28 março 2013

Resenha | Amazônia - Um caminho para o sonho - M. C. Jachnkee

Sinopse: Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.

Em Amazônia - Um caminho para o sonho, conhecemos quatro amigas que saem de Ascurra para aprender um pouco mais sobre a região norte do nosso pais. São elas: A tímida e sonhadora Rafaela, a dorminhoca e engraçada Camila, a meiga e sabia Ana Carolina e a responsável Joana. Elas fazem essa viagem acompanhadas de Daniel, tio de Joana. Rafaela tem o sonho de ser escritora e espera que essa viagem lhe inspire e lhe de ótimas ideias para a o seu livro.

Elas começam a viagem pela grande e populosa Manaus. Daniel que já havia estado ali a sete anos atras, se  oferece para ser o guia das meninas e da inicio 'a aula de historia' local. Apos andarem bastante tempo, Rafaela que não estava acostumada com o calor que faz em Manaus, começa a passar mal. Mas não é por isso que ela quase desiste da viagem, e do seu sonho. Ela vem de uma cidade pequena e fica um pouco assustada com o tamanho de Manaus. As idéias para o livro parece que não vem e o pior, ela está atraída por Daniel, e não sabe o que isso significa. Então ela liga para a sua mãe que lhe dá sábios conselhos, e faz com que Rafaela mude de ideia.

"São os sonhos que melhoram e transformam as pessoas e, por consequência, o lugar em que vivem: O mundo!"

Me encantei com o livro assim que peguei ele na mão. O livro é lindo, o tamanho perfeito. Sabe aquele livro que dá gosto de ter na estante? Amazônia, Um caminho para o sonho é assim. Esse livro pode ser lido de duas maneiras: Primeiro como um aula de história e conhecimentos sobre o norte do nosso pais. A autora descreve em detalhes a beleza e a cultura do lugar. Aprendi muita coisa com ele, desde lendas locais a biopirataria. E em segundo lugar, pode ser lido como um estimulo ao sonho de cada um. A todo momento a autora nos incentiva a nunca desistir dos nossos sonhos.

A minha personagem preferida do livro é a Camila. Ela quebrava aquele clima de aula de história e sempre tinha uma piada guardada para divertir as pessoas do livro e os leitores também. Não gostei muito da Rafaela, achei ela um pouco infantil e insegura. Tem um momento do livro que Ana Carolina decide seguir o seu sonho e ela se acha no direito de achar ruim, como se ela tivesse direito ao sonho dela e Ana Carolina não. Achei que o romance dela com o Daniel poderia ter passado das palavras e olhares. Mas essa não era a proposta do livro e o que a autora se propôs a fazer, ela fez e muito bem. Não sei se consegui passar o quanto eu gostei do livro. Na minha opinião deveria estar nas salas de aula. Nota 09/10.







18 comentários:

  1. Oi Sil!

    Tenho muita vontade de ler esse livro da Marli, e acho maravilhoso quando conhecimentos são inseridos em um livro sem torná-lo cansativo, inserindo também pitadas de humor! Sua resenha só atiçou minha vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha,
    já havia visto o livro mas não sabia como se passava a estória, achei bem interessante o enredo. Pretendo lê-lo um dia.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, eu não curti a proposta do livro.
    História já não é meu forte, ainda mais do Brasil. Eu adoro a amazonia e valorizo por ser nosso bem precioso >< mas não leria esse livro não. Eu mesmo to querendo no momento leitura despretensiosas, mas concordo com o que você disse sobre ele estar nas salas de aulas. Quando eu tava na escola li os livros que eles falavam, e me gratifiquei, porque foram bons (:
    Beijos
    descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Legal eu tenho o livro e espero ler em breve, a estoria parece ótima

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Deve ser interessante para mostrar a geografia do lugar, além de ser um romance que parece ser lindo. Eu não sou muito chegada à Amazônia e este é um lugar que não tenho vontade de conhecer, mas a história parece ser linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito bom, muitos comentam a criatividade e simplicidade da autora! Fico curiosa pelo ambiente que a trama se passa, mas não muito com os seus personagens kkk amei a resenha!

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Já conhecia o livro, mas nunca li já que alguns livros com muita informação histórica se tornam cansativos e eu tinha receio desse também ser assim.
    Que bom que vc curtiu a leitura! Gostei bastante da sua resenha e espero poder ter a oportunidade de ler Amazônia em breve!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gosto bastante de livros que misturam História com algo que nos prende mais a atenção. Dá mais gosto e a sensação de ter aprendido algo durante a leitura é ótima.
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, fiquei encantada com suas palavras e por conhecer um pouco da sua experiência de leitora. Adorei que ao final vc tenha gostado muito do livro e captado a essência dele.
    Estou escrevendo a continuação e cuidando de todos os personagens com muito amor e carinho hehehe
    Obrigada por sua resenha.
    Beijinhos no coração.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quando o assunto é romance sempre queremos que seja algo real, palpável e concreto. Não tem jeito! rsrs
    Adorei sua resenha, acho que a partir dela pude ter uma noção desse livro mais ampla, eu achei que ele era estritamente histórico, e ah, feliz com a Marli Carmen, pois sou do Norte.
    beijos.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa... Nunca tinha ouvido falar nesse livro! o.o

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito bem a respeito desse livro, mas a capa e o titulo não me chamaram muito a atenção, se surgir uma oportunidade não vou perde-la ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Faz muito tempo que eu quero ler esse livro. Ele me parece tão bom, e a autora é um amor de pessoa! Logo irei compra-lo!
    Gostei muito dá sua resenha, sua opinião ficou bem clara!
    Beijos,
    Yasmim
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não vejo a hora de ler Amazônia. Essa história com certeza me cativará!
    Quero ler logooooooooooo kkkkkk
    Ótima resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha, nunca tinha ouvido falar do livro. Fiquei louca de curiosidade para lê-lo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas achei a história cativante pelo que você relatou na sua resenha. Infelizmente, conheço pouco sobre a região do norte e o pouco que conheço é sobre o Pará, estado aliás, que eu sou louca para conhecer. Espero um dia poder ler esse livro, pois pelo que notei ele mescla muito bem ficção e realidade.

    Beijos!

    Isabelle
    --
    www.blogmundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  17. Um livro muito interessante pra quem quer saber mais sobre a Amazonia sem se cansar lendo um livro especifico.
    otima resenha,beijo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo