16 fevereiro 2017

Resenha | O Perfume da Folha de Chá - Dinah Jefferies


Livro: O perfume da folha de chá
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Páginas: 432
Ano: 2017

Resenha:
Estamos em 1925 e vamos acompanhar a história de Gwendolyn Hooper. Gwen nunca havia saído da Inglaterra antes e agora está em uma viagem sozinha para o Ceilão. Gwen e Laurence se conheceram em um baile em Londres e só bastou alguns instantes para que Gwen acabasse apaixonada por ele. E mesmo com a enorme diferença de idade entre eles, Gwen tem dezenove e Laurence trinta e sete e é viúvo, e também com a questão de ter que ir morar tão longe de sua família, Gwen não hesitou quando Laurence a pediu em casamento. Mas depois de uma semana juntos, Laurence precisou partir, pois, tinha muitos negócios para resolver e Gwen que queria esperar por sua prima e melhor amiga Fran, acabou ficando para trás. Mas houve um contratempo com Fran e Gwen acabou tendo que ir sozinha.

Ela parte de navio da Escócia e as coisas já começam a dar errado antes mesmo de sair do navio. Sua bolsa de mão acaba caindo no mar e era na bolsa que estava todo seu dinheiro e as instruções de Laurence para o caso de acontecer algum imprevisto. Que acaba acontecendo. Mas Gwen recebe a ajuda de Savi Ravasinghe, um homem que está viajando de segunda classe e ele diz conhecer seu marido, já que Laurence é o dono de uma das fazendas de chás mais prósperas do local. Mas Gwen, mesmo sentindo um certo desconforto, acaba relevando o que aconteceu porque ela está decidida a fazer com que as coisas deem certo. Ainda mais porque ela e Laurence estão muito apaixonados. Ela não vê a hora de rever o homem sensível e romântico por quem ela se apaixonou.

Mas ao chegar na mansão da propriedade Hooper, mesmo com toda aquela beleza exótica do local, as coisas não são como Gwen esperava. Laurence está muito diferente e os poucos momentos que ele tem para ficar com Gwen, ele se mostra frio, e algumas vezes ela percebe uma expressão muito estranha em seu olhar. E tem também a relação entre os senhores das terras e os empregados, onde algumas atitudes chegam a ser desumanas. Sem falar nos membros da sociedade que acabam se mostrando bem diferentes das pessoas acolhedoras que aparentavam ser. Por isso Gwen acaba ficando cada vez mais sozinha, até descobrir que está grávida. Mas o que a principio parecia ser uma noticia maravilhosa, acaba se tornando um pesadelo na vida de Gwen. Ao dar a luz ela tem uma grande surpresa e precisa fazer uma escolha que pode acabar com sua vida.

Quando comecei a ler esse livro, o que eu mais queria saber era sobre essa escolha que ela teve que fazer. A curiosa aqui não pode ver esse tipo de coisa em uma sinopse que já fico doida para descobrir o que aconteceu. Mas ao iniciar a leitura, me vi transportada para dentro da história. Literalmente, porque me vi em um pais diferente, com culturas e povos que eu nunca ouvi falar e me vi presa em uma época onde o preconceito com a cor da pele era acima de tudo, não que agora isso tenha acabado, mas a coisa era escancarada. E esse medo do preconceito é o que leva a protagonista a ter que fazer essa escolha. Uma escolha tão doída, que não sei o que eu faria estando no seu lugar. Olhando de fora é claro que é fácil julgar e dizer que eu faria diferente, mas será que faria mesmo?

Até a metade do livro mais ou menos, o livro tem esse suspense, até chegar na tal escolha. E não é só isso, tem também os segredos do passado de Laurence, que ficamos doida para desvendar. Os segredos sobre sua primeira mulher é um adicional que nos deixa mortos de curiosidade. E tem também o comportamento de Verity, a irmã de Laurence. O que foi que aconteceu para ela ficar daquele jeito? Eu odiei ela com todas as minhas forças durante a história, e formulei mil teorias, umas até bem absurdas. mas essa é a graça em livros assim. E após a escolha já realizada, o que nos prende ao livro são as consequências dela. Até quando Gwen ia conseguir esconder o que aconteceu? E até quando ela ia aguentar a dor dentro dela? Ninguém deveria passar pelo o que ela passou, mas as circunstancias eram essas.

Gwen me cativou logo no começo do livro, mas depois da tal escolha eu a julguei, principalmente no final da história, onde me vi em lagrimas por tudo o que foi perdido. Mas como disse antes, será que eu teria feito diferente no lugar dela? Laurence foi um mistério o livro todo. Ora eu achava ele maravilhoso, ora achava ele um canalha. Mas no final das contas ele era apenas humano. Verity, como disse antes, foi eleita por mim a vilã da história. E achei que ela merecia um final bem pior do que teve. Savi me encantou logo no começo, mas depois passei o livro todo odiando ele por causa de uma coisa que aconteceu, e só no fim, que temos certeza de sua culpa ou não. Já Fran, foi apresentada como a melhor amiga de Gwen, mas não achei que ela agiu como tal. Enfim, eu indico o livro para quem gosta de um bom romance com um toque de suspense. Sem falar na viagem para o Ceilão da década de 30.

E se tiver algum ponto negativo para falar sobre o livro, é sobre as aspas no lugar dos travessões nas falas. Mas isso é uma coisa minha. Eu não gosto, mas talvez você não se incomode com isso. E a capa está perfeita, e traduz bem o contexto. As letras do título são em um relevo áspero, o que eu amei.

Nota:





18 comentários:

  1. Oiii Silvana

    suas resenhas como sempre detalhadas e empolgantes
    consegui imaginar a história toda só pelas suas palavras
    achei a capa bem bonita.
    bjo grande

    http://karinapinheiro.com.br/the-vampire-diaries/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sil, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados, essa é a segunda resenha que leio desse livro e ambas são positivas, com certeza quero ler.....ótima resenha...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que capa mais delicada! Amei sua resenha, acho que me fez ter uma vontade que eu não tive mesmo vendo a capa. Fiquei bastante interessada depois de ler!

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro, uma ótima dica de leitura para o fim de semana!

    Blog Diamante Turquesa
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oie Sil =)

    Estou com esse livro para ler aqui, mas não sei por que tenho a sensação que ela vai partir meu coração rs...

    Espero não estar criando falsas expectativas, porém pressinto que vou adorar chorar rios aqui =D

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Este livro tem sido bem elogiado e eu que não havia dado a devida atenção para ele, mudei de ideia e quero ler. Adoro histórias cheias de segredos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, agora EU que preciso descobrir que escolha foi essa que ela teve que tomar. Fiquei MEGA curiosa! Já deu pra perceber que a coitada da Gwen vai passar por maus bocados. Que estranho usarem aspas, né? É de costume ver isso em livros em inglês, não em português.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! A Luciane lá no blog tb leu e amou, ela me contou tudo, até sinto como se tivesse lido! rsrsrsr A autora parece desenvolver bem a parte histórica e essa trama super me chamou atenção, tanto que quero ler tb! rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil

    Minha resenha desse livro sai amanhã (na verdade hj, pq é quase uma da manhã, mas ainda tô acordada, então pra mim ainda é ontem hahahahah) e eu amei esse livro, favoritei e tudo. Solicitei sem nenhuma expectativa e me vi apaixonada por tudo! Amei a Gwen e também criei mil teorias a respeito da Verity, pensei até na possibilidade dela amar o irmão como homem! Hahaha
    Enfim, fico feliz que você também tenha gostado!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Eu não leria esse livro por causa do título, mas é tanta resenha positiva que li que estou cogitando dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  11. Oi sil! Primeira resenha que leio do livro e eu gostei do trama meio novela mexicana nesse romance de época! DUKSAHDUKSAHDKUASHD para mim seria umna leitura divertida pelo tamanho da minha curiosidade!!!!

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bem? Eu odeio aspas no lugar de travessão hahaha Mas enfim, acho a capa desse livro linda, só que não tenho nenhum pingo de vontade de lê-lo.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, essas aspas no travessão foram de matar hehehe! Eu já vi a resenha deste livro em outro lugar e fiquei curiosa para ler... apesar de eu ser meio emotiva e tenho tendencia a chorar no fim da leitura kk

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!! Tudo bem??

    O livro mais parece uma novela mexicana hahah Esse é um tipo que desperta minha atenção. Me lembrou um pouquinho a Lionel Shriver, autora de Precisamos Falar Sobre o Kevin, O Mundo Pós Aniversário, Tempo é Dinheiro... Enfim, que bom que curtiu a leitura! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Silvana!

    Eu adorei a proposta desse livro! Eu não gosto muito de romance clichê, por a maioria das vezes eu evito romance de época, mas este livro trás algo inovador, os mistérios as intrigas, eu fiquei realmente curiosa, eu adoro quebra a cabeça com esses livros tentando descobrir os segredos dos outros hahahaha gosto também foge mais do romance e se foca em temas mais pesados daquela época, eu já quero saber o que aconteceu com a Verity. Fico feliz que tenha apreciado a estória mesmo com os travessões hahahaha .


    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Sabe aquele livro que você fica babando por ele, todas as vezes que ele aparece no facebook/blog? Eu me interessei muito após ler alguns elogios e agora sua resenha... Eu necessito ler!
    Uma pena ser aspas, eu odeio aspas ao invés de travessões, mas fazer o que, né? Detalhes da vida.... HAHAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Para mim também me incomoda as aspas nas falas, acho tão estranho.. :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil
    Eu estou mega curiosa por este livro, prmeira resenha que leio dele e fiquei louca pra ler. Parece ser uma boa história.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo