08 fevereiro 2017

Resenha | A Cabana - William P. Young


Livro: A cabana
Série: Não
Gênero: Romance, Religião e Espiritualidade
Autor: William P. Young
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Ano: 2008

Resenha:

O que dizer de um livro que te desidratou. Não uma, mas duas vezes. Eu li esse livro quando lançou lá em 2008, quando o Prefácio nem existia ainda, e li por causa da polêmica que estava em torno dele, e o que me fez amar a história foi exatamente isso. O autor usou uma mulher negra e gorda para representar Deus, um homem do Oriente Médio para representar Jesus e uma mulher asiática para representar o Espírito Santo. E onde todos viram heresias e outras coisas, eu enxerguei a Trindade representada em sua melhor forma, aquela por qual o verdadeiro Deus deveria ser reconhecido: o amor. Curiosamente A Cabana está no top 10 de livros abandonados do skoob e está no meu top 10 de livros que mais me emocionaram.

"Se você odiar essa história, desculpe, ela não foi escrita para você."

A Cabana para quem ainda não conhece. conta a história de Mackenzie Allen Phillips um homem que cresceu longe de sua família, já que aos 13 anos, cansado de ver o pai beber e bater em sua mãe e depois pedir perdão a Deus, acabou se confessando com um líder da igreja e quando seu pai descobriu, deixou ele amarrado por dois dias no carvalho nos fundos da casa, enquanto batia nele com um cinto e citava versículos bíblicos. Quando conseguiu ficar em pé, Mack foi embora. Por isso o assunto pai é um que sempre que mencionado deixa Mack sem nenhuma expressão no rosto. Tanto seu pai terreno como o celestial. que ele acredita ser um ser mal-humorado, distante e altivo. Isso até tudo aquilo acontecer. Depois disso Mack fala de Deus com um conhecimento profundo e quem conversa com ele, nem que seja por alguns instantes, sai de lá como se tivesse tido a melhor conversa de sua vida.

O que mudou tanto Mack, foi a tragédia que aconteceu com sua filha Missy. Em uma viagem de férias. Missy é sequestrada e depois de muitas buscas eles encontram apenas seu vestido encharcado de sangue em uma cabana abandonada. É então que a Grande Tristeza vira a companhia constante de Mack. Até o dia em que Mack encontra um bilhete na caixa de correio, convidando ele para um final de semana na mesma cabana que a roupa de sua filha foi encontrada e assinado "papai". Papai é a forma como Nan, a esposa de Mack, se refere a Deus. Certo de que é uma brincadeira maldosa, afinal como Deus vai lhe mandar um bilhete, Mack decide esquecer o que aconteceu. Mas ele não consegue e acaba indo parar na cabana que está bem diferente de quatro anos atrás, quando ocorreu a tragédia com sua filha. E as surpresas estão só no começo, porque esse fim de semana na cabana, vai mudar sua vida.

"Submissão não tem a ver com autoridade e não é obediência. Tem a ver com relacionamentos de amor e respeito."

Esse livro não é para todo mundo. Se você espera encontrar um livro de suspense, policial ou até mesmo um thriller, como eu mesmo pensei na primeira vez que o li, dado a situação, você está enganado. Apesar do que aconteceu com Missy ser a base e o pontapé inicial do livro, a história não gira em torno do sequestro e nem nada disso. A história vai falar do depois da tragédia e é basicamente um processo de cura no nosso protagonista. Então já indico o livro para quem acredita em Deus, e já adianto, você vai vê-lo de uma outra forma depois que ler esse livro. Basicamente todo mundo pensa em Deus como o cara lá em cima que tem todo o poder e que quem não fazer o que ele quer, vai sofrer. E esse livro vai mostrar Deus de uma forma totalmente diferente, vamos aprender o que significa quando falamos que Deus é amor.

"A religião usa a lei para ganhar força e controlar as pessoas de que precisa para sobreviver. Eu, ao contrario, dou a capacidade de reagir e sua reação é estar livre para amar e servir em todas as situações."

Uma das questões abordadas pelo autor é aquela pergunta que todo mundo faz quando acontece as tragédias: porque Deus deixou isso acontecer? O autor tenta explicar com suas palavras e personagens totalmente fora do estereótipo, essa questão. Nós temos na nossa mente uma imagem pré-concebida de Deus e quem disse que o que acreditamos é o correto? Por isso adorei quando o autor pisou na ferida de muita gente ao representar Deus, primeiro como uma mulher, segundo ela é negra e terceiro, ela é gorda. Assim como Mack que tinha seus preconceitos, se fosse eu ou você no lugar dele, a representação poderia ser outra. E enquanto lê o livro, fatalmente você vai se colocar no lugar dele.

Como disse anteriormente, da primeira vez que li, chorei muito, porque é como se as palavras de papai fosse diretamente ao meu coração, e agora relendo, consegui chorar ainda mais, porque ao ler essas mesmas palavras, foi como se estivesse lendo elas pela primeira vez e já me decidi que é um livro que vou reler sempre. É tão bom, mesmo a gente já sabendo, mas ver ali reafirmado o amor de Deus, o quanto Jesus quer ser nosso amigo, basta darmos espaço a Ele. A história é basicamente um processo de aproximação de Deus, de cura e de perdão. Por isso eu indico o livro para quem gosta de livros assim. A minha edição é a antiga, mas esse mês a Arqueiro lançou uma outra edição com a capa do filme que vem com um adicional bem interessante. E claro que vou conferir o filme, mesmo achando que não vai passar a mesma emoção do livro.

"—Então qual de vocês é Deus?
— Eu — responderam os três em uníssono. Mack olhou de um para o outro e, mesmo sem entender nada, de algum modo acreditou."


Nota:





23 comentários:

  1. Oi, Sil.
    "A Cabana" é um dos meus livros favoritos e tenho muito carinho pela obra. Várias passagens do livro me marcaram bastante e é gostoso perceber o amor incondicional que Deus tem por nós. Um Deus que não te julga, só te ama.
    Adorei a resenha.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil. Tudo bem?
    Amo tanto esse livro. Chorei bastante quando li, agora que vai sair o filme quero muito reler e me emocionar novamente.
    Amei sua resenha.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Eu confesso que nunca tive muita vontade de ler o livro, mas vi algumas imagens do filme e fiquei curiosa, agora depois dessa resenha mais ainda. Gosto de histórias impactantes, de lições que mudam nossas vidas! Vou conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Eu li isso livro há uns oito anos e achei bem interessante como o autor conseguiu unir a estória com as lições religiosas.
    Não sabia que estava para sair uma adaptação do livro.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. já tem tanto tempo que li esse livro, e adorei relembrar algumas partes. ansiosa com o filme, tomara que seja bom. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Eu já tive esse livro em mãos, mas não li. Não sei porque, mas algo nele não chama minha atenção, e não é como a Satíssima Trindade é abordada, é outra coisa que eu nem sei o que é! Quando minha amiga me emprestou eu ficava olhando pra ele, ele ficava olhando pra mim, mas não pintava a vontade de ler!
    Que legal que você se emocionou tanto assim. Espero que o filme passe pelo menos um pouquinho da essência do livro e que vc curta ele!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Eu li A Cabana há um tempo e me destruiu completamente. O livro é maravilhoso e me fez chorar muito, mas eu não tenho coragem de ler de novo. haha
    Mas eu sempre indico, porque eu achei sensacional. Não entendo como pode ser um dos mais abandonados. :/
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Ah, realmente dá pra notar que não é uma leitura para todo mundo, só ver pelas resenhas lá no Skoob cof cof haha
    Eu tenho muita curiosidade em relação a esse livro, e espero ter uma ediçãozinha para ler sempre, adorei a forma que ele fala com o leitor. Adoro pegar coisas assim pra reler, quando estou em dias ruins. Ansiosa para o filme e amei que a Octavia será Deus ♥

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nossa li este livro faz tanto tempo que não lembrava de tantos detalhes.
    Adorei a resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Eu li esse livro logo quando lançou e na época eu gostei bastante. Não sei se leria hoje em dia. Nem é por causa das representações - já que Jesus é desse jeito mesmo visto a área em que nasceu - mas por conta do assunto abordado, que não faz muito meu estilo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.
    Estranho mas esse livro realmente nunca despertou meu interesse nem mesmo agora com a estreia do filme rs.
    Mas que bom que você gosta.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  12. Tá aí uma leitura que todo mundo fala e eu nunca li... gostei da representação de Deus :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil.
    Não sabia dessa adaptação.
    Sou evangélica e tenho muito interesse em ler esse livro, saber a ligação com as lições religiosas.
    Fiquei bem interessada em ler. Adaptação nunca é a mesma coisa, realmente.

    revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Todas as opiniões voltadas para esse livro falam que ele é extremamente emocionante. Quero muitooo ler, mas agora vou esperar um pouquinho enquanto a onda do lançamento do filme passa.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro bem forte, já tinha ouvido muito falar sobre ele, mas nunca parei pra pesquisar sobre.
    Amei a sua resenha!

    bjbj

    http://www.depoisdesonhar.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu amo esse livro, um dos melhores para mim.
    Beijinhoos. ❤
    Amor de Lua Azul
    Instagram - Google + - Twitter

    ResponderExcluir
  17. Oie Sil =)

    Li A Cabana é muito tempo, acho que já faz uns cinco ou seis anos. Porém, mesmo que a história seja super bonita e até comovente, definitivamente livros de autoajuda não funcionam comigo.

    Chegou um ponto que comecei a achar tudo muito fantasioso e forçado. Mas fico feliz que você tenha gostado a história =D

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil! Eu não abandonei, mas não foi um livro que curti. Que bom que para você foi uma leitura excelente. Agora vamos ver se o filme será fiel, não é?

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Oi Silvana,

    Esse livro não é mesmo para todo mundo. Eu li já tem uns 8 anos, mas lembro que eu fiquei encantada com o enredo e as reflexões que ele propõe. Tô louca para ver o filme e quero ver se releio antes da estreia.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Amo o livro!
    Chorei em "posição fetal" quando terminei...
    Já me imagino vendo o filme!
    Mensagens fortes e verdadeiras. Algumas ficam marcadas.
    Bjs!
    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
  21. Olá! Que delícia ler sua resenha! Pensei do mesmo jeito que vc quando li em 2008 tbm! O que a história quer passar é o amor verdadeiro, não importa a forma como ele vem, mas o que nos mostra é lindo! Chorei horrores tbm! Me deu uma vontade de reler agora! Ainda tenho ele guardadinho aqui, estou precisando de uma história assim novamente.
    Estou doida para assistir o filme, espero que seja tão delicado quanto o livro foi!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Confesso que li esse livro mas não gostei, nem sei explicar porque. Mas é uma historia triste que comove e deixa o leitor pensando sobre os acontecimentos, mas sei lá pra mim parece que faltou algo não me cativou.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo