17 novembro 2016

Resenha | Quarto - Emma Donoghue


Livro: Quarto
Série: Não
Gênero: Drama
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Páginas: 350
Ano: 2011
Sinopse:
Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Resenha:
Tem livros que você lê e ele se torna apenas mais um e tem livros que deixa um milhão de sentimentos revirando dentro de você. Esse é um deles. Desde que iniciei a leitura, já nas primeiras páginas pude ver que o livro ia mexer comigo e fui lendo bem devagarzinho para aproveitar ao máximo a leitura. A história é narrada por Jack, por isso conhecemos a história de uma forma bem inocente. Mas a maneira que ela é contada, na visão do garoto que acaba de completar cinco anos, não deixa nenhuma margem de dúvida do quanto ela é dolorida e triste. E me vi sentindo coisas contraditórias o livro todo. Não em relação ao livro, mas à situação. Eu amava a inocência das frases, mas odiava a dor que a mãe estava sentindo. Ria da forma errada que ele falava, mas sentia uma angustia por saber tudo o que ele estava perdendo trancado naquele quarto.

Eu não tenho filhos, mas tenho uma amiga que tem um filho dessa idade e até brinco que ele é meu e não dela porque ele se parece muito comigo, e não pude deixar de comparar os dois durante a leitura. mesmo Jack se mostrando um garoto muito inteligente, dá para ver o quanto ele está privado de tudo o que as outras crianças tem. Coisas que não damos a menor bola, que é natural, para ele é enorme. Mas dai você vai dizer que ele não sente falta porque nunca conheceu, mas não sentimos falta de tanta coisa que não temos e nunca vimos e as vezes nem sabemos do que é essa falta? Eu chorei por tudo o que ele perdeu até aquele momento.

E a mãe, que não tem seu nome citado na história, dá para imaginar o que é para ela estar naquela situação? Hoje em dia temos tantas discussões envolvendo o aborto e logo que comecei a história foi a primeira coisa que me veio a cabeça: o amor imenso que a mãe tem pelo filho que ela sabe ser fruto de algo monstruoso e que ela sofre a sete anos. A vida dela não importa, só o bem estar dele. E é por ele que ela se arrisca. É por ele que ela finge que está bem com as visitas de seu raptor. É por ele que ela sofre dor contantes, ela tem o pulso quebrado e os dentes estão podres, mas isso não é nada se seu filho estiver a salvo. E é pensado nele que ela vai tentar a coisa mais arriscada que já fez até o momento: tentar fugir.

"Acho que foi o Lá Fora que eu vi, o Lá Fora é real e brilha muito, mas eu não consigo..."

Se você quer manter o suspense e não saber se ela conseguiu ou não, pare de ler aqui. Apesar de que quem viu o trailer do filme já sabe o que acontece. ======================================================================================================================================
Achei que quando eles conseguissem sair daquele lugar tudo seria mais fácil, mas parece que foi o contrário. Por terem vivido trancados dentro de casa até aquele momento, eles são super sensíveis as doenças, principalmente o Jack, que nunca tomou vacinas e nunca foi exposto a nada. E a exposição ao Sol também, que ele conhecia como Deus até então. Fiquei ainda com mais pena de ver a confusão dele ao sair do local que era o único que ele conhecia até então. Ali De Fora como ele chamava, ele não tinha controle de nada. Tudo o que ele conhecia não era nem 1% do que realmente existia. E sua mãe não era mais só sua. E o TOC, que ele já exibia os sintomas quando estava no quarto, só piora.

Sem falar na reação das pessoas que viam Jack como um ser de outro planeta. Teve uma hora que eu quis entrar no livro e proteger ele. Como as pessoas podem ser cruéis. Acham que estão sendo gentis e estão magoando um garoto que nem sabia o que era isso até então. Infelizmente existem tantos casos como esse na vida real. Nós que preferimos ignorar e acreditar que não. Quanto ao filme, logo que terminei o livro eu fui assistir e achei bem parecido com o livro. É claro que tem algumas mudanças, mas no resultado final, ainda é tão emocionante quanto o livro. Teve algumas coisas, como ele ir para a casa da avó sem sua mãe no livro, e ter que enfrentar aquilo sozinho e no filme ele já estar lá há algum tempo quando eles se separam. E também sua obsessão pelo número 5, que no filme nem foi citado. Mas no fim é um bom filme e um ótimo livro que eu indico para todos.

Nota:







20 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Pela sua resenha, percebe-se que o livro realmente mexeu com você. No momento, estou fugindo de livros muito dramáticos, mas anotei a dica para uma futura leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Que livroo lindo!!!
    Amei sua resenha,Sil
    Bjinhos
    naosouapenaslouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Nossa, esse livro parece ser impactante. Eu já tinha visto antes, mas a preguiça não me deixou conferi-lo, sabe?! Pretendo assistir ao filme, porém, sem assistir ao trailer para eu me impressionar com tudo que acontece.
    Só com a sua resenha fiquei com vontade de chorar, imagina lendo ou assistindo. O tema do livro é bem forte realmente e estou curiosa para assistir ao filme.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  4. Já li muitas resenhas boas sobre esse livro.Gosto de histórias que atingem nossa alma e nos fazem refletir sobre várias coisas da sociedade né?
    Gostei muito.


    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, pelas suas poucas palavras, e lendo a sinopse, já vi que vou amar esse livro. É bem meu estilo, e os desse estilo sempre trazem muitos ensinamentos. Adoro <3

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda estou doida pra assistir ao filme, não sei porque ainda não o vi.
    Só soube do livro depois, e por enquanto pretendo vê o filme primeiro pra decidir se quero ou não ler o livro.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ler esse livro, sei que vou chorar um riooooooooooo de lágrimas como é de meu feitio, mas quero ler mesmo assim... Trabalho com crianças muito pequenas há 10 anos e com adolescentes também, uma vida dedicada aos cuidados com a infância que me fazem desejar muito conhecer essa história.

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Essa foi uma das leituras mais intensas que tive em 2016. Nunca imaginei que esse livro fosse mexer tanto comigo como mexeu, tanto que ainda não tive coragem de assistir ao filme acredita?

    Uma história feia e triste e ao mesmo tempo bela.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Faz anos que tenho vontade de ler o livro, ainda mais dps que o filme foi lançado.
    Nao sabia que a narrativa era do ponto de vista do filho. Deve ser uma abordagem bem interessante.
    Enfim, acho que deve ser uma estória bem intensa e marcante.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Que linda a resenha. Eu ainda não li o livro, só assisti o filme e chorei largada. Realmente, da vontade de abraçar e cuidar desse menino com tanto amor. E a mãe dele também. Ele com a avó no filme, era o que mais me fazia chorar também haha
    Aquele avô grotesco, aff...

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.

    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.

    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o " Prefácio ".

    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?

    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.

    Até Já.

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir
  12. Nossa só pelas Sua Pelavras , fiquei muito Curiosa pra Ler..
    Adorei ❤️

    Te Segui, Gostei muito do seu Blog ❤️
    Beijos

    https://apegoamaternidade.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sil.
    A premissa de Quarto é altamente emocionante. Ainda não li a obra, mas só pela sua resenha já dá para ser tocado. Ainda não conferi o filme também, mas pretendo fazê-lo.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil.
    Não li o livro, mas assisti o filme e abalou demais meu psicológico, e lendo sua resenha imagino que o livro deve ser bem mais difícil por conter muito mais detalhes.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito bom, o filme também. Adorei sua resenha e fiquei doida para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  16. Eu conferi só o filme, e foi uma surpresa muito boa! Também achava que quando eles conseguissem fugir dali a vida se tornaria mais fácil, mas os traumas deixados por tantos anos trancafiados é difícil de ser contornado, além da mudança no tipo de vida que levavam. São muitas adaptações, e bem difíceis de serem encaradas. Imagino como o livro deva ser maravilhoso!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil!

    Menina sou louca pra ler este livro, todas as resenhas que leio sobre ele são emocionantes, e pelo trailer a gente percebe que a estória vai mexer com coração de qualquer um, eu percebi pelas suas palavras que livro te eemocinou muito e tenho certeza que quando você finalizou a leitura ficou pensando em milhares de coisas não? Minhaente já viaja para acontecimentos como esses o fato de nós sabermos que isso acontece na vida real! Torna as coisas muitos piores, por enquanto eu não estou preparada para uma leitura desse nível mas. Eu não vou desistir de ler. Amei sua resenha.


    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Oi, sou louca para ler o livro. Parece ser bem forte. Parabéns pela resenha, beijos!

    Click Literário

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sil! Sempre vejo muitos comentários positivos sobre esse livro. A história parece ser bem emocionante. Apesar disso, não tenho tanto interesse em fazer a leitura, talvez eu veja o filme algum dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Sil,

    Bom saber que o livro é ótimo, já está na minha lista de desejados, mas ver o filme....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo