15 novembro 2016

Musica, Ativismo e Nina Simone


Estamos todos os dias sendo bombardeados com palavras que dificilmente ouvíamos, empoderamento e feminismo são algumas delas. E claro com essas palavras nos são apresentadas algumas pessoas que fizeram historia e diferença por onde passou. No qual deixou um legado e a admiração de muitos.

Hoje quero vos falar sobre Nina Simone. Por mais que você não a conheça pelo nome, com certeza já viu fotos dela por aí ou até mesmo suas musicas. Confesso que eu também não a conhecia antes, somente via que suas fotos estavam ligadas a causas ativistas... Porem graças a Sta. Netflix pude conhecer um pouco e vim compartilhar com vocês.

Vamos iniciar pela musica... Gente, essa mulher era de personalidade forte porem fantástica! uma voz marcante, compositora e pianista de primeira linha.



Eunice Kathleen Waymon nasceu em 21/02/1933 -  Nina aprendeu a tocar piano aos 3 anos de idade e tocava na igreja na qual sua mãe era ministra. Ganhou uma bolsa de estudos do patrão da mãe para que pudesse investir no seu talento. Aos 20 anos começou a tocar blues e para que seus pais não descobrissem, adotou o nome de Nina Simone. Ela não era uma mulher muito menos uma cantora que passou desapercebida. Porem, ela cantava e tocava para levantar fundos para seus estudos. Seu sonho era ser a maior pianista negra. 



Nina casou-se aos 28 anos com um detetive da policia, que deixou a profissão e se tornou seu empresario, que no caso alavancou sua carreira e negócios. 
Sabemos sobre a segregação racial que existiu durante décadas nos EUA. E de nomes como Martin Luther King que lutou de forma pacifica contra toda e qual discriminação racial. Aqui entra nossa ativista, em seus álbuns é possível ouvir muitas musicas relacionadas a causa. Portanto, Nina defendia a causa de forma mais violenta e acreditava na separação do estado. Participou de muitos movimentos históricos. E durante o enterro de King, foi ela quem cantou. Toda essa luta, prejudicou sua carreira, diminuindo as apresentações o que gerava ainda mais brigas familiares. Mulher de fibra! enquanto muitos de calavam por medo de represarias, ela se colocava a frente e lutou pelo seu ideal, cansada de ver seu povo ser morto todos os dias, pela simples diferença do tom de pele.


Um tempo depois Nina largou tudo e saiu dos EUA  e não voltou mais e foi viver de forma livre, como ela diz ... foram os melhores anos de sua vida. Porem, ao encontrarem estava aos farrapos... e foi diagnosticada com trastorno bipolar. Retornou a canta, gravou alguns discos e ganhou novamente os holofotes. 
Morreu em 2003 apos lutar um período contra um câncer de mama.
...

Procurei ser breve na descrição dessa grande mulher, não por preguiça, mas sim porque gostaria que você pare um tempinho para assistir o documentário What Happened , Miss Simone? É bacana ver entrevistas e apresentações dela, relatos de sua filha e ex-marido. É gratificante ver que em uma época que mulher não tinha espaço, Nina veio e mostrou a diferença. Em um país que o racismo era gritante e agressivo, ela foi lá e deu a cara a tapa.

Da esquerda para a direita - anos de 2000, 1988 e 1997 apresentações no Brasil.


Hoje tem muito ainda a ser alcançado para que todos sejam tratados como iguais independente do sexo ou cor de pele. Mas é através de pessoas como a Nina, que mesmo lutando de forma mais agressiva; muita coisa foi conquistada.


Essa breve apresentação de Nina Simone é para apresentar uma mulher negra, talentosa, linda, guerreira... que não deixou as diferenças separar seus sonhos e lutou por eles. Merece nossos aplausos sempre. Falhou sim! como qualquer outro ser humano, porem foi a luta e ganhou o titulo de melhor pianista de jazz, lembrando que ela treinava todos os dias durante 4 a 6 horas. 




Espero que tenham gostado a breve apresentação de Nina,
 e se você já conhecia ou é fã, conte aqui para gente.

Beijos e até breve!


15 comentários:

  1. Oi Olivia!
    Ótima dica!
    Sei muito pouco sobre Nina Simone, mas não tenho dúvidas de que sua história e trajetória são admiráveis. Vou procurar conferir o documentário.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Olivia.
    Não conhecia Nina Simone e confesso que gostei de conhecer um pouco da sua história.
    Essas pessoas que lutam contra o preconceito e o racismo sempre vão ter a minha admiração.
    E além disso era uma pessoa muito talentosa com o piano e o microfone.
    Bela postagem
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  3. Gente que maravilha de história e pessoa. Não conhecia essa mulher divina. Muito bom encontrar figuras importantes como esta. Treinava muito e isso junto com talento fez dela uma das grandes. É assim... quando queremos algo é preciso ir de grão em grão e não desistir nunca.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Nina Simone é uma Diva, uma mulher forte! Conheci ela através das paginas engajadas com lutas feministas que sigo no face e me apaixonei! A voz dela e suas canções são inspiradoras!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Olivia!
    Que post maravilhoso! <3
    Eu sou apaixonada por essa mulher. Que voz. Que força. Nossa!
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi, Olivia

    Eu conheci a Nina quando comecei a assistir realities musicais gringos. Os candidatos sempre cantam músicas dela, uma mais linda que a outra. Não sabia muito sobre sua trajetória, foi interessante conhecer um pouco sobre a pessoa que ela foi. Infelizmente morreu devido a essa doença infeliz. :/

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Olivia!
    Eu curto algumas músicas da Miss Simone e já salvei o documentário dela para assistir na Netflix.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi, Olívia. Tudo bem?
    Eu não conhecia a Nina, que vergonha :(
    Mas amei conhecer e com certeza vou dar uma olhada nesse documentário.
    Mulher, negra e ativista? Claro que preciso conhecer.
    E sabe que infelizmente às vezes, tem coisas que só conseguimos de forma mais agressiva. É uma pena. E olha, acho que quase tudo podemos resolver apenas no diálogo, mas acredito que existam lutas que precisamos lutar mesmo, literalmente falando :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Excelente dica! Ainda não assisti, mas já fiquei com vontade. É realmente lindo conhecer a história desses grandes exemplos de luta pela igualdade! Principalmente numa sociedade que até hoje é conhecida pelo racismo. Mulher negra feminista! E ainda com uma voz dessas! ❤ que orgulho!

    ResponderExcluir
  10. Uauuu que historia incrivel
    Ainda n ela
    Amei o post
    Bjinhos
    Seguindo seu blog ja,amei
    naosouapenaslouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,tudo bom? Eu não conhecia a Nina O.o Mas adorei conhecer um pouquinho da história dela, com certeza eu vou assistir o documentário quando eu tiver um tempinho ^^ Adorie o post *_*

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Oli! Tudo bem?
    Adorei seu texto! Amo ver personalidades fortes femininas e a Nina foi um baita exemplo de perseverança! Guerreira, não é? Beijos,

    Lu - www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Que linda, e que história! Eu não conhecia, e adorei conhecer mais sobre ela e esse trabalho magnífico que ela tem, esse talento com música :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Olivia, sua linda, tudo bem?
    Fiquei triste com a forma como ela foi encontrada, não deve ter sido fácil para ela essa parte da vida, mesmo que ela tenha dito que viveu feliz. O correto seria po der viver feliz em sua terra natal. Não conhecia sobre a vida dela, gostei muito do seu post, traga mais!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Olivia.
    Não a conhecia, mas a voz dela é realmente bela e marcante. O principal: sua luta não foi esquecida.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo