22 fevereiro 2017

Resenha | Fuga para o Paraíso - Paulo Mateus


Livro: Fuga para o Paraíso
Série: ?
Gênero: Ficção Científica
Autor: Paulo Mateus
Editora: Independente
Páginas: 154
Ano: 2017

Resenha:
Em Fuga para o Paraíso, vemos a Terra em um cenário pós-apocalíptico. Depois de uma grande guerra, a população mundial foi quase exterminada e os recursos naturais ficaram escassos. O planeta como o conhecemos, não é mais o mesmo. Uma atmosfera densa bloqueia a luz do Sol e o ar se tornou irrespirável. Por isso nossa protagonista Cristina, vive juntamente com outros sobreviventes, dentro de uma redoma. E a tecnologia impera dentro dela. Temos drones quase que substituindo os soldados e muitas outras coisas que facilitam a vida dos sobreviventes. Principalmente a vida dos policiais, que usam a tecnologia a seu favor. E esse é o caso de Cristina, que faz parte da força policial.

Mas enquanto dentro da redoma temos muita tecnologia, algumas outras cidades reerguidas após o desastre não tem recursos de nenhum tipo. O povo vive passando necessidades e desejando um mundo melhor. É assim que surge uma nova droga conhecida como Éden. E essa droga faz jus à sua referência, ela leva seu usuário ao paraíso. Esse paraíso é diferente de pessoa para pessoa, só que basta algum minutos respirando a droga, para que a pessoa fique viciada. E quem se abstém da droga, fica muito agressivo. E o pior, ela mata em questão de dias. Por isso é formado um grupo para tentar descobrir tudo sobre essa nova droga, e Cristina é convidada para fazer parte dele. Assim Cristina deixa seu parceiro Ivan.

Seus novos parceiros são Isaac e Angelina, e a primeira missão deles é confirmar sobre um local onde se concentram vários traficantes, a Cidade Velha. O objetivo é descobrir de onde vem a droga que eles vendem por lá. E no caminho, Cristina presencia sua primeira tempestade fora da redoma. E não é só com a tempestade que Cristina fica surpresa. Depois de ver como as coisas funcionam do lado de fora, ela não consegue entender como as pessoas lá fora sobrevivem. Eles chegam a Cidade Velha e descobrem que o local de onde a droga vem, é chamado de Vale do Ouro, e partem para lá. E eles não tem muito tempo para chegar ao local e descobrir o que puderem sobre a droga, porque a situação, já está a beira do caos.

A primeira coisa que me encantou nesse livro foi a capa. Depois a sinopse que achei muito interessante. Eu sou fã de livros de distopia e livros onde acontecem algum desastre com a Terra e vemos um mundo totalmente diferente do que conhecemos hoje. E curiosamente não sou tão fã de livros de ficção científica. Mas esse me prendeu e não vejo a hora de saber mais sobre essa história. Geralmente os livros onde acontece esse tipo de coisa, vemos um futuro devastado e com poucos recursos tecnológicos. mas aqui acontece exatamente o contrário. A tecnologia está muito avançada e existem coisas que hoje só imaginamos e vemos nos filmes do gênero: carros que voam, redoma onde o clima é controlado, robôs e por ai vai.

Não sei se é livro único ou se é trilogia ou série. Espero que não seja livro único, porque esse livro foi como uma introdução nessa história que promete. Afinal são apenas 154 páginas. E vamos acompanhar três cenários distintos na história. Primeiro temos a visão do que está acontecendo com a nossa protagonista Cristina em busca do Éden. Segundo acompanhamos as descobertas de Ivan dentro da cidade. E por fim temos alguns capítulos onde vemos algumas coisas que acontecem com o presidente e seus desmandos. A história é ágil, rápida e gostosa de ler. Os capítulos curtos, facilitam a leitura. 

Mas em contrapartida teve algumas coisas que me incomodaram no livro. A falta de informação foi a maior delas. O nome da cidade onde eles estão por exemplo, pelo menos eu não lembro de ter visto. Por isso espero que tenha uma continuação, para que não fiquem tantas pontas soltas como ficou. Os protagonistas são interessantes e acho que eles tem muito a oferecer. E no final o autor jogou uma bomba nas nossas mãos, que se terminou por ali mesmo, é uma coisa a ser pensada. Mas espero que tenha sim uma continuação. Eu recomendo com certeza para quem é fã de ficção científica e distopias.

Nota:






17 comentários:

  1. Que capa maravilhosa! Adorei a resenha e estou muito curiosa para ler o livro. Só tem e-book? Ou tem o livro físico também?
    Magia é Sonhar | Sorteio Marcadores de Página

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil

    Que bom que você curtiu apesar das ressalvas. A capa do livro é muito interessantes mesmo. O autor entrou em contato comigo, mas infelizmente não pude aceitar, ando muito sem tempo. Espero que tenha mesmo uma continuação, para essas pontas soltas serem melhor trabalhadas.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Ual! Que contexto maluco hahaa! O desenrolar do livro deve ser maravilhoso :D e amei a capa!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    A capa desse livro é linda mesmo.
    Eu sou fã de distopias, mas li tantas que saturei pra uma vida inteira hahhaha
    Que bom que foi uma boa leitura, apesar dos pontos negativos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
    Sorteio Literário de Carnaval

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Que capa maravilhosa, fiquei encantado! Estou ultimamente doido para ler e-books e este parece ser um encanto! Gostei bastante dos seus comentários a respeito, e ah, sou LOKO POR DISTOPIAS, então tenho certeza que a leitura vai valer demais! <3

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  6. Oii Silvana, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, que bom que nos apresentou ele! Adorei e já quero ler, vou procurar por aqui ou tentar encontrar em PDF, é curtinho como você disse e a história me encantou.
    Se eu começar a ler, prometo passar aqui e te contar a minha impressão sobre o livro!
    Beijos,
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Sil =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas pela sua resenha mesmo com suas ressalvas deu para perceber que se trata de uma distopia interessante.

    Quem sabe mais para frente eu acabe dando uma oportunidade a ele.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! eu vi alguns blogs divulgando o livro e a capa e a sinopse parecem ser bem interessantes. Acho que se termina com uma bomba é preciso ter uma continuação rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Tomara que tenha uma continuação para abordar os assuntos que ficaram no ar, afinal se a história é boa precisa ser bem aproveitada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Olá Sil, tudo bem?
    Vi a divulgação desse livro em vários blogs, mas agora, finalmente a resenha...rs.
    Só a capa já me chamou atenção e agora depois da sua resenha, fiquei mais curiosa ainda afinal gosto muito de distopias.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, como vai?
    Não conhecia o livro, mas achei essa capa bem convidativa!
    Abraços
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Sou igual a você. Gosto de distopias, mas não sou tão fã de ficção científica. Uma pena que o livro não dê tantas informações, mas confesso que fiquei com aquela vontade de ler. Até porque parece ser uma leitura bem rapidinha, né?
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Primeira vez que vejo sobre esse livro.. parece interessante e misterioso..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil
    Gostei do enredo e depois que vi que tem na amazon vou correndo lá ver. Gosto de livros curtos, e este parece bom.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    Li em algum lugar uma resenha positiva desse livro, lembro que tinha gostado da premissa, então esperamos que tenha mais livro né?
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Silvana!
    A resenha ficou ótima. Estou aberto para descobertas nacionais, e esse parece ser meu estilo. Fiquei meio inseguro pela falta de detalhes, mas espero que isso não me atrapalhe.

    Abraço!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo