09 agosto 2018

Resenha | La Belle Sauvage - Philip Pullman


Livro: La Belle Sauvage
Série: O Livro das Sombras #1
Gênero: Fantasia
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma
Páginas: 434
Ano: 2017

Resenha:
Nesse primeiro livro da mais nova trilogia de Phillip Pullman que se passa dez anos antes de As Fronteiras do Universo, vamos conhecer Malcolm Polstead, filho do proprietário de A Truta, uma estalagem de pedra que fica na margem do rio Tâmisa cinco quilômetros acima do centro de Oxford. Malcolm tem onze anos e não tem medo do trabalho. Além de ajudar nas tarefas domésticas da taverna ele ainda trabalha como garçom. Mas o que ele gosta mesmo é de brincar com seu daemon Asta na canoa que se chama La Belle Sauvage. E é nessa mesma canoa que ele cruza o rio e vai até a outra margem para ajudar as freiras do convento de Godstow. E constantemente ele leva a irmã Benedicta rio abaixo e é nesses momentos e no tempo que passa com as irmãs que ele aproveita para aprender bastante coisa, já que Malcolm é um garoto que gosta de fazer muitas perguntas.

Ele acredita que não existe lugar melhor para aprender sobre o mundo do que naquela curva de rio. Tanto em A Truta como no convento se hospedam muitas pessoas, as do convento são mais importantes, até uma princesa já se hospedou por lá e cada uma dessas pessoas trás um pouquinho de conhecimento com ela. Mas algumas em vez de contar, querem saber sobre elas, como é o caso de Lorde Nugent, ex-chanceler da Inglaterra e seus acompanhantes. Eles fazem muitas perguntas sobre o convento para Malcolm e quer saber se Malcolm sabe se já teve algum bebê por lá, coisa que Malcolm nunca viu. Alguns dias depois alguns homens do TCD, uma espécie de polícia da igreja vem até a taverna procurando por um dos homens que estavam com Lorde Nugent, mas Malcolm não fala nada do que sabe.

E então o bebê que parece estar no meio dessa confusão aparece no convento. É uma menina e seu nome é Lyra. E só basta alguns instantes na companhia do bebê para que Malcolm caia de amores por ela e fiquei com a certeza de que vai fazer tudo o que está ao seu alcance para protegê-la. E não vai demorar muito para Malcolm mostrar sua devoção por Lyra porque a menina é alvo de uma profecia das feiticeiras e está correndo perigo. Por um acaso Malcolm se vê envolvido em uma conspiração sem saber bem o que está acontecendo e começa a trocar informações com a dra. Relf, uma catedrática. E então quando a coisa aperta, Malcolm precisa fugir com Lyra e nessa empreitada ele vai ter a ajuda de Alice e seu daemon Ben. Alice tem quinze anos e trabalha como lavadora de pratos na estalagem e até então não se dava muito bem com Malcolm.


Eu só assisti o filme A Bussola de Ouro e confesso que pouco me lembro da história. Só me vem a mente a Nicole Kidman e um animal que acho que era um urso polar. Mas quando recebi esse livro da Editora Suma e vi que mesmo o livro se passando no mesmo universo de As Fronteiras do Universo ele dava para ser lido sem ter nenhum conhecimento da história, não hesitei em começar a leitura. E gostei tanto do universo criado pelo autor que assim que apareceu uma boa promoção eu comprei os três livros da outra trilogia. O começo do livro é meio parado já que o livro prometia uma aventura de Malcolm em sua La Belle Sauvage e isso não acontece até pelo menos a metade do livro, mas quando enfim a aventura começa a gente não consegue mais largar o livro. E mesmo o começo sendo mais parado ele é essencial para que os leitores sejam informados do que realmente está acontecendo na história.

Como disse antes, eu não conhecia ainda o mundo criado pelo autor e fiquei fascinada com tudo, mas principalmente com os daemons. Para quem ainda não conhece, os daemons são personificações físicas da alma em forma de animais, que durante a infância muda de forma quando quer, por isso cada hora eles viram um animal diferente, mas na adolescência eles se fixam e passam o resto da vida na forma do animal escolhido. E como nosso protagonista ainda é uma criança, e tem os daemons da Alice que ainda não fixou e o da Lyra que ainda é uma bebê, é uma fofura acompanhar as mudanças de formas deles. Eles mudam conforme o humor ou necessidade do momento, por exemplo quando Malcolm precisou enxergar a noite, Asta se transformou em coruja. E também achei bem legal a parte sobre eles terem um limite de até onde podem ficar longe, e os dois, daemons e humano sofrem muita dor caso estejam muito longe um do outro.

Nesse primeiro livro foi mais uma apresentação mesmo do universo e dos segredos e mistérios que rondam Lyra. No meu entender acho que para quem já leu a trilogia a história foi meio enfadonha até certo ponto. Mas para quem ainda não conhecia como eu, eu amei e dei nota máxima. E preciso ler os outros livros dessa nova trilogia. Só fica a dúvida se leio a trilogia Fronteiras do universo já ou espero para ler depois de ler os outros dois que ainda não foram lançados. Acho que não vou aguentar esperar hehe. Ainda mais que já fui pesquisar e tem vários dos personagens que apareceram aqui que estão na outra trilogia. Eu amei todos eles, desde o pequeno Malcolm até ao vilão da história. E teve uma cena que cortou meu coração. Quanto a capa tem tudo a ver com a história e amei que até dá para ver os pingos de chuva, já que a aventura toda acontece debaixo de uma chuvarada e uma grande enchente. Enfim. É um livro que indico para quem gosta do gênero e para quem é fã ou ainda vai ser do universo criado pelo autor.

Nota:







15 comentários:

  1. Amei conhecer esse livro através da sua resenha, ainda não tinha lido nada sobre. Não é um gênero que costumo ler com frequência, mas fiquei bem curiosa para me aprofundar na história!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história, quero ler!

    http://www.nossomosmoda.com/2018/04/tendencia-woodland-na-colecao-de-outono-clube-dino.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil
    Ainda bem que tu gostou porque já assisti o filme da Bússola de Ouro e até hoje não entendi nada da história. Não sei se sou lerda ou se a informação não entrou na minha mente. Eu não tenho muito interesse em livros assim, não faz meu estilo, mas como temos um personagem de apenas 11 anos, fico mais curiosa para saber como a história se desenrolará.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sil

    Nunca li nada do Pullman, mas tenho curiosidade, Tenho pendente uma série dele, Sally Lockhart e de momento o estilo dessa me chama mais a atenção. Depois de conferir esse da Sally, se eu gostar da escrita do Pullman não descarto conferir também essas outras trilogias escritas por ele.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!

    Eu sei que As Fronteiras do Universo é uma série bastante aclamada por fãs de fantasia, mas nunca me despertou a atenção, até porque não sou a maior fã do mundo de alta fantasia. Fico feliz que o livro tenha te agradado, mas provavelmente não vai entrar na minha lista.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, td bem?
    Me lembro que já tentei assistir o filme A bússola de ouro, mas n curti muito. N sou tão chegada em fantasia. Então acho que não leria o livro, mas a capa está linda e que bom que foi uma ótima leitura pra vc!
    Beijão
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana, taí mais uma série que eu não conhecia. Esse universo da fantasia realmente é muito fora da minha zona literária de preferência, fico até um pouco perdida. Mas que bom que você curtiu e que vai seguir acompanhando a série. Um beijo! :*

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem? Nossa eu AMO A bussola de ouro e fiquei decepcionada com o filme, a série de livros é muito melhor. Faz um tempinho que esse está na minha lista porque o universo criado pelo autor é bom mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Eu amo As Fronteiras do Universo, mas o filme é uma bosta mesmo...
    Eu li esse livro pelo blog da Mi e particularmente esperava bem mais.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Assim como você só assisti ao filme e gostei muito, então imagino que os livros são melhores ainda.
    Bom saber que dá para ler esse livro sem a trilogia.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! Eu também só vi o filme e nunca li a trilogia, então acho que a minha experiência pode ser semelhante a sua e acabar gostando. Eu vi resenhas de quem já havia lido a outra série e acabou não curtindo muito essa, mas foi bom ter outra opinião. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Eu acho a premissa dessa série muito legal, mas confesso que nunca tive vontade de ler, embora seja apaixonado por essa nova edição da suma. Ta linda demais <3
    Eu cheguei a receber esse novo livro do autor dessa série que vem antes, mas nem me animo. Vi algumas resenhas que me desanimaram dizendo que era um pouco parado e que o personagem não é muito atrativo, então, infelizmente, dessa vez eu passo, mesmo que tenha sido uma leitura tão positiva.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Essas capas estão lindas demais. Eu estou lendo A Bússola de Ouro e comecei no meio da madrugada porque estava sem sono, adorei que a escrita dele é bem envolvente. E gostei muito que nesse livro - prólogo ??? - ele parece explorar mais sobre os daemons.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    Eu nunca assisti ao filme, mas quando a editora relançou os livros com as novas capas deu até vontade de ler.
    Sabe o que me chama mais atenção? Os daemons... é uma coisa meio animago, sei lá. Hahahaha
    Que bom que depois de toda a introdução as coisas ficam mais interessantes. Tomara que o ritmo do próximo seja ainda melhor!
    E respondendo sua pergunta sobre o que é ARC, é advanced reading copy: cópia para leitura antecipada. :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    Ainda não li nada do autor, mas sou curiosa por estes livros e até agora só li resenhas positivas. Quero sim ler.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo