29 junho 2019

Resenha | As garotas Madalenas - V.S. Alexander


Livro: As garotas Madalenas
Série: Não
Gênero: Romance Histórico
Autor: V.S. Alexander
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Ano: 2019

Resenha:
Teagan Tiernan, de 16 anos, é sortuda por viver na parte sul de Dublin com seus país. Mesmo não sendo ricos, se comparados ao restante da cidade, eles tem que dar graças aos céus. E é o que eles fazem porque são frequentadores assíduos da Igreja St. Eusebius. Teagan bem que gostaria de fazer outras coisas aos domingos, como sair com seu namorado Cullen, mas sempre acaba obedecendo seus pais. E numa dessas idas a igreja ela conhece o Padre Mark, novo na paróquia, e fica fascinada por ele. O novo padre é bem jovem e muito bonito e também parece estar interessado nela. Mas Teagan logo trata de afastar esses pensamentos impuros da sua mente. O problema é que acontece um mal entendido e seus pais acreditam que ela pecou e acabam levando Teagan à força para o convento das Irmãs da Sagrada Redenção.

Teagan não entende o porque de tudo aquilo estar acontecendo, de sua vida estar sendo virada do avesso, já que nada aconteceu e ela tenta explicar a Madre Superiora que não é uma pecadora, sem nenhum sucesso. A Madre Superiora, Irmã Anne, lhe explica que a partir de agora seu nome é Teresa e ela é uma Madalena e vai trabalhar na lavanderia até lavar todos os seus pecados. Teagan tem que se despir de todos os seus pertences e tem seu cabelo cortado. É então que ela percebe que está em uma prisão e que precisa escapar daquele lugar o mais depressa possível. Mas a dor de perder seu cabelo que ela cuidava com tanto esmero, não é nada perto do que a esperava na lavanderia. Teagan não sabe o que é pior, o trabalho pesado debaixo de tanto calor e umidade ou não poder falar nenhuma palavra com as outras mulheres. 

Nora Craven também tem dezesseis anos e diferente de Teagan, mora na parte pobre de Dublin e não suporta mais a vida que leva, por isso não vê a hora de conseguir deixar aquilo tudo para trás. E quando ela começa a namorar com Pearse, ela vê no garoto a chance de ter uma vida melhor. Mas Nora estava enganada, Pearce é um canalha e acaba colocando ela em uma situação comprometedora e seus pais acabam mandando Nora para o mesmo lugar que Teagan, que reage bem diferente à sua nova vida. Agora com o nome de Monica, Nora faz um escândalo no convento e logo de cara já percebe que a vida que ela tanto reclamava, era maravilhosa perto da que terá agora. E assim que as duas garotas se conhecem, elas fazem um pacto para sair daquele lugar antes que enlouqueçam ou se tornem mortas vivas como as outras Madalenas.

"— Lembrem-se de minhas palavras. Eu amo vocês — disse Irmã Anne antes de lhes dar as costas e desaparecer de vista, com o barulho de seus sapatos ecoando pelo corredor."

Eu amei o livro Um Banquete para Hitler do mesmo autor e estava com as expectativas bem altas para esse livro. E elas foram todas alcançadas. Novamente o autor foi brilhante ao trazer um romance histórico com um pano de fundo dramático e um assunto necessário. Eu confesso que até pegar o livro em mãos, nunca tinha ouvido falar das Lavanderias de Madalena e mais uma vez fiquei horrorizada por ver até onde a pessoa vai e o que ela faz em nome de uma religião. Não quero criticar nenhuma religião aqui, assim como o autor ao trazer o assunto a tona, e sim as pessoas que usam dela para fazerem o que bem entendem.

Hoje em dia não se ouve mais o termo "vai ficar falada", mas eu cresci em uma época onde tudo o que a mulher ia fazer tinha que pensar muito bem a respeito porque se não ficava falada, ou seja, caía em desgraça, tinha seu nome jogado na lama. Mas as consequências pelo menos aqui no Brasil eram somente morais. Já na Irlanda e em vários países pelo que pude ver, essas mulheres além da "fama" eram praticamente renegadas por suas famílias e entregues nas mãos das freiras para serem escravas. Acho que até tinham algumas famílias que não sabiam o que acontecia dentro das Lavanderias, mas uma grande parte sabia sim e não se importavam com o que acontecia desde que eles não fossem prejudicados.

Os castigos físicos são terríveis, mas os psicológicos são bem piores. Elas perdiam literalmente a vontade de viver de tanta pressão psicológica que sofriam. Era basicamente uma lavagem cerebral. E o pior é ver que as pessoas que estavam no poder achavam que estavam certas e que era tudo por amor. E ainda ficavam citando Deus e o céu como se isso fosse justificativa para fazerem o que faziam. Não vou entrar em detalhes porque são cenas bem fortes, mas quem quiser saber mais é só ler o livro, ou pesquisar sobre o assunto. E quero deixar claro que esse livro em específico é uma ficção, mas a história de Teagan e suas amigas foram inspiradas na mais pura realidade.

O livro não tem uma leitura fácil, por isso a gente demora um pouco mais na leitura, mas é uma história linda de amizade e esperança. Não tem como a gente não torcer para que Teagan consiga sair daquele convento. E a cada nova tentativa frustrada, a dor só aumenta e vemos como o ser humano reage as mais diversas situações. Eu sofri junto com as personagens e chorei ao ver mais uma vez como o ser humano pode ser ruim, mas também como ainda existem pessoas boas nesse mundo e que a nossa luta vale a pena. Eu poderia ficar aqui horas falando sobre o livro, mas prefiro que você leia e também sinta toda a emoção que eu senti lendo ele. Quanto a edição, a Gutenberg está de parabéns. Além da capa linda, a diagramação está perfeita e é mais um livro que tenho o prazer de ter na estante.

Nota:










17 comentários:

  1. Esses livros geralmente tem a leitura mais densa, mas legal saber que a narrativa é muito interessante. Fiquei curiosa para conhecer.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem? Eu não li o outro livro do autor, mas acho bacana essa mistura de ficção e com realidade, parece uma obra incrível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi
    que bom que a leitura supriu suas expectativas, mesmo sendo mais dificil de ler, parece ser muito boa a história, gosto quando envolve amizades e também parece ter partes reflexivas.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Eu e minha mãe comentamos muito sobre esse livro. Esse e o 'Um Banquete para Hitler'.
    Não lemos muitas coisas com a temática da Segunda Guerra Mundial, porém nos interessamos e acho que vamos comprar estes.
    Vamos demorar um pouco, como você mesma disse, a leitura não será fácil, mas será interessante.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que livro interessante! Apesar de ter uma leitura difícil, as história parece ser incrível!

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Eu não sabia sobre essas Lavanderias, mas só de ler sua resenha já fiquei bem triste e incomodada com o que aconteceu. Eu sei que não vou ler esta obra, sempre que me deparo com histórias que as pessoas usam religião para mascarar maldade e injustiça eu fico muito nervosa, sinto uma indignação sem fim e no momento não estou em busca de algo que me faça sofrer assim. Ainda assim, acho que é um livro com uma história muito boa, mas eu vou preservar meus emocional. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil.
    Eu li Um Banquete para Hitler e gostei muito da leitura. Tenho certeza que este também deve ser tão bom quanto. Eu nunca tinha ouvido falar nas Lavanderias mas imagino a dor e sofrimento que deve ter sido para as jovens que foram enviadas para lá. Dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,

    Não li nada do autor, mas confesso que pela sua resenha fiquei curiosa com a trama.
    Imagino quantas mulheres sofreram nessa época e quantas ainda sofrem por ai, pois tem alguns países que pegam muito pesado com o quesito da religião.
    Gostei mesmo, vou colocar na lista de leitura do skoob.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Mentira que foi baseado em algo real? Chocada!
    E queria que realmente não existisse mais esse "vai ficar falada". Infelizmente em pleno 2019 e ainda ouço essa frase
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Hey, Sil!
    Não conhecia o autor, mas a sua sinopse me deixou bem curiosa em relação a obra. Parece ser uma trama bem envolvente!
    Beijos, Polly
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha. É tão estranho pensar em como as coisas são ruins aqui, mas em outros lugares é bem pior. Eu adoro essa temática de livro e seria um que eu leria.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil.
    Gostei bastante do tema do livro.
    É no mesmo estilo de O conto da Aia.
    Muitas pessoas usam a religião para cometer crimes terríveis.
    Fiquei curioso pra ler.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha, a capa desse livro está sensacional, não duvido que a história é tão sensacional quanto a apresentação. Já quero conhecer!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Tô doida pra ler esse livro! A história é realmente muito linda, e pela sua resenha, dá pra ver que o livro é muito muito bom e vale a pena ser lido.
    Eu também ouvia falar bastante isso de "vai ficar mal falada" em relação a mulheres, por qualquer atitude que tivesse que fosse contraria as "normas", mas hoje em dia isso tem mudado, ainda que de forma bem lenta.
    Isso de mandar as moças para o convento quando acontecia algo que não agradava suas famílias ou que era considerado pecado, é muito mostrado em alguns romances, novelas e filmes de época, e é algo que me deixa bem comovida, pois me coloco no lugar dessas pessoas, que simplesmente tinham que aceitar seu destino e largar toda sua vida devido a um "erro" ou algo que consideram um erro, que ela cometeu.

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sil!
    Logo que comecei a ler já pensei em perguntar algo que você me respondeu depois.
    Realmente é um livro da mesma autora de Um Banquete pra Hitler, a capa tem bem o estilo.
    Gostei muito da premissa dessa história também, gostaria de ler.

    Bjõ,
    Diego França | www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    Confesso que nunca ouvi falar sobre o livro e a premissa não me atrai muito, mas que bom que foi algo tão envolvente. Não curto muito esse lado mais histórico em livros não. E um dos motivos de nunca ter tido interesse em ler A Menina que Roubava Livros.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Amiga do céu que resenha maravilhosa. Amei e fui mais que convencida a ler se drama histórico.
    Como falei na resenha anterior, evito livros assim mais como vc mesmo citou apesar de ser um enredo de ficção ele é inspirado na realidade (feia e triste), mas importante para evitarmos que aconteça novamente.
    Dica anotada. Beijos e parabens pela resenha.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo