05 maio 2019

Resenha | O Escravo de Capela - Marcos DeBrito


Livro: O Escravo de Capela
Série: Não
Gênero: Terror
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2017

Sinopse:

Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.

Resenha:
Em O Escravo de Capela vamos conhecer a dura realidade em que viviam os escravos na Fazenda Capela no ano de 1792. A fazenda de cana de açúcar pertence a família Cunha Vasconcelos, que é formada por Antônio Batista da Cunha Vasconcelos, que cuida da fazenda com mãos de ferro, pelo primogênito Antônio Batista Segundo, feitor da fazenda que é a crueldade em pessoa e pelo filho mais novo Inácio, que foi estudar fora e se formou médico e não concorda com o trabalho escravo e vive batendo de frente como irmão, que tem prazer em ver o sangue dos negros sendo derramado. E como todos já conhecem o patrão, tratam de se matar na lavoura para não ter as costas açoitadas por qualquer motivo, nem ter que passar a noite pendurado de cabeça para baixo, com os punhos atados e o corpo nu anavalhado cheio de sal e mel, para serem banquetes para os insetos noturnos. Porque são poucos os escravos que sobrevivem a isso. 


Mas Sabola Citiwala, um negro que acaba de chegar em Capela, não conhece a impiedade do feitor e por ainda não conhecer a língua portuguesa e nem as regras da Fazenda, acaba irritando Antônio ao entoar uma canção em sua língua enquanto trabalha. Sabola é duramente castigado e fica tomado pelo ódio contra Antônio e jura que vai fugir daquele lugar. E sua determinação encontra Akili Akinsanya, um escravo que teve sua chance de fuga há quatorze anos, mas foi pego e teve suas pernas esmigalhadas por Antônio e desde então nunca mais saiu de dentro da senzala. Akili sabe como abrir as fechaduras das correntes e assim Sabola coloca seu plano de fuga em prática no dia do aniversário de sessenta anos de Antônio Batista.

Sabola rouba uma mula para fugir mais rápido, porém é descoberto, a mula é decapitada e Sabola é castigado até a morte. Antônio Segundo não se contenta em apenas matar o escravo fujão, ele corta a pena de Sabola até arrancar o membro do corpo, enquanto seu homem de confiança sufoca Sabola com um saco de pano. Tudo isso na frente dos convidados da festa e dos outros escravos. O corpo é enterrado sem a perna, que é pendurada na porta da fazenda. E os Cunha Vasconcelos pensam ter resolvido o problema, mas então na noite seguinte os peões tem uma noite de arrepiar quando juram terem visto o morto andando e junto com ele uma mula sem cabeça. Ninguém acredita neles, até porque eles estavam bêbados. Mas noite após noite as coisas só pioram e tanto a família Cunha Vasconcelos como seus peões, irão sentir na pele todo o horror que já fizeram os escravos passarem. 

"O defunto do escravo estava de pé sob a ombreira e, como a mula, também ostentava um físico mais agressivo. Antes baixo e malnutrido, o negro agora era corpulento e ameaçador, como uma criatura que acabara de abandonar os tormentos do inferno."

Antes de mais nada quero falar dessa edição. Acho que vocês estão cheios de me ver elogiar os livros da Faro por aqui, mas fazer o que quando a edição te deixa de boca aberta? Desde a capa, a contra guarda, a folha de rosto, a diagramação, o miolo, tudo está um arraso, e remete tanto a história que é só a gente bater o olho e já volta tudo o que senti lendo o livro. Desde que lançou ele lá em 2017, eu fiquei bastante curiosa com a história, já que sou fã de livros de terror, mas acho bem difícil encontrar um do gênero que realmente dê medo. E eu consegui isso nesse livro. E além do terror, também temos muito horror saindo das páginas, já que a história se passa em um período vergonhoso de nossa história.


O livro é uma espécie de releitura que conta com dois personagens do folclore brasileiro, o saci e a mula-sem-cabeça. Eu amei isso, porque não lembro de ter lido nenhum livro com esses personagens, fora aqueles livros infantis que lemos na escola. Gostaria muito que nossos autores nacionais valorizassem mais nossa cultura e usassem essa imensidão de histórias que temos, mas infelizmente isso não acontece. Por isso o autor já começou me ganhando nessa parte. E foi de arrepiar a forma como ele usou dessas figuras para dar o tom da história. Eu estava lendo o livro a noite e confesso que parei e deixei para ler durante o dia porque comecei a lembrar das histórias que meu pai contava e das vezes em que ele jurou que era tudo verdade, das criaturas que ele disse ter encontrado na época em que morava em uma fazenda e me borrei de medo.


Esse foi outro ponto positivo para o autor, que prometeu terror e cumpriu. E para quem não conhece ele ainda, eu não conhecia, o Marcos é cineasta e acho que por isso eu "assisti" a história enquanto lia. Os cenários e as cenas são descritas de uma maneira que transportam a gente para dentro da história e é como se estivéssemos lá enquanto tudo acontece e eu até chegava a ouvir os assobios do saci. #medo. E outra coisa que o autor soube fazer muito bem foi mesclar tudo isso com cenas históricas e cruéis da escravidão. Por isso que falei sobre o horror, porque é de ficar arrepiada que tamanha crueldade tenha acontecido no nosso país. A gente até sabe o que aconteceu, mas lendo uma história como O Escravo de Capela, parece que a coisa toda se torna mais real, mais dolorosa. E o pior é saber que o racismo ainda não acabou até hoje.

Quanto aos personagens, Antônio pai e filho, são dois escrotos para não dizer algo feio. Nem sei quem era o pior, o filho que fazia ou o pai que permitia e até incentivava as agressões. Nem quero falar deles porque infelizmente esse era o retrato dos senhores das fazendas da época. Inácio até que tentava fazer alguma coisa, mas tentava daquele jeito de Pilatos, só para aplacar sua consciência, não porque queria realmente mudar alguma coisa. E porque queria impressionar Damiana, uma mucama da fazenda. E se tiver algo de negativo para falar do livro, seria o romance entre eles. Achei fora de propósito olhando por um angulo, mas se olhar por outro, ele foi fundamental para o desenvolvimento da história e para o ápice do livro.


E falando nisso, o final foi de tirar o chapéu para o autor, porque quando você pensa que terminou, lá vem ele com um desfecho nada provável, e fiquei de cara com as explicações no final. Fechou a história com chave de ouro. Eu poderia falar mais sobre os outros personagens, mas acho interessante cada um ir tirando suas conclusões enquanto vai lendo. Foi o que eu fiz e por isso fui muito surpreendida no final. Por isso é um livro que recomendo sem sombra de dúvida. Se você é fá de terror, precisa ler esse livro. Ele realmente entrega o que promete e entrega de uma forma genial, que me fez querer sair correndo ler outros livros do autor. E é o que farei.

Nota:








13 comentários:

  1. Só agora voltando ao mundo literário ... desse aqui, nunca tinha ouvido falar!

    https://clebereldridge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem? Não tenho muito o costume de ler livros do gênero, mas parece uma obra tão boa! Faro sempre com ótimas edições!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha Sil, ainda não conhecia esse livro e achei incrível ter esses dois personagens do folclore, porque também nunca vi livros fora da escola que eles estivessem presentes. Mesmo não sendo meu gênero favorito, fiquei curiosa para conhecer!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Essa edição realmente parece estar muito bonita. Adorei todos os temas que a narrativa aborda também, muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Realmente essa edição está um arraso! Eu não conhecia o livro, mas fiquei bastante intrigada com a história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil
    Que edição mais linda! Super caprichada, gostei muito.
    Eu não conhecia o livro, mas confesso que depois de ler a sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro, parece ser realmente muito bom.
    Gostei da dica ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Eu tenho vontade de conferir e gostei de saber que dá medo. Estou sentindo falta de um bom terror. Eu li outro do autor e ele me deixou chocada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas mesmo com a temática um pouco mais pesada, achei a premissa da história interessante. Não lembro se algum dia li algo do gênero. Porém, lendo a sua resenha a história me pareceu ao mesmo tempo triste, sombria e necessária.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu tô muito arrastada pra leitura ultimamente, mas terror desse estilo eu acabo confiando só no King e vá lá UHUHASUHASUHASUHASUHASUH bem chata mesmo, mas esse gênero é difícil de me agradar, então vou no conhecido.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Fico imaginando a dificuldade desses escravos, Sil.
    Li um livro do autor e adorei.
    Quero muito ler esse. Que bom que você adorou a leitura.

    Tenha uma ótima noite!
    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    Eu também adoraria ver nossa cultura ser mais valorizada nas obras nacionais. Tô cansada de pegar livro nacional americanizado!
    Fiquei só imaginando você largando o livro de noite por conta das histórias do teu pai. Hahahahahaha
    Eu li muitas resenhas positivas sobre o livro e a sua só veio coroar a minha vontade de lê-lo. E essa edição está um arraso mesmo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii Sil

    Eu adoro as edições da Faro e os livros que eles publicam são, na maioria, maravilhosos. Eu não conhecia esse ainda, mas gostei bastante do que li na resenha, esse tipo de releitura nunca li e fiquei curiosa em conhecer

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Acho a edição uma das mais lindas da Faro. Aquele vermelho na lateral me ganha demais hahaha.
    Pai e filho dois nojentos, eu largava o livro por uns minutos só pra xingar os dois HAHAHA
    Ah, eu tb gostaria e muito de ler mais releituras assim. Estou lendo uma série de uma autora nacional, e é tão legal. Mas ela colocou em outro país, alguns personagens com nomes brasileiros... fico pensando que não faria diferença nenhuma se fosse no Brasil, se escolhesse o estado certo e tals.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo