25 maio 2019

Resenha | O Lado Obscuro - Tarryn Fisher


Livro: O Lado Obscuro
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2019

Sinopse:

Quando a escritora Senna Richards acorda na manhã de seu aniversário, ela não está em seu quarto. Raptada e trancada numa casa em meio a uma tempestade de neve, ela precisa decifrar as pistas ligadas ao seu passado para conseguir fugir.
Forjada pela dor, moldada pelo abandono, Senna se tornou uma mulher que destrói antes de ser destruída...
Apenas uma pessoa conseguiu atravessar suas barreiras e conquistar sua confiança, mas isso aconteceu há muitos anos...
“Isaac era um estranho, mas foi capaz de enxergar minhas feridas mais do que qualquer outra pessoa.”
O cirurgião Isaac encontrou Senna em um momento de caos e vulnerabilidade, depois de um furacão que lançava cinzas sobre suas feridas. Ele a ajudou quando ninguém mais pôde, mas agora, tudo está diferente.
Depois de tanto tempo distantes um do outro, os dois estão presos na mesma cabana, e podem ser consumidos por recordações que esperavam esquecer.
Além do perigo que os cerca, a escassez de comida e água, e os jogos perigosos do raptor, um sentimento antigo começa a despertar, ameaçando romper novamente as defesas de Senna, o que pode ser fatal.

Resenha: 

Esse é um daqueles livros que se a gente falar mais sobre o enredo do que já diz a sinopse, vai acabar tirando o prazer de quem for ler ele, porque o interessante da obra é ir descobrindo aos poucos o que está acontecendo e ir juntando as peças para desvendar esse mistério todo que envolve o sequestro da personagem. E é aos poucos mesmo, porque a autora só vai soltando uma pista ou outra bem devagar e a impressão que dá é de que você lê e nada acontece, até por isso vi algumas pessoas reclamando que a leitura é arrastada.

Mas eu não concordei com isso, porque apesar de dar a impressão de ser lenta, a história é apenas mais pesada e angustiante do que as que estamos acostumados a ler, mas o ritmo de leitura é o mesmo. Pelo menos comigo foi assim, que cada vez que pegava ele para ler lá se iam 50, 60 páginas de uma vez, sem nem ver o tempo passar. E acabei lendo ele em menos de dois dias. Mas o livro continuou comigo tempos depois.


A história começa com Senna acordando no cativeiro, uma cabana isolada no meio da neve com tudo o que ela e Isaac irão precisar para sobreviver durante meses, e logo me lembrei da caixa de formigas. Porque qual é a intenção de alguém sequestrar alguém, colocar ela junto com uma pessoa que foi crucial em seu passado e dar tudo o que eles precisam, só sendo privado de sua liberdade. E ao longos dos dias, semanas e meses que vão se passando, eles vão descobrindo "pistas" deixadas pelos sequestrador que mostram que o sequestro é relacionado com algum acontecimento do passado de Senna.

Então a história se alterna entre o presente, com eles presos na cabana, e no passado quando Senna e Isaac se conheceram, e a cada nova descoberta só faz o livro se tornar mais sombrio e a história de Senna mais dificil. Faz tempo que eu não lia um livro onde eu não sei dizer se gosto ou não do personagem principal. Esse é o segundo livro que leio da autora, mas já li bastante resenhas dos livros dela e já li a própria dizendo que prefere escrever personagens que não sejam tão "mocinhas". Você não sabe se sente empatia por tudo o que ela passou, ou se torce o nariz para as atitudes dela.

Eu queria falar sobre os personagens e sobre a história, mas tudo o que eu penso em escrever aqui acaba sendo um spoiler. Até a palavra que pensei para definir o livro é um spoiler. Esse é aquele tipo de história que quanto mais as escuras a pessoa ler, melhor. Porque acredito que o livro é diferente para cada leitor e cada um vai sentir ele de uma forma distinta.


Até por isso não sei nem como definir o gênero do livro. Comecei achando que era um suspense, mas então no meio as coisas mudaram e terminou com uma lição importantíssima sobre a definição do amor. E até por isso disse que o livro ficou comigo mesmo depois de ter terminado, porque fiquei remoendo a história por horas depois que fechei o livro. Mas como sou a chata de finais mastigados e tudo bem explicadinho, acabei não dando nota máxima para o livro. E aqui meu problema não foi nem o final, porque dessa vez ele foi fechado, mas achei que faltou alguma coisa em relação ao sequestro que não ficou bem explicado. A motivação dele não me convenceu.

Quanto a edição, não posso deixar de elogiar o capricho que a Faro tem com suas publicações. A capa é linda de morrer e tem tudo a ver com a história. A edição está maravilhosa e até com a tradução do título eu concordei, porque convenhamos a tradução literal de Mud Vein, título original, até teria mais referências com a história, mas O Lado Obscuro também diz muito sobre ela e ainda é bem mais agradável na nossa língua. E por fim indico o livro para quem quer fugir do óbvio e passar por uma experiência bem diferente do que estamos acostumados.

"— Você escreveu sobre qual assunto? — perguntei.
— Minha veia ruim.
Senti um calafrio na espinha.
— Escreveu sobre seu lado sombrio? E porque você faria uma coisa dessas?"

Nota: 








14 comentários:

  1. Oi Sil!
    Eu nunca li nada dessa autora mas tenho curiosidade! E essa história parece ser bem intrigante! Sair da zona de conforto de vez em quando é bom.
    Achei bem bonita a edição!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os livros dessa autora(por mais que não me conformei com o final de nunca jamais),e já quero ler esse livro.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eita que com essa capa eu esperaria algo voltado pro suspense mesmo, na vibe de A Garota no Trem e cia. Fiquei surpresa pelo que tu comentou do desenvolvimento pro final.
    Tô beeem distante dessa vibe de leitura no momento, me perdi nas fantasias! UHASUHASUHASUH

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil.
    Também nunca li nada dessa autora, mas também achei a história intrigante, apesar de não ter muitos detalhes, que poderiam dar muitas pistas sobre o final.
    Parece o tipo de livro com uma leitura mais difícil, mas que compensa no fim.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro,mas achei a narrativa interessante.
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Gostei da sinopse e da sua resenha, já fiquei curiosa para saber o que aconteceu, quem sequestrou eles e tudo mais. Com certeza vou ler esse livro, parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi
    fiquei curiosa a sua resenha foi bem misteriosa, a respeito do enredo,
    que bom que gostou da leitura apesar dela se desenvolver aos poucos, com as pistas que vão aparecendo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Eu ainda não tive a oportunidade de ser o thiller da Tarryn lançado anteriormente, mas já coloquei este na lista também, rs.
    Estou curiosa para saber qual a mensagem de amor que a obra passará, pois não esperaria algo assim.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! A autora sempre me surpreende a cada nova obra e eu li este livros as escuras e me deixei levar, o resultado foi muito positivo e eu curti muito. É uma história diferente, que não dá para explicar, só quem lê entende. Boa semana. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil
    Eu vi outra resenha desse livro e me disseram que gostaram bastante, mas fico presa nessa de ser meio suspense. Eu preciso de mais do que isso para me incentivar a ler, senão a leitura não flui. Vou procurar spoilers KKAKAKA
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Adoro quando um livro acaba e a gente continua pensando sobre o que leu, sobre o que a leitura provocou... Pelo título eu jamais imaginaria que as coisas iriam para esse lado.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. Olá Sil,

    Vou iniciar a leitura desse livro agora e depois da sua resenha fiquei bem mais curioso....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, lá no blog quem leu foi a Nat e ela teve uma impressão muito parecida com a sua, difícil de definir o gênero. Já li outro da autora e que foi bem forte no drama, gosto da escrita dela e pretendo conferir esse tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    A edição esta linda mesmo, nao tem comk negar. Infelizmente a sinopse nao me atrai.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo