21 junho 2019

Resenha | A Casa dos Pesadelos - Marcos DeBrito


Livro: A Casa dos Pesadelos
Série: Não
Gênero: Terror, Suspense
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Ano: 2018

Resenha:
Tiago é um adolescente de dezesseis anos, fechado e retraído, e que vive praticamente o tempo todo com um fone no ouvido. Mas nem sempre foi assim. Quando tinha seis anos, Tiago um garoto extrovertido e brincalhão, foi visitar sua avó Célia com sua mãe Laura, e as duas consideraram que ele já estava bem grandinho e que já podia ter seu próprio quarto. E desde então Tiago nunca mais foi o mesmo. Bastou algumas noites na casa para Tiago sumir e sua mãe só foi encontrá-lo já na estrada, segundo ele, indo embora para casa e descreveu o horrível monstro que vivia na casa da sua avó.

Tiago passou por anos de terapia e hoje até acredita que o que ele pensa ter visto pode ter sido fruto de sua imaginação. E agora dez anos depois ele aceitou voltar ao lugar onde viveu o maior pesadelo de sua vida, junto com sua mãe e seu irmão mais novo Bruno, que tem os mesmos seis anos que ele tinha quando tudo aconteceu. E na personalidade, Bruno também lembra muito o Tiago de seis anos e quando chegam a casa da avó, é como se Tiago estivesse revivendo o que aconteceu com ele, mas vendo tudo do lado de fora. Bruno também vai ter seu próprio quarto e o medo de Tiago volta com tudo, porque ele teme que seu irmão passe pelo o que ele passou.

E na primeira noite na casa, Laura conta em detalhes tudo o que aconteceu há dez anos e descreve na íntegra o monstro que Tiago só contou em confiança para sua terapeuta, deixando Tiago desconfortável e Bruno apavorado. E o que Tiago temia acaba acontecendo, logo na primeira noite Bruno diz ouvir os passos da assombração. E Tiago consegue reconhecer no rosto do irmão o mesmo pavor que ele sentiu anos atrás. Por isso ele decide que está na hora de descobrir o que está por trás da porta trancada do antigo quarto do seu falecido avô. A mesma porta que ele tentou abrir há dez anos, por acreditar que era ali que vivia o monstro, e foi severamente repreendido por sua avó.


Antes de mais nada quero falar dessa edição maravilhosa da Faro. Eu sempre elogio os livros deles por aqui, mas nesse fiquei besta quando peguei o livro em mãos. A edição está incrível. Desde a capa, a contra guarda, as ilustrações no começo de cada capítulo, e uma coisa que amei, pois é bem diferente e deu todo um charme ao livro, as páginas onde contam o passado do protagonista, são laranjas. Além de dar para diferenciar bem entre o passado e presente, deixou a edição ainda mais bonita.

Eu já tinha lido um livro do autor, O Escravo de Capela, e me surpreendido bastante com a qualidade da escrita dele, e desde então fiquei querendo ler todos os seus livros. Por isso solicitei esse para a editora e apesar de não ter amado totalmente a história, eu achei ela muito boa e com certeza indico para todo mundo que gosta de histórias que são uma mescla de suspense e terror. Meu problema com o livro é aquele mesmo que tenho quase sempre quando digo que gostei bastante mas que não dei nota máxima: final aberto. Quando a gente pensa que o bicho vai pegar, o livro termina. Eu gosto de imaginar possibilidades, mas também gosto de ter tudo explicadinho hehe.

Dos personagens, o Tiago não chegou a me conquistar, mas também não me desagradou. Já o Bruno eu gostei bastante. Agora quem me deixou com raiva foi a Laura. Você sofrer bullying de outras crianças é uma coisa, mas passar por isso dentro de casa com sua própria mãe? Não saber lidar com a situação acontece, mas provocar o próprio filho com algo que aterrorizou ele quando criança, que nojo dessa mãe. E o pior é que ela não aprende com os erros e está prestes a repeti-los com o outro filho.

Como o livro é bem curto  e a história ágil, dá para ser lido em basicamente uma hora. E além de ler, "assistir" os acontecimentos, porque como disse lá na resenha de O Escravo de Capela, o autor também é cineasta e sabe como nos transportar para dentro da história. E conforme vamos lendo, a tensão vai aumentando para saber o que realmente aconteceu no passado, se a tal assombração é real ou se é fruto da imaginação de uma criança. E fui surpreendida com as revelações sobre o assunto. Nunca que imaginei qual era a verdade. E vou parar por aqui para não soltar nenhum spoiler. Mas claro que indico o livro para todos que são curiosos e gostam de uma história bem trabalhada. E com uma edição de arrasar.

Nota: 










14 comentários:

  1. Oi Sil
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas gostei da proposta e fiquei com vontade de conhecer a obra.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito livro desse gênero, mas vou mostrar esse post para a minha amiga porque ela ama!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Eu acho que meu problemas com terror/thriller ultimamente são os finais abertos... eu fico bem bolada quando vejo que a história acabou no melhor.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o autor, mas achei a edição muito bonita!
    Adoro as suas resenhas, porque você tem um poder de persuasão muito forte. Mesmo não sendo o meu gênero literário preferido, adoraria realizar esta leitura.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Esse livro me deixou chocada com o desfecho, eu fiquei muito revoltada com o que de fato era o "pesadelo". Quero conferir outros do autor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Já li muitas resenhas positivas sobre o autor e obra, ainda não peguei pra ler, mas dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Essa será uma das minhas próximas leituras. Confesso que estou um pouco receosa, pois acho o autor um pouco 'macabro' para o meu gosto, porém ele foi tão simpático que fiquei com vontade de conhecer sua escrita.
    Depois te conto o que achei. Tomara que eu leia rapidinho, que nem você!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que gostou, ainda não li nada do autor e legal que a história é ágil o que facilita a leitura, já tinha lido resenhas e não tinha visto nada da edição e pelas fotos da pra perceber que está muito bem feita.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    A edição está linda mesmo, essa última foto me deixou encantada hehe
    Se eu não tivesse visto o nome do autor, ia achar que tinha alguma conexão com o livro do Marcus Barcelos. Fiquei bem curiosa em relação as coisas da casa e os irmãos.
    E certamente vou me irritar com essa mãe.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. A história parece ser incrível!
    Amei a resenha e conhecer um pouco melhor essa obra.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  11. Amei sua resenha, essa edição está incrível mesmo, não conhecia a história e confesso que histórias desse gênero não são minhas favoritas, mas para quem gosta é uma ótima opção!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Que resenha incrível! Não conhecia esse livro, vou procurar saber mais...

    Acessem: https://www.paraisofeminino.com.br/calcados/tenis

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil!
    Dá pra ver que é bem legal a edição msm!
    Eu nunca li nada desse autor! Confesso que essa trama especificamente não me chama muito a atenção, mas ficarei de olho em outras obras dele ;)
    Hahahah, ver um final aberto funcionando direitinho num livro é pra poucos, viu? rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com -> tem SORTEIO DE LIVROS rolando no blog ;)

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo