável!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  13. mt bacana conhecer esse livro pq esse tema é mesmo intrigante, gostei bastante da sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo