31 dezembro 2016

Retrospectiva Literária 2016


Essa é uma postagem coletiva organizada pelo blog Pensamento Tangencial. Esse é o quinto ano que estou participando. Quem quiser conferir as minhas respostas do anos anteriores é só clicar no ano. 2012, 2013, 2014, 2015.

A aventura que me tirou o fôlego:
Escolhi Unidos Somos Um para homenagear a série toda. Foi uma aventura acompanhar essa série e esse livro veio fechar com chave de ouro uma série que foi maravilhosa.
O terror que me deixou sem dormir: As gêmeas do gelo além de me tirar o sono me deu pesadelo também.  Cheguei a sonhar com as meninas da capa hehe.
O suspense mais eletrizante: Não fale com estranhos também está aqui como uma homenagem ao mestre do suspense. Tem como não roer as unhas e desgrudar do livro do Harlan antes de saber o final?
O romance que me fez suspirar:  Um perfeito Cavalheiro é maravilhoso e o meu favorito da série Os Bridgertons. Tem como não suspirar em um romance a lá Bela e a Fera?


A fantasia que me encantou: Trama apesar de ser uma história de um livro só, é uma fantasia que encanta, por isso escolhi ele entre muitos outros do gênero que li esse ano.
A saga que me conquistou: As Sete Irmãs me ganhou por sua história tão complexa e tão bela. E olha que só li três livros até agora.
O clássico que me marcou: O Sol é para todos é um livro com um tema tão forte mas que visto pelos olhos de uma criança se torna algo leve e comum, que aliás deveria ser sempre.
O nacional que adorei: Quando o amor bater à sua porta me ganhou pela beleza da escrita da Samanta.


O livro que me fez refletir: Quarto foi outro livro com tema forte contado pelo ponto de vista de uma criança e que me fez refletir em vários assuntos.
O livro que me fez rir: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática é daqueles livros que você ri do começo ao fim e se torna livro favorito.
O livro que me fez chorar: Aonde quer que eu vá acabou comigo. Quando menos se espera tem aquele baque, mas é uma história linda e que merece ser lida.
O livro que me decepcionou: As sete vidas do amor era um livro que prometia tanto mas ficou só na promessa.


O livro que me surpreendeu: O segredo dos elfos me surpreendeu pela grandeza da história que a autora conseguiu contar em poucas páginas.  Ele é um exemplo de que para uma história ser boa não é necessário ter trocentos livros e ser série.
O livro que devorei: A Rainha Vermelha todo mundo detonou nas resenhas e quando li o livro acabei lendo numa sentada de tanto que gostei.
O livro que abandonei: Não abandonei porque era de parceria e não sou dessas de deixar um livro pela metade. Mas Dias Nublados foi um dos piores que li esse ano.



A capa que amei: Não consigo escolher entre as duas. Nove regras e A Filha da Floresta são perfeitas.

 

A capa que detestei: Will e Will achei tão sem graça. Igual a história aliás.
O thriller psicológico que me arrepiou: No Escuro me deixou sem unhas de tanto nervoso que me deu.
A frase que não saiu da minha cabeça: "E percebi... bem agora... que Deus nos dá a parte feia para que possamos dar valor à parte bonita da vida." O lado feio do amor
O(a) personagem do ano: Sammie, de O livro de Memórias foi um personagem que me marcou.

 

O casal perfeito: Tenho que indicar aqui um casal que o povo insiste em querer separar, mas que agora no oitavo livro entre idas e vindas do passado, com o presente sendo modificado, podemos ver o quanto eles se amam e como foram feitos um para o outro: Rony e Hermione

 

O(a) autor(a) revelação: Babi A. Sette é uma autora que sempre tive vontade de ler e finalmente consegui ler esse ano e me surpreendi com o quanto ela envolve o leitor com suas histórias.
Melhor blogueiro(a): Gislaine Oliveira com certeza foi a melhor blogueira esse ano.  Faço questão de acompanhar suas postagens porque sei o quanto ela é verdadeira. Sem falar que é uma escritora excelente.
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Julia Quinn e Mary Balogh empatadas com 5 livros cada.



O gênero literário que mais li: Acho que deve ter sido os romances de época, gênero que virou meu favorito esse ano hehe
A melhor editora: Apesar da DarkSide ter publicado os livros com as edições mais caprichadas, meu voto vai para a Arqueiro, porque além das edições muito bem feitas, o conteúdo é ainda melhor. Sem falar que ela é imbatível no meu gênero favorito: os romances de época.

 

O melhor livro que li em 2016: Não vou conseguir escolher entre os dois. Foram os melhores que li esse ano.

 

Li em 2016: Consegui bater minha meta de 200 e passei. Consegui ler 6 contos, 1 Mangá e 218 livros
A minha meta literária para 2017 é: Vou de 200 de novo para não me decepcionar se não conseguir passar disso hehe






19 comentários:

  1. Oi Sil,
    Tbm adorei a série Legados de Lórien e realmente Unidos Somos Um fechou com a chave de ouro. Agora é esperar pelo spin off.
    O Sol é Para Todos é incrível mesmo. Um dos meus livros preferidos da vida.
    Quarto esta na minha lista de desejados, mas ainda nao encontrei uma boa promoção para comprar.
    Li O Livro de Memórias no espírito de dar uma chance e me surpreendi demais com a estória. A Sammie realmente é uma protagonista incrível.
    Parabéns por ter alcançado a meta!! Esse ano acabei reduzindo meu ritmo de leitura e não alcancei minha meta.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    FELIZ 2017!!!!
    Concordo com você em muitos aspectos. A Arqueiro foi realmente a melhor editora do ano, os romances de época são tão incríveis.
    'O Lado Feio do Amor' também demorou para sair da minha cabeça.
    Rony e Hermione é tão amorzinho! <3
    Adorei sua retrospectiva!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil
    Os romances de época são os melhores né, acho que este ano que passou teve muita coisa bia e sem dúvida a editora Arqueiro foi a melhor.
    Eu li poucos nacionais....

    Feliz Ano Novo.
    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Sil! Esse ano o livro que mais me chamou a atenção foi A Rainha Vermelha, eu tive curiosidade o ano inteiro e nem toquei no livro! Também reparei na quantidade e qualidade dos romances de época que vi por aqui e nas livraria, muitas coisas na listinha! Metade do ano me dediquei ao tcc, entao foi só livros para ele, de resto nao li muito D: me perdi no ritmo ;-;

    Feliz Ano-novo! bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Realmente a Gi é uma super blogueira! Eu amo acompanhar tudo que ela fala.
    Eu adorei a capa de Nove Regras... Linda demais!
    Feliz Ano Novo!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Ola Sil, tudo bem?
    Caramba, 200 livros?! Arrasou! Hahaha
    Foram ótimas leituras, pretendo ler em breve "A passagem", todos dizem que é muito bom.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!

    Essa retrospectiva é tipo um Oscar, adorei! Um perfeito Cavalheiro não é meu preferido da série, mas sem dúvida é um livro que adoro! Aliás, Julia Quinn esteve tb bem presente no meu ano, assim como a Mary, Sarah e a Loretta! <3 E super concordo com a escolha da Gih! Também sempre acompanho as postagens dela!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Que boa retrospectiva esta :) Que tenhas um bom ano
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem? Feliz Ano Novo!
    Eu quero muito, mas muito mesmo ler O Sol é Para Todos, e desse ano não passa (rsrs).
    Quero conferir os livros da Babi também, estou com um bom pressentimento em relação as obras dela.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua retrospectiva!! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  11. oi, oi.

    gente, como assim 200 livros? isso é possível, Deus?! parabéns!!! sempre gostei de ler, mas o máximo que consegui foram 60. me apego demais as histórias e sempre tenho que ficar uns dias sem ler algo pra 'curtir' a ressaca literária. parabéns novamente.

    muitos dos livros que tão na tua retrospectiva estão na minha listinha pra 2017, como é o caso de "Will & Will". amei as resenhas que já li sobre ele. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Nossa queria ter lido bastante assim.
    Acho que também a Babi foi uma surpresa pra mim esse ano, junto com a Agatha pq conhecia a escrita dela em 2016 tb haha
    Mds eu ia ter um treco se sonhasse com essas gêmeas creepy...na verdade meu lado escorpiano ficou doido pra ler esse livro HAHA

    Tenha um lindo 2017.
    Que seus dias sejam prósperos, sábios e saudáveis ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Adorei a retrospectiva! Sua personagem favorita é de um livro que eu preciso ler "o livro de memórias". Acho a história muito forte :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa Sil, amei esse post....
    Tenho que falar da editora Arqueiro é a segunda postagem que leio hoje falando que ela foi a melhor editora, que bacana isso.
    Nunca li nada do Harlan Coben estou com um livro para ler esse mês espero que isso realmente aconteça, Quarto li há muitos anos atrás e até hoje fico emocionada quando lembro dele, também foi um livro favorito, estou com muita vontade de ler As gêmeas do gelo já li muitos blogs falando bem dessa leitura.
    Um grande beijo

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Muito legal essa retrospectiva, adorei ver um "resumo" das suas leituras. Quero muito ler "O livro de memórias" e "O lado feio do amor".

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  16. Oiee, menina quanto livro bom hein? também li muitos da arqueiro esse ano, a maioria romances, e espero que 2017 traga muitos mais!

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil! Estou passando para ver as suas respostas da Retrospectiva. :D
    Eu também não gostei de Will e Will. Na verdade, dificilmente gosto de algum livro adolescente...
    Morro de vontade de ler "O sol é para todos". Está há anos na lista de desejados...
    Obrigada por ter participado de mais uma Retrospectiva!! Você já é membro vip!! Hehe
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  18. Siiiiil, mulher, já li essa postagem várias e várias vezes, mas só agora consegui comentar. Que vergonha :3 :O
    Fiquei muito feliz em ver meu nominho ali como blogueira. Sei que você acompanha muitos blogs incríveis, então ter sido citada por você foi algo maravilhoso =D
    Eu também li muito em 2016, mas confesso que 2017 nesse sentido está sendo devagar hahahha. Mas tudo bem. Muitas coisas mudaram e na verdade acho que quase tudo foi para melhor, então não vamos reclamar se a meta não for alcançada hahahha Trama é um livro tão legal né? Pena não ser tão conhecido :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Patravi ScubaTec rolex replica è la collezione di orologi da sub di fascia alta Carl F. Bucherer con sede a Lucerna. Attualmente è il modello orologi replica Carl F. Bucherer il più popolare tra gli appassionati di orologi. Come nel caso di molti orologi di lusso che si sforzano di esplorare replica rolex nuovi design, il Patravi ScubaTec non è stato un successo immediato quando è stato originariamente rilasciato quasi un decennio repliche rolex fa. Oggi, poiché Carl F. Bucherer riporta gran parte della sua attenzione commerciale verso l'Occidente (compresi Europa e Stati Uniti), imitazioni rolex modelli come Patravi ScubaTec (ci sono molte varianti dell'orologio a questo punto) saranno quegli orologi che attirerà molta attenzione. Oggi rolex falsi rivedo un acciaio Patravi ScubaTec bicolore in acciaio e oro rosa 18 carati con un quadrante blu brillante che è il replica orologi riferimento 00.10632.24.53.21.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo