07 novembro 2016

Resenha | A Passagem - Justin Cronin

Livro: A Passagem
Série: A Passagem #1
Gênero: Terror, Ficção Científica
Autor: Justin Cronin
Editora: Arqueiro
Paginas: 816
Ano: 2013

Resenha: 
Uma equipe de bioquímicos liderada pelo Dr. Jonas Lear, professor na universidade de Harvard, encontra-se no meio das selvas da Bolívia em uma expedição científica civil quando um esquadrão das Forças Especiais chegam até eles querendo saber quem é o cara dos vampiros e começam a acompanhar a expedição. Dias depois com a equipe quase toda morta depois de um ataque de morcegos, eles chegam ao seu objetivo e Jonas finalmente descobre o motivo dos soldados estarem ali.

Já nos Estados Unidos, temos o agente do FBI Brad Wolgast percorrendo o país recrutando condenados a morte. Seu trabalho é convencer os condenados a participarem do Projeto Noé, em troca de terem suas penas mudadas para prisão perpétua. Os condenados serão cobaias em um experimento militar. A dez anos atrás, algo parecido com o hantavirus infectou quatro americanos em uma viagem a La Paz e o que ninguém conseguiu explicar foi que os quatro eram pacientes terminais e depois de terem sido infectados, foram milagrosamente curados do câncer. O Projeto prevê a cura de todas as doenças e quem sabe a imortalidade.

Wolgast já recrutou 12 homens até o momento e quando recebe o envelope com sua próxima parada, ele descobre que dessa vez não vai atrás de um condenado e sim de uma garotinha. A menina se chama Amy e tem seis anos. Sua vida foi difícil desde o seu nascimento e agora ela foi abandonada pela mãe em um convento. Wolgast não se conforma de ter que "sequestrar" uma criança, mas Amy parece não se importar com nada. Ele nunca viu uma criança tão quieta e inteligente e acaba se afeiçoando a ela. E quando acontece o desastre, Wolgast decide proteger Amy a qualquer custo.

"—Eles sabem - respondeu Amy.
—O que os ursos sabem?
—O que eu sou."

Em algum lugar secreto do governo, temos uma experiencia em andamento. As cobaias, condenados recrutados, perderam completamente sua humanidade. As criaturas tem uma capacidade extraordinária de regeneração, uma incrível força e hipersensibilidade a luz, mas tiveram os últimos vestígios de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. E se comunicam por pensamentos. E o pior acontece: elas conseguem escapar. Dai se inicia uma carnificina. Elas se alimentam de qualquer ser com sangue nas veias, com isso espalham o vírus inoculado nelas. Um em cada dez humanos são infectados, e os outros nove se tornam presas destes.

"Com os olhos da mente ela viu, viu tudo enfim: os exércitos passando e as chamas da batalha, as sepulturas, os poços e os gritos agonizantes de milhões de almas, a escuridão se espalhando como uma asa negra sobre a terra, as ultimas horas amargas de crueldade e tristeza, as terríveis lutas finais, o grande domínio da morte sobre tudo, e, finalmente, as cidades vazias, inertes no silencio de um século."

93 anos depois, temos uma comunidade tentando sobreviver. Eles são os descendentes de algumas crianças que foram salvas pelo governo e colocadas em uma fortificação construída nas montanhas. Ela é cercada por muralhas de concreto e holofotes superpotentes, que são acesos durante toda a noite. Só que depois de tanto tempo, as baterias começaram a falhar e a luz é a única coisa que mantêm as criaturas longe. Mas a chegada de uma garota misteriosa, Amy, trás esperança a alguns e desconfiança a outros. Amy tem as mesmas habilidades dos virais, mas não a necessidade de sangue. E não se sabe se por coincidência ou não, as criaturas parecem estar mais inteligentes e se unindo para atacar. E depois de uma confusão enorme, um grupo sai dos muros à procura da verdade e de possíveis sobreviventes, se é que existe algum.

"Mas agora havia a Outra. Não era Zero nem um dos Doze, mas a Outra. Igual e não igual. Uma sombra atrás de uma sombra, espiando-o como um pássaro que saltava para longe sempre que ele tentava fixar o olhar de sua mente nela. E os Muitos, seus filhos, sua grande e temível companhia, também a ouviam. Ele a sentia atraindo-os. Uma força enorme arrastando-os para longe."

A primeira vez que vi esse livro, eu olhei a capa e o nome e não sei porque achei que fosse um livro similar ao livro A Cabana. E como não queria ler nada religioso no momento, deixei passar. Mas veio uma nova edição do livro e meu sobrinho acabou comprando ele e eu li emprestado e quando terminei fiquei, nossa, quero a continuação e corri ler o segundo. Mas isso foi no comecinho do blog e acabei não resenhando ele. Mas esse mês a Arqueiro vai lançar o terceiro livro da trilogia, então estou trazendo a resenha dele aqui para vocês. A edição está perfeita e para quem acha ele muito grande, a história é tão boa que a gente nem vê o livro passar.

Vocês devem estar pensando, mais um livro de vampiro? Não! As criaturas presentes na histórias não são meros vampiros, o buraco é mais embaixo. A semelhança acaba na parte do gosto pelo sangue e na aversão a luz. Eles não apenas bebem o sangue, eles simplesmente destroçam as pessoas. E um detalhe, o alho atrai as criaturas hehe. Eu achei o cenário mais para The Walking Dead do que para livros de vampiros. E uma coisa muito interessante é que cada um dos Doze tem seu bando de virais e eles conversam entre si por pensamentos e obedecem ao "líder".


Uma coisa que adorei na história é que ela é em um futuro apocalíptico, mas o autor tem uma explicação para tudo o que aconteceu. Diferente de muitas que tem por ai e que já começam com a Terra devastada e nada mais é como antes, ele conta tudo timtim por timtim o que levou àquela situação. E como sempre, é claro que é culpa do homem por querer brincar de Deus. O livro é dividido entre o antes e o depois da destruição e nisso temos uma grande passagem de tempo. A primeira parte é mais demorada para ler, mas ainda assim eu gostei muito de ler tudo o que aconteceu, mas na segunda parte a coisa voa. A gente não consegue parar de ler em vista dos acontecimentos.

O nosso personagem principal é sem dúvida a Amy, que está presente nas duas partes da história e nos quase cem anos não envelheceu nem dez, ela é uma incógnita durante todo o livro. Será ela a vilã ou a mocinha? A cura ou a líder dos Muitos? É um personagem que tem muito a acrescentar ainda. Na primeira parte temos Wolgast e a freira Lacey como os personagens que mais aparecem e na segunda são Peter, Alicia e alguns outros que fazem a história. E o que liga todos é Amy. Não vou falar muito dos personagens e da história porque são tantos detalhes e tanta coisa que não dá para contar tudo aqui. Você tem que ler e descobrir tudo aos poucos. Inclusive a origem do nome do livro. Só posso dizer uma coisa, o livro é fantástico e acho que o melhor que li até agora esse ano.

Nota:





19 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?
    Gosto de ambientes apocalípticos e ritmos intensos nesse tipo de livro. Não conhecia A Passagem, mas achei bem interessante!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil.
    No começo da resenha achei que não me interessaria pelo livro, mas cheguei ao final precisando muito ler rs.
    O que mais gostei é que ele conta como o mundo ficou do jeito que está, também odeio quando as histórias já começam com tudo devastado.
    Com certeza já adicionei a minha lista de natal.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Perainda que não é tipo A Cabana?! Deixei passar horrores esse livro achando que era algo do tipo. Agora me arrependo T_T
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Achei o enredo curioso, ainda não conhecia este livro. Eu li A cabana faz séculos, fiquei curiosa agora pela comparação que vc fez, parece ser um livro bem interessante.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil.
    Um livro gigante! Pela capa também achei que não me interessaria pelo livro. Mero engano!
    Adorei a premissa, essa mistura de vampiros, com ciência e destroçados no melhor estilo TWD com certeza vai me agradar.
    Sem dúvidas, quero a obra.
    Ótima dica!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    interessante a proposta do livro, eu não conhecia, mas não sei se leria algo nesse sentido. Mas, mesmo assim, gostei da sua resenha.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Que "livrinho", ein?! E eu aqui me achando porque li um de 700 páginas e pouco... Pela capa o livro não me chamou a atenção, mas pela sua resenha... fiquei doida para enfrentar o calhamaço!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Gostei da diagramação do livro, pelo pouco que você mostrou na foto, parece ser bonito e bom de ler. Não sei se é o tipo de história que estaria na minha lista, mas até achei o livro bem diferente. Gostei da resenha :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Eu não conhecia o livro! Mas gostei do enredo e do fato de ter um cenário de TWD! Que bom que foi uma ótima leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante




    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Já conhecia o livro e também achava que seria parecido com A Cabana, apesar de não ter lido. E gente olha a grossura :O
    Plot digno de filme, estranhamente ainda não tem. Eu gostei muito da premissa, ainda mais que lembra TWD hehe
    Dica anotada.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! Tudo bem?

    Quando você mencionou que livro era grande, eu pensei que você estava brincando hahahaha caramba! Enfim inicialmente eu não gostei muito do livro, quando terminei de ler a resenha que realmente fui entender o contexto do livro, não sou muito fã de livros apocaliptísticos eu fico muito frustada com as coisas que acontecem, e fico pensando se algo semelhante acontecesse hahahaha mas não vou me mentir, eu me interessei bastante pelo livro, principalmente quando percebi sua empolgação quanto ao livro, não decidi ainda se pretendo ler ao não, talvez não agora. Adorei a resenha.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro tem uma historia muito boa, porém achei ele bem complexo, acho que esqueceria do início quando chegasse no final, =(

    ✯ Blog Diamante Turquesa ✯ ✯ Instagram ✯ ✯ Siga o blog clicando aqui ✯

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Que livro enorme é esse?

    EEu já estava dizendo "mais um livro de vampiro" quando vi seu recadinho (rs.) e me contou que os vampiros são atraídos pelo alho. Diferente isso, né. Eles sempre fogem.
    EU realmente não gosto desse tipo de história que envolve vampiros. É uma coisa que tenho com vampiros que é terrível. Mas que bom que você gostou e foi uma leitura satisfatória.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii Sil

    Estou super curiosa pra ler esse livro, ando louca por livros sobre apocalipse zumbi e similares...rsrs, embora esse não seja necessariamente zumbis. Tb recebi so dois livros de presente e por aqui estão por publicar o terceiro... espero em breve poder conferir essa trilogia.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  15. Oii, Sil. Tudo bem?
    Esse livro é gigantesco mesmo ahahahahha E tem três volumes? Nooooossa, muito difícil para eu ler ahhahah. Mesmo com uma resenha sua :3 Realmente prefiro livros mais curtinhos, pois sempre acho que o autor enrola em livros tão extensos :P
    Mas que bom que a leitura foi legal para você =D Tomara que o terceiro volume também seja <3
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Cronin é incrível! Maravilhoso. Adoro "A Passagem". Senti exatamente o que você sentiu quando o li, anos atrás. E eu também adorei o fato de que tudo é explicado e a história não começa de forma deliberada. O autor realmente sabe ser prolixo da melhor forma.
    Espero que leia a continuação o quanto antes e goste também.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil! Eu também pensei logo que vi que fosse como A Cabana, que eu li e tinha ficado decepcionada. Logo depois li a resenha de uma amiga e fiquei animada com a proposta inovadora, só estava esperando sair o terceiro para então ler a trilogia de uma vez. Parece ser incrível.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil,
    Eu tenho vontade de ler o livro desde que a arqueiro relançou com essa capa, mas como a Mari acabou lendo e resenhando, não cheguei a conferir. Mas agora que a trilogia completa já foi publicada, a série entrou para minha lista.
    Achei interessante essa abordagem de mostrar como se chegou a este cenário apocaliptico.
    Adoro personagens que são incógnitas.
    Abraço,
    AlÊ
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. tenho esse livro e simplesmente vc entra na historia..eu li super rápido quando vi tava terminando, esperando o lançamento do terceiro livro...

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo