09 dezembro 2016

Falando sobre...

... preconceito com os livros nacionais

Até onde vai o preconceito e começa seu gosto pessoal? Existe esse limite? Muito se fala hoje em dia sobre esse assunto. Eu particularmente conheço muita gente que não lê livros nacionais. Esses dias mesmo eu estava comentando com uma pessoa sobre os livros da série As Crônicas dos Mortos que sei que a pessoa adora o gênero. Ela estava super empolgada até que falei que o autor era brasileiro. Incrível, mudou de ideia na hora. Mas por outro lado, já li dois livros da Carolina Munhós, por exemplo e não gostei de nenhum dos dois. Será que tenho que ler todos os livro dela para não ser taxada como preconceituosa?


Esses tempos atrás teve um caso muito comentado no facebook. Uma autora nacional insinuou que o livro Como eu era antes de você era meio que um plágio do livro dela. Eu li os dois livros e inclusive resenhei eles aqui e aqui no blog, e posso afirmar sem sombra de dúvida que a unica coisa parecida é o nome dos protagonistas e o fato deles não poderem andar. Depois ela se retratou dizendo que seu objetivo não tinha sido esse, que o que ela queria era mostrar que duas histórias parecidas tem valores diferentes para as editoras na hora da divulgação por um ser nacional e o outro estrangeiro. Eu acho que ela conseguiu o que queria, que na minha opinião era promover seu livro, já que vi inúmeros comentários dizendo que iam ler o livro dela.


Mas quanto as editoras, será mesmo por preconceito que elas dão preferência aos livros de fora na hora de publicar e divulgar? Vamos pensar nas editoras como empresas. Eles têm salários para pagar e muitas contas para quitar. Se eu sei que um livro do Nicholas Sparks ou de um John Green vai vender milhões e eu preciso desse dinheiro para manter a minha empresa no azul, será mesmo que vou deixar de publicar um livro deles para apostar em um autor desconhecido que pode vender ou não?


Agora olhando a parte dos autores. Pense em uma entrevista de emprego onde pede 3 anos de experiência por exemplo e você nunca trabalhou. Como você vai ter essa experiência se ninguém te der essa oportunidade? Ainda bem que hoje temos Wattpad, por exemplo, onde podemos conhecer os autores nacionais e muitos deles que publicam por lá já tiveram seus livros publicados. Porque, vamos combinar, quem hoje em dia paga caro por um produto que não conhece?


E a coisa é cara. Temos livros nacionais que custam 50 reais. Com o salário que se ganha no Brasil como vou comprar 2 livros por mês, 100 reais, se leio 20 livros por mês? Sendo que com esse mesmo valor compro 10 livros estrangeiros em uma promoção do submarino. Mas eu entendo que o valor é por causa do custo. Conversando com o Lúcio, editor da Ocelote, ele me disse que no mínimo, e aquelas edições bem simples páginas brancas custam em média 18 reais por livro. Se vender por 20 reais o livro vai ter um lucro de 2 reais. Nada praticamente. E nem imagino quanto não fica uma publicação independente.


Não me considero uma pessoa preconceituosa, mas tenho várias contas para pagar e mesmo ler sendo uma coisa que amo, não posso deixar de pagar minhas contas para comprar livros. Então vou muito pelo preço sim, quando vou escolher um livro para ler. Mas não posso deixar de negar que o preconceito existe sim. E tem aqueles blogueiros que preferem não resenhar livros nacionais por causa da falta de profissionalismo de alguns autores. Eu mesmo já passei por uma situação bem chata do autor vir me chamar no face para tirar satisfação de um comentário que fiz em uma resenha. Imagine se tivesse resenhado então. Tem muitos autores que não entendem que não é todo mundo que vai amar o livro dele.

Mas enfim, o que você pensa sobre esse assunto? Deixe sua opinião nos comentários.



23 comentários:

  1. Nossa..super tema legal!!
    http://carolsthing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu concordo com você, apesar que eu super apoio os escritores nacionais, o preço dos livros estrangeiros é bem mais em conta.
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu concordo com você, apesar que eu super apoio os escritores nacionais, o preço dos livros estrangeiros é bem mais em conta.
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Ah, que post maravilhoso esse que tu fez aqui. Concordo com um monte de coisa que tu falou. Vamos lá. Eu não tive experiência com pessoas que entortaram nariz quando indiquei um nacional - pelo menos não que eu me lembre agora. E acho isso muito feio e fubá. Tipo, fala sério! Creio que há muita gente capaz por aqui de escrever bons livros tão quanto lá fora. Não foi só você que teve problemas com a Carolina. Li - mas não consegui terminar - Por um Toque de Ouro porque achei a estória bem ruinzinha e a escrita da autora deixava muito a desejar. Eu já li outros livros de autores brasileiros que nem se encaixam nos livros que leio, tipo, a Carina e gostei por demais. Eu gosto de gostar de obras nacionais. E acho um pouco triste nós termos que diferenciar sempre: livros e nacionais. Deveria ser tudo um só. Afinal são livros. Nacional não é um gênero literário. Enfim, é só uma questão de terminologia. Outra coisa, eu não vi esse caso da internet quando a autora falou de Como eu era antes de você, mas logo que tu falou isso pensei que foi uma espécie de promoção própria.
    Eu super entendo o lado da editora e fico de boas. Da mesma forma que precisamos comer eles também precisam. Eu só acho a publicação de inúmeros youtubers com livros sem conteúdo um pouco exagero demais e desnecessário em alguns aspectos. É bem verdade. Os livros nacionais saem muito caros mesmo. Quando publiquei o Seth o preço de capa foi de 19 e ia vender na loja por 35 mais o frete fixo de 8. Eu achei um absurdo. No dia do lançamento do meu livro eu vendi por 25. O lucro não foi tanto assim, mas eu prefiro que as pessoas leiam minha estória do que eu ganhe dinheiro. Por isso sempre ofereço os PFDs. É aro demais e não é nem com folha amarelinha. Escrevi um livro de 388 páginas esses dias imagina quão caro ficaria se eu publicasse por editoras menores? Estou sendo bem rigorosa com essas coisas porque não acho justo que os leitores paguem tão caro por um livro - por isso ando protelando uma nova publicação. Pois é, Sil. Eu fico de boas e em muitos casos falo ainda mais com os blogueiros que fizeram críticas negativas aos meus livros porque acho que isso nos ajuda a melhorar. Nem todo mundo vai gostar das estórias que a gente coloca por aí. É uma questão de gosto.
    Mas enfim, eu adorei essa sua discussão aqui e achei lindo demais todos esses livros de autores brasileiros.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bem? Concordo absolutamente com todos os pontos abordados no post. Principalmente com o preço dos livros nacionais! Eu que vou publicar um livro agora tô sentindo isso na pele. É tipo: correr ou morrer. Ou publica e cobra um valor alto ou tem prejuízo. Eu vou tentar ao máximo ficar no meio termo, para chegar num preço acessível. Adorei o post!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente eu acho errado, obrigado pela visita bom final de semana.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post e amo a literatura nacional, alguns livros são incríveis. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  8. Oi
    leio livros Nacionais e gosto, mas tenho poucos, confesso que leio mais no e-book e realmente tem livros Nacionais que são muitos caros e não dão para comprar, esses tempos comprei uns dois em uma promoção e na hora de postar a resenha de um fiquei até com receio já que a resenha era negativa, mas como comprei eu poste.
    Gostei do poste e da sinceridade.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil.
    Nunca tive problema com os Nacionais, na verdade esse ano até que li bastante, principalmente por causa das editoras, mas sobre os valores preciso concordar com você, eles realmente elevam muito o custo e isso dificulta na hora de comprar um livro nacional.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que não lia muitos livros nacionais, isso porque eu não tinha dado uma chance a eles. Agora amo demais e confesso que não posso viver mais sem <3

    Próxima Primavera
    Participe do projeto "Grandes e pequenas conquistas de 2016"!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!! Tudo bem?

    Eu acho que o povo adora um mimimi mesmo, tem livro bom e ruim em todas as línguas, mas o marketing dos livros nacionais precisam melhorar e o mercado dar mais espaço para os autores, acho que só assim se vence o preconceito. O mesmo acontece com filme de produção nacional.

    Enfim, amei o post!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!!

    Li poucos livros nacionais, e nenhum verdadeiramente de fato me agradou. acho interessante os pontos que você abordou. Não é todo mundo que vai gostar do livro deles, e certamente um autor estrangeiro conhecido venderia muito mais. O fato é de que a escrita nacional é fraca demais. Não existe uma faculdade para aprender a escrever livros rsrsr Isso se desenvolve com a prática. Eu digo fraca porque, pelo que li, eles são cheio de comodismo, amadorismo, falta de originalidade e de encaixamento na hora dos diálogos. Quando eu ler um livro nacional que realmente considerar criativo, espalharei para todo mundo rsrs Beijos,

    Lu - www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Que discussão interessante.
    Eu confesso que leio pouquissimos livros nacionais. Acho que um dos motivos para isso é que os autores nacionais tem pouco espaço, e quando tem espaço, ganham pouca atenção das editoras. Acho que a maioria dos livros nacionais de autores estreantes não passa por um processo de edição, então, mesmo que a premissa seja boa, faltou aquela lapidada que só um editor consegue dar (visto que é um olhar de fora e imparcial).
    Lembro que li um livro de uma autora brasileira que estava sendo amplamente elogiada na blogosfera e resolvi adquirir o livro. Achei a estória muito superficial e inverossimil. Mas como eu parecia ser o ponto fora da curva, achei melhor nem resenhar, justamente pq não queria comprar briga com a autora, nem com outros blogueiros.
    A questão de preço com certeza é outro fator determinante, tanto para as editoras que preferem a aposta mais segura, quanto para os leitores (ainda mais os bookaholics como nós).
    Enfim, admito que tenho esse pé atrás com livros nacionais por achar que falta um processo de edição. Mas acho que esse cenário aos poucos está mudando e mais autores brasileiros estão sendo publicados por editoras maiores e recebendo a devida atenção.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Um dos meus livros da vida é nacional. 'Batidas Perdidas do Coração' da Bianca Briones me mudou, sabe? Eu tinha perdido meu pai a pouco tempo e a protagonista também. A forma como tudo é construído me afetou e a partir daquele momento, eu soube que pagaria o que fosse por um livro dela.
    Claro, eu também tenho contas para pagar e entendo esse argumento seu de escolher livro pelo preço, eu faço isso sim, mas tem aqueles autores queridinhos.
    Não entendo esses autores que acham que não podemos criticar os livros, eles não querem opiniões sinceras que os façam melhorar? Uma pena, porque quando alguém aceita uma crítica e faz outro trabalho, dá mais curiosidade ainda para ver se a pessoa melhorou.
    Um ótimo post Sil!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Por isso que eu amo essa mulher <3
    Sil, que postagem necessária. Já compartilhei por tudo, porque são coisas assim que a gente precisa espalhar pelo mundo :)
    Eu nunca tive preconceito com livros nacionais. Na verdade quando mais nova, eu lia bastante, mas não tinha essa divisão para mim, sabe? Os autores eram tão distantes da minha realidade, que para mim, todos moravam do outro lado do mundo hahahah.
    Foi só quando comecei a publicar e fiz o blog que eu comecei a entender de onde eram os autores e que até mesmo na minha cidade tinham vários.
    Eu já tive mais raiva desse preconceito. Mas sempre tentei tirar na ironia hahah. Uma vez, um menino pediu um livro em um grupo de leitores. Mas "por favor, se for nacional eu não quero". E eu "ah, que pena. Até tinha pensado em te dar um livro meu, mas eu nasci no Brasil né? Que pena!" Hhahahha
    Mas hoje em dia, eu entendo melhor, sabe? São livros internacionais que ganham maior destaque, as editoras apostam mais nesses, muitos autores ficam reclamando por aí... tudo isso acaba mesmo afastando os leitores.
    Como autora, eu super entendo a importância das parcerias. Mas ultimamente, só aceito resenhar um livro se o autor praticamente assinar um contrato dizendo que não vai poder dar piti.
    E tudo isso é muito ruim para a nossa imagem. Eu recebo às vezes comentários do tipo "Gih, que bom se todos pensassem assim" e eu fico: mas é uma coisa tão simples, é assim que é. Opinião é opinião e cada um tem a sua, que bom.
    Mas realmente, essa linha entre opinião e preconceito é bem tênue. E a gente precisa estar sempre atento para não deslizar. Mas você não é preconceituosa não :)
    E sobre o preço...
    recentemente teve todo um alvoroço envolvendo alguns autores (sempre eles hahah). Uma livraria fechou e muitas pessoas estavam comentando como isso era triste e tal. Daí uma pessoa foi lá e disse que eles não tinham o direito de reclamar, porque não compravam livros de livrarias. Preferiam comprar na amazon e submarino.
    E eu: putz né? Reclamam que as pessoas não gostam de ler, reclamam que não compram e agora querem até mesmo reclamar de onde compram? As pessoas me cansam às vezes.
    Foi como você disse, a gente lê muito. Como é que estaríamos pagando 40,50 por livro?
    Claro, se a pessoa lê um livro por mês, vá lá.
    E outra: essas livrarias não vendem a maioria dos livros nacionais. Então eu compro sim livros dos meus amigos. Compro mesmo. Compro pela internet. Compro da Amazon e vou continuar comprando.
    Eu nem falo né? Desculpa hahahahha
    E eu entendo as editoras também, apesar de ficar triste e pensar que certas coisas não fazem sentido. Na verdade apostar em livros nacionais, poderia dar mais retorno.
    Mas essa é uma teoria minha. E no dia em que eu abrir uma editora, juro testar hahahha
    Mas agora vou lá que eu já escrevi demais e você deve estar cansada de mim ahhaha.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil! Estas polêmicas são as que mais afastam o pessoal dos nacionais, uma pena que por conta de alguns outros paguem. Eu leio de tudo, livros nacionais e gringos e temos escritores aqui que mandam muito bem, pra mim nacionalidade não faz diferença.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. E ainda tem gente que torce o nariz pra livros nacionais com tantos bom por aí.
    Eu apoio e sempre procuro ler, até porque tenho muitos que viraram favoritos.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil

    Excelente postagem!!! Eu tenho aumentado o número de nacionais que leio a cada ano que passa, isso graças às parcerias, pois realmente, livros nacionais são caros. Mas eu culpo um pouco as editoras por isso, sabia?
    Editoras são sim empresas, têm sim despesas, e precisam sim de lucro. Mas a verdade é que a grande maioria das editoras é preguiçosa, elas querem publicar livros com o marketing já pronto, quanto menos investimento elas tiverem que fazer, melhor!! Elas estão erradas? Claro que não, mas isso é muito ruim. Se um YouTuber com 10 milhões de inscritos "escreve" um livro as editoras caem em cima... por quê? Dinheiro fácil sem investimento pesado!
    Mas sabe o que também encarece o preço dos nacionais além da falta de empenho do marketing das editoras? A tiragem!!!! Quanto maior for a tiragem, mais dissolvidos os custos variáveis dos livros serão, mas as editoras insistem em fazer tiragens mínimas dos livros nacionais, por isso que o preço é, na maioria das vezes, maior que o dos livros estrangeiros!
    Enfim...é a nossa realidade, infelizmente.

    Beijos e amei a postagem
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil, que bom que você tocou nesse assunto. É bem verdade que existe preconceito quando se trata de livros de autoria nacional, não preciso ir muito longe para ver isso. Eu mesma era assim. No começo do ano comecei a ler resenhas de livros nacionais em alguns blogs, que descreviam histórias incríveis sabe, então comecei a me questionar. Porque eu sempre procuro livros estrangeiros?
    Decidi mudar isso e conhecer o trabalho de alguns. Até o presente momento, não me dei bem com apenas um livro, mas foi mais pela história sabe, do que por ser nacional.
    Eu sempre gostei dos livros antigos como Dom Casmurro, Helena, Senhora, O Guarani, e tinha em mente que não existiam mais livros assim por aqui. Quão tola eu fui. Não acredito em como eu era mente fechada.
    Sobre os preços que você citou, é bem assim que acontece. Acredito que falta incentivo sabe, para as pessoas conhecerem mais as obras nacionais. Se houvesse uma procura maior por literatura nacional, tenho certeza que o investimento por parte das editoras também seria. Espero que essa situação mude com o tempo.
    Espero conseguir influenciar o máximo de pessoas no blog a lerem mais. Afinal de conta, nosso Brasil é cheio de talentos né.
    Gostei do ponto que você levantou.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  20. Eu, particularmente, gosto de livros nacionais e livros de autores estrangeiros. Sei que existe resistência em relação ao conteúdo produzido aqui no Brasil e acho importante incentivar a leitura nacional (seja de autores conhecidos ou desconhecidos). Mas acima de tudo acho que é importante agir com respeito, se alguém não gosta de ler fulano de tal, tudo bem, é a opinião dessa pessoa. Só não concordo com o pré-julgamento de algo que nem se conhece.
    Achei bem interessante as questões levantadas nessa postagem.
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  21. Olá, Silvana!
    É uma discussão delicada, mas comigo funciona da seguinte forma:

    O livro precisa me atrair. A sinopse precisa me instigar. A gente está vivendo um momento em que publicar livros está sendo muito fácil. As pessoas escrevem e postam, mas ainda não estão preparadas para receber criticas. Então eu penso: eu não vou ler um livro de uma pessoa que não vai aceitar a minha opinião aponto de tentar melhorar. Se você acha que o que você faz é absoluto e praticamente obriga as pessoas a gostarem as pessoas também não vão querer ler sua história porque vai ler isso para o lado pessoal.

    Disse isso apenas como dois exemplos para dar sobre porque a literatura nacional ainda tem tanto preconceito.

    Você falou da falta de profissionalismo de alguns autores e eu concordo; falou sobre o valor e eu concordo.

    Mas concordo também que assim como há livros estrangeiros que não são tão bons, há livros nacionais que não valem o tempo e a atenção. Principalmente nesse momento Booom, onde istórias aparecem a todo o momento e todas elas caem num clichê e uma mesmice profunda e nada criativa que acaba por não estimular as pessoas.

    Sou a favor da leitura nacional SIM, mas sou a favor de selecionar o que vai ler também.

    BJux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oii, Sil!

    Bom, já ouvi muita gente dizer que não lê nacionais, mas, neste caso, não é nem pelo preço dos livros: é pelo simples fato de terem preconceito mesmo, rs.

    Nem todo livro nacional que você ler, você vai gostar. Assim como nem todo livro estrangeiro, também. É uma questão de gosto pessoal mesmo.

    Dias atrás, vi uma pessoa comentando no Facebook que "80% dos livros nacionais são ruins". Como assim? A pessoa já leu todos os livros brasileiros para fazer essa estimativa? rs

    É justamente o tipo de preconceito que devemos quebrar. O livro tem que ser bom para mim, independente de ser nacional ou não.

    Ah, e sobre o valor do livro, tenho que concordar. O valor da gráfica é muito alto, por conta da baixa tiragem.

    E o problema não é só esse: capistas profissionais são caros, revisores, etc.

    O serviço completo para se produzir um livro, é um absurdo.

    Abraços,
    Ju
    rainhadaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo