Em Amazônia - Um caminho para o sonho, conhecemos quatro amigas que saem de Ascurra para aprender um pouco mais sobre a região norte do nosso pais. São elas: A tímida e sonhadora Rafaela, a dorminhoca e engraçada Camila, a meiga e sabia Ana Carolina e a responsável Joana. Elas fazem essa viagem acompanhadas de Daniel, tio de Joana. Rafaela tem o sonho de ser escritora e espera que essa viagem lhe inspire e lhe de ótimas ideias para a o seu livro.
Elas começam a viagem pela grande e populosa Manaus. Daniel que já havia estado ali a sete anos atras, se oferece para ser o guia das meninas e da inicio 'a aula de historia' local. Apos andarem bastante tempo, Rafaela que não estava acostumada com o calor que faz em Manaus, começa a passar mal. Mas não é por isso que ela quase desiste da viagem, e do seu sonho. Ela vem de uma cidade pequena e fica um pouco assustada com o tamanho de Manaus. As idéias para o livro parece que não vem e o pior, ela está atraída por Daniel, e não sabe o que isso significa. Então ela liga para a sua mãe que lhe dá sábios conselhos, e faz com que Rafaela mude de ideia.
"São os sonhos que melhoram e transformam as pessoas e, por consequência, o lugar em que vivem: O mundo!"
Me encantei com o livro assim que peguei ele na mão. O livro é lindo, o tamanho perfeito. Sabe aquele livro que dá gosto de ter na estante? Amazônia, Um caminho para o sonho é assim. Esse livro pode ser lido de duas maneiras: Primeiro como um aula de história e conhecimentos sobre o norte do nosso pais. A autora descreve em detalhes a beleza e a cultura do lugar. Aprendi muita coisa com ele, desde lendas locais a biopirataria. E em segundo lugar, pode ser lido como um estimulo ao sonho de cada um. A todo momento a autora nos incentiva a nunca desistir dos nossos sonhos.
A minha personagem preferida do livro é a Camila. Ela quebrava aquele clima de aula de história e sempre tinha uma piada guardada para divertir as pessoas do livro e os leitores também. Não gostei muito da Rafaela, achei ela um pouco infantil e insegura. Tem um momento do livro que Ana Carolina decide seguir o seu sonho e ela se acha no direito de achar ruim, como se ela tivesse direito ao sonho dela e Ana Carolina não. Achei que o romance dela com o Daniel poderia ter passado das palavras e olhares. Mas essa não era a proposta do livro e o que a autora se propôs a fazer, ela fez e muito bem. Não sei se consegui passar o quanto eu gostei do livro. Na minha opinião deveria estar nas salas de aula. Nota 09/10.
Oi Sil!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro da Marli, e acho maravilhoso quando conhecimentos são inseridos em um livro sem torná-lo cansativo, inserindo também pitadas de humor! Sua resenha só atiçou minha vontade de ler!
Beijos!
Gostei muito da sua resenha,
ResponderExcluirjá havia visto o livro mas não sabia como se passava a estória, achei bem interessante o enredo. Pretendo lê-lo um dia.
http://soubibliofila.blogspot.com.br
Oi Sil, eu não curti a proposta do livro.
ResponderExcluirHistória já não é meu forte, ainda mais do Brasil. Eu adoro a amazonia e valorizo por ser nosso bem precioso >< mas não leria esse livro não. Eu mesmo to querendo no momento leitura despretensiosas, mas concordo com o que você disse sobre ele estar nas salas de aulas. Quando eu tava na escola li os livros que eles falavam, e me gratifiquei, porque foram bons (:
Beijos
descobrindolivros.blogspot.com.br/
Legal eu tenho o livro e espero ler em breve, a estoria parece ótima
ResponderExcluirbjos
Deve ser interessante para mostrar a geografia do lugar, além de ser um romance que parece ser lindo. Eu não sou muito chegada à Amazônia e este é um lugar que não tenho vontade de conhecer, mas a história parece ser linda.
ResponderExcluirBeijos.
Esse livro parece ser muito bom, muitos comentam a criatividade e simplicidade da autora! Fico curiosa pelo ambiente que a trama se passa, mas não muito com os seus personagens kkk amei a resenha!
ResponderExcluirAbraços,
Raquel - Viajando com Livros.
Oi Sil!
ResponderExcluirJá conhecia o livro, mas nunca li já que alguns livros com muita informação histórica se tornam cansativos e eu tinha receio desse também ser assim.
Que bom que vc curtiu a leitura! Gostei bastante da sua resenha e espero poder ter a oportunidade de ler Amazônia em breve!
Beijos
http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/
Gosto bastante de livros que misturam História com algo que nos prende mais a atenção. Dá mais gosto e a sensação de ter aprendido algo durante a leitura é ótima.
ResponderExcluirBeijo,
Nic
Oi Sil, fiquei encantada com suas palavras e por conhecer um pouco da sua experiência de leitora. Adorei que ao final vc tenha gostado muito do livro e captado a essência dele.
ResponderExcluirEstou escrevendo a continuação e cuidando de todos os personagens com muito amor e carinho hehehe
Obrigada por sua resenha.
Beijinhos no coração.
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
Quando o assunto é romance sempre queremos que seja algo real, palpável e concreto. Não tem jeito! rsrs
ResponderExcluirAdorei sua resenha, acho que a partir dela pude ter uma noção desse livro mais ampla, eu achei que ele era estritamente histórico, e ah, feliz com a Marli Carmen, pois sou do Norte.
beijos.
clicandolivros.blogspot.com.br
Nossa... Nunca tinha ouvido falar nesse livro! o.o
ResponderExcluirBlog: www.kaahmenezes.com
Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1
Já ouvi falar muito bem a respeito desse livro, mas a capa e o titulo não me chamaram muito a atenção, se surgir uma oportunidade não vou perde-la ^^
ResponderExcluirBeijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br
Faz muito tempo que eu quero ler esse livro. Ele me parece tão bom, e a autora é um amor de pessoa! Logo irei compra-lo!
ResponderExcluirGostei muito dá sua resenha, sua opinião ficou bem clara!
Beijos,
Yasmim
deitadosnagrama.blogspot.com.br
Não vejo a hora de ler Amazônia. Essa história com certeza me cativará!
ResponderExcluirQuero ler logooooooooooo kkkkkk
Ótima resenha.
Beijo
Amei a resenha, nunca tinha ouvido falar do livro. Fiquei louca de curiosidade para lê-lo. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Não conhecia o livro, mas achei a história cativante pelo que você relatou na sua resenha. Infelizmente, conheço pouco sobre a região do norte e o pouco que conheço é sobre o Pará, estado aliás, que eu sou louca para conhecer. Espero um dia poder ler esse livro, pois pelo que notei ele mescla muito bem ficção e realidade.
ResponderExcluirBeijos!
Isabelle
--
www.blogmundodoslivros.com
Um livro muito interessante pra quem quer saber mais sobre a Amazonia sem se cansar lendo um livro especifico.
ResponderExcluirotima resenha,beijo
http://melanciapink.blogspot.com.br/
oi como vç vai....
ResponderExcluir