19 abril 2017

Resenha | Três Amores - Roberta Martins


Livro: Três Amores
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Roberta Martins
Editora: Jaguatirica
Páginas: 164
Ano: 2016

Sinopse: 
Caruso é um professor preso às lembranças de sua amada e luta por uma sociedade mais justa; Ângela, esposa de Caruso, trabalha como secretária numa escola pública, e vive o presente intensamente; Paty, filha do casal, busca realizar seu desejo de um mundo melhor.
A ligação que existe entre eles é eterna, capaz de juntar todas as diferenças e fazer delas a faísca para a chama do amor. No entanto, é necessário que haja alguma interferência, para que os olhares possam ser renovados, e que a importância do sentimento seja notória.
O suspense, desta história envolvente de amor e superação, acontece através do uso habilidoso de técnicas narrativas alternadas e marcado por fatos históricos atuais.

Resenha:
Em Três Amores vamos conhecer Carlos Augusto Martinelli Junior, ou apenas Caruso como é mais conhecido. Ele é um professor de história que leciona em uma escola publica do ensino médio na periferia de São Paulo. Ele é um idealista que acredita que com suas ideias e ensinamentos ele consegue mudar o mundo. Por isso ele se esforça para ser o melhor professor que pode e sua missão é conscientizar seus alunos da necessidade de aprender a ouvir para então questionar e reivindicar nossos direitos e assim construir uma sociedade mais justa e evoluída.

Mas ele é muito introvertido quando o assunto é mulheres. Por isso que quando conhece Ângela, a secretária da escola onde ele vai lecionar, ele fica mudo e se apaixona por ela a primeira vista. Ângela é o oposto dele. Ela é desinibida, falante e sua voz parece música aos seus ouvidos. E ela é muito vaidosa e gosta de estar sempre muito bem apresentável. E essa diferença entre eles foi o que conquistou Ângela. Ele era tão diferente dos outros, educado, um perfeito cavalheiro e acreditava tanto em direitos iguais, em melhorias na educação e no governo, que estar com ele elevava sua autoestima.

E esse amor entre eles gerou um fruto, Patrícia. Caruso queria que ela se chamasse Leni, em homenagem a Lenin, mas Ângela não quis nem ouvir. E Caruso faz todas as suas vontades. Quando o assunto é a Ângela, Caruso fica cego. E Ângela criou Patty para ser uma cópia dela. Ela era sua menininha, ela não queria dividir Patty com ninguém. Mas nem tudo na vida acontece como queremos e Patrícia puxou ao pai. Ela é forte e decidida e as vezes estuda tanto, que até descuida da sua aparência, o que deixa Ângela chocada. E ainda por cima está estudando jornalismo.

Então quando conhecemos nossos protagonistas, vamos acompanhar a história deles em uma narrativa, ora em primeira pessoa na visão de cada um dos três, e ora por um narrador desconhecido, que só vamos conhecer no final do livro. E a narrativa se alterna entre passado e presente. Vamos acompanhar desde o começo do namoro de Caruso e Ângela, até os dias atuais, mais de vinte anos depois. E temos uma história que mescla ficção com muita realidade. Para os fãs de história e politica, esse é o livro a ser lido. Vamos acompanhar pelos olhos dos personagens desde à queda do muro de Berlim, o movimento dos caras pintadas, as Diretas Já, até o impeachment atual.

Quem me conhece sabe que História sempre foi a matéria que eu mais tive dificuldade na escola. Simplesmente não entrava na minha cabeça e acreditem, eu aprendi muito com esse livro. Acredito que são livros como esse que deveriam entrar na grade escolar, livros onde acompanhamos uma história fictícia mas que insere fatos e acontecimentos reais de uma forma agradável e não "obrigatória". É uma forma muito mais fácil de aprender, principalmente assuntos tão difíceis como politica, que a maioria do povo torce o nariz, mas que é essencial que todos saibam o que está acontecendo no nosso país.

Os personagens poderiam ser alguém que eu você conhecemos. Afinal quem não conhece alguém como o Caruso que deseja mudar o mundo. Ou como a Ângela que é vaidosa e valoriza a beleza, mas não esquece do amor pelo marido e pela filha. Ou então alguém como a Patricia que não aceita as coisas como são e luta pelo o que quer até conseguir. Por isso eu indico esse livro. Por ser um romance com personagens praticamente reais e que nos faz refletir sobre as coisas que nos rodeiam sem ser enfadonho. E tem um pequeno suspense para saber quem é o narrador oculto. Quanto a edição do livro, não posso dizer muita coisa já que li o e-book. mas gostei muito dessa capa.

Obrigada à editora por ter cedido o exemplar para a resenha.

Nota:




17 comentários:

  1. Me pareceu que essa história é daquelas super leves e que você se identifica com personagens ou acontecimentos. Adorei :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ótima resenha, adorei sua escrita e a narrativa do livro, parece ser uma boa obra, apesar de não ter chamado muito minha atenção. A capa é fofa também! Se tiver oportunidade, talvez lerei futuramente :)

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia, mas parece um bom livro. Adorei a capa. Sério que nao conseguia aprender história? Eu sempre amei, nunca tinha jeito para matemática. Gostei de saber que o livro mistura passado e presente e que faz com que o leitor aprenda coisas importantes.
    Passa lá no blog e confere as novidades.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Eu não conhecia o livro, mas pela resenha eu gostei dos personagens. No meu caso História era minha matéria preferida, mais que português. Inclusive fui melhor em história no vestibular do que qualquer outra matéria rsrsrs esse é outro motivo por me interessar pelo livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Ah, já me deixou curiosa para descobrir quem é esse narrador oculto, risos.... Engraçado, história e literatura eram as minhas matérias preferidas na escola, nós tínhamos professoras excelentes nas duas áreas, por isso não tive problemas. Acho que é por isso que gosto tanto de romances históricos também. Por isso esse livro me atraiu, pela capa não daria nada por ele, mas depois da sua opinião, vou anotar a dica com certeza. Gostei da escolha de intercalar presente e passado, isso me deixa nervosa e mais empolgada, risos...Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Eu sempre amei História, mas essa era uma matéria meio desleixada na minha escola. Eu estudei em escola pública, então já viu. A maioria dos acontecimentos contemporâneos são um tanto desconhecidos pra mim então creio que esse livro será uma ótima leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    não conhecia a obra ainda, gostei bastante! Eu gostava de história mas não muito, vim me interessar pela matéria agora no ensino médio ;P. ótima resenha :)
    Abraços,
    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil, tudo bem?
    Não conhecia o livro e fico feliz que tenha gostado. Não faz muito o meu estilo, mas se eu tiver a oportunidade, eu leio.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada pela estória. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!!!

    O livro é bem fininho e dá pra ser lido num fôlego só, né... Mas não me chamou muito atenção a história. Quando acontece isso, enrolo muito pra ler, e leituras agarradas são meio chatas. Mas que bom que curtiu o livro!!! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Sil =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gosto bastante dessas premissas despretensiosas em que conseguimos nos identificar facilmente como os personagens.

    E fato do livro mesclar a ficção com acontecimentos que marcaram nossa história me deixou bem curiosa para saber mais. Já que ao contrário de você, História sempre foi uma das minhas matérias favoritas ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Ooi adorei a resenha. Eu não conhecia o livro, e curti muito a premissa com essa capa maravilhosa !
    beijinhos bom feriado
    https://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante da história, o livro deve ser muito bom. Excelente resenha! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. adorei a resenha

    http://www.nossomosmoda.com/2017/02/colecao-gang-volta-as-aulas-remix.html

    ResponderExcluir
  15. Oi
    parece ser uma ótima história, que bom que gostou. Eu era boa em história e também gosto de livros que mesclam o fictício com o real, uma dica leia a trilogia o século, pois nele tem essa mistura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sil, já gostei do Caruso :) Nem preciso dizer que me identifiquei com ele né? hahahah
    Só não curti esse nome :P Fiquei pensando no vilãozinho lá de Todo Mundo Odeia o Cris hahahha
    Eu sempre gostei de história, mas concordo com você, que o aprendizado da matéria deveria ser de forma diferente. Eu tive um professor que era incrível. Ele contava os fatos históricos, como se estivesse narrando uma história que tinha acontecido com ele, com os amigos dele. Todo mundo aprendia muito fácil e eu nunca esqueci do que aprendi com ele.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo