14 dezembro 2016

Falando sobre. ..

... fazendo um leitor

Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: eu não gosto de ler; ler me dá sono. Pois bem, eu resolvi que nesse ano eu ia "converter" pelo menos uma pessoa. Escolhi um alvo, minha amiga Cláudia, e coloquei o plano em prática. Primeiro perguntei porque ela não lia e ela me disse que preferia assistir. Então perguntei o que ela gostava de assistir e ela disse que gostava muito de filmes de suspense e de romances. E calhou dela ter acabado de assistir a Cinquenta tons de cinza. Pensei é esse o caminho. Perguntei: "você já tentou ler o que você gosta de assistir? Não quer tentar ler Cinquenta tons?" Ela concordou, e leu os três livros em menos de quinze dias. Isso de uma pessoa que nunca tinha lido um livro na vida.

Então ela me disse: "preciso ler outros' e foi assim que comecei a emprestar meus livros chick-lit. Primeiro foi O noivo da minha melhor amiga e a continuação, e depois fui emprestando todos os livros que viraram filmes que eu tinha aqui. Dai um dia perguntei se ela gostava de romances de época e ela disse que nem sabia o que era. Então emprestei O Duque e Eu e ela não parou mais. Leu todos os que estavam na minha estante e até passou a perna em mim e já leu antes o último livro da Julia Quinn. Também emprestei As gêmeas do gelo, que ela adorou. E nessa brincadeira foram quase trinta livros nesse ano, muito mais que algumas pessoas que se dizem leitores. E o ano ainda não terminou.

Porque estou fazendo essa postagem? Primeiro para te incentivar a fazer novos leitores. Não desista, é tudo questão de encontrar o livro certo. Vai ter gente sim que não vai querer ler, mas vai ter muitos outros que só falta alguém incentivando.  E mesmo que a pessoa pegue para ler só para não te chatear, quem sabe ela pega o gosto e não para mais igual a Cláudia hehe. E em segundo lugar resolvi escrever isso porque vocês viram o que fez ela começar a ler? Sim foi um livro que muita gente torce o nariz e nem considera como livro.

Por isso, vamos acabar com o preconceito. Não interessa se vai ser um livro erótico, ou se vai ser um livro de alguém famoso no YouTube ou na televisão. O  importante é despertar o amor pela leitura nas pessoas. Depois que pegou o gosto não tem como tirar mais de dentro da pessoa aquela vontade de ler. E sem falar que você vai ter mais uma pessoa para você comentar sobre os livros que tanto ama. E é tão prazeroso você ver alguém lendo algo que você indicou. Espero que tenham gostado da postagem e façamos novos leitores.



Cláudia lendo na hora do almoço



21 comentários:

  1. Oi, Sil.
    Que boa ideia, hein?
    Gostei muito. Deve ser uma sensação muito legal ver alguém lendo um livro que você indicou e ainda mais alguém que nunca leu e afirmava que não gostava de ler.
    Vamos tentar passar isso pra frente e quem sabe de um em um vai se criando novos leitores.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Verdade o que vc disse, ás vezes a gente se preocupa em indicar O LIVRO, sendo que na verdade o gosto e estilo da pessoa não tem nada a ver com aquilo que queremos que ela leia, aí fica dificil, fica igual a época da escola em que nos faziam ler livros que não queriamos. Acho que um pouco do preconceito que certas pessoas tem com os livros começa justamente daí. Muito legal essa sua iniciativa, espero que em breve vc tenha uma larga lista de convertidos...rsrs

    Beijokas

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu como estudante de biblioteconomia tenho como dever incentivar a leitura, mas isso é algo que sempre gostei. Ler é muito bom e todos deviam ter essa experiência.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Fiquei impressionada, o que você fez merece aplausos. Pode parecer que não, mas a leitura é muito importante, não é só um lazer. E você usou a estratégia certa para a Cláudia, pois acredito que todo livro tem o seu leitor como você provou. Ótimo exemplo a ser seguido!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei sua postagem e amei sua iniciativa. Ano passado tornei meu namorado um leitor e agora ele lê mais que eu. Ele até já fez uma resenha lá no blog.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Muito legal sua ideia e seu relato. Apesar de ter ciúme, adoro emprestar livros! Dá uma sensação tão boa saber que você está contribuindo para alguém ler mais ou começar a ler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil.
    Que post maravilhoso. E que coração bom para emprestar livros, o último que emprestei faz um ano agora que não vejo mais rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  8. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu tento incentivar a minha mais nova irmã a ler porque ela não lê nada a não ser a bíblia. Como ela não tem muita fluência demora um pouco mais para ler outros livros e eu já falei para ela que era necessário criar desenvoltura nessa parte, adquirir velocidade que só consegue com o hábito e o tempo. Ela se arriscou a ler Flor de Cerejeira porque nós tínhamos feito um acordo de ela ler uma obra minha. Eu decidi optar por uma estória mais feliz porque o livro que ela ia ler antes era triste e sei que ela não se dá muito bem com estórias desse tipo. Então ela leu Flor de Cerejeira em poucos dias. Fiquei impressionada - até porque ela ganhou um livro de bem poucas páginas, acho que cem, mas ainda nem terminou. Enfim, ela tá pensando qual outro livro meu ela vai ler ahaha. Ganhei uma leitora. *-* Só a outra gêmea que já lia meus livros.
    Ótimo post.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem?

    Que atitude bacana a sua, adorei! Eu geralmente faço isso com os adolescentes a minha volta e quando menos percebo já virei a tia dos livros, mas tenho minhas falhas e meu marido é uma delas. Preciso encontrar ainda algo que ele goste bastante!!

    Parabéns pelo incentivo <3 Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Que legal o que você fez. É tão bom ver as pessoas descobrindo o prazer da leitura, seja criança ou adulto. O importante é descobrir. Parabéns.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?

    Adorei a sua iniciativa, se cada pessoa fizer isso com um amigo, logo mais teremos muito fanáticos por leituras e isso só ajudará nosso país a crescer.
    Tentei fazer isso com a minha amiga e não deu muito certo. Ela assistiu o filme de Cinquenta tons de cinza e gostou, perguntei se ela queria ler o livro e ela falou que sim. Presentei-a, mas ela não conseguiu fluir na leitura. Já desistido de tentá-la convertê-la, mas com seu post fiquei totalmente animada e irei fazê-la ler algum livro completo, pode ter certeza hahaha

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    que coisa maravilhosa essa a que você fez, espalhar a leitura desse modo é a mais divina forma de culturalizar novas pessoas. Estou realmente encantada com esse gesto, pensando em aderir ao "movimento" e quem sabe fazer mais alguém entrar para o mundo da leitura.
    Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  13. Super concordo com você, não importa o estilo literário o que vale é despertar a vontade de ler! Mas também acho que as pessoas devem se aventurar em outros estilos literários aos poucos! Beijo

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem ?

    Adorei sua iniciativa, é sempre bom ter amigos que gostam de ler, assim dá para compartilhar um pouco sobre os livros que você já leu!!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que delícia, Sil!!!!
    Esse ano eu "converti" o meu sobrinho, depois de muito tempo tentando. Ele ainda joga videogame e fica no celular/tablet/e afins, mas agora não preciso perguntar quando ele vai dar um intervalo para poder ler um pouquinho... ele mesmo para sozinho e lê. Ele está todo feliz com a coluna dele lá no blog, fala que é muito legal! Ano que vem vou tentar "converter" minha melhor amiga, vamos ver se eu consigo! Hahahah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    parabéns pela iniciativa, adorei o post!
    Eu já tentei fazer isso com meu marido, mas não deu mto certo rsrsrs

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    O noivo da minha melhor amiga é livro também? E ainda tem continuação? Gente eu não sabia disso, eu só tinha assistido ao filme, agora fiquei com vontade de ler e gostei do trabalho que você fez com a sua amiga. Você está super certa. Temos que fazer as pessoas tomarem gosto pela leitura mesmo e incentivar para que hajam mais pessoas inteligentes e assim diminuiremos a ignorância no país. Bela iniciativa.
    Aproveitando pra seguir seu blog e acompanhar as próximas novidades.
    beijinhos.


    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil.

    Parabéns pelo incentivo, realmente às vezes o que as pessoas precisam são de uma mãozinha para descobrir o amor pela leituras, e nós "leitores" devemos incentivar mais as pessoas que estão ao nosso redor, já estou escolhendo algumas pessoas aqui para fazer de "vitima" rsrs.
    Quanto à Claúdia parabéns e seja muito bem vinda ao mundo literário, e uau 30 livros começou muito bem o ano que vem chega aos 100 fácil rsrs.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  19. Oi querida,
    É tão bom quando você incentiva alguém a ler. Sempre encontro amigas que lê apenas aqueles livros que vão para o cinema, mas nunca param, para prestar atenção o quanto aquilo é bom. Elas apenas leem para não dizer que não leem nada, entende?!

    Adorei o que você fez, e vou incentivar crianças e familiares a ler também.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sil.
    Nossa, que trabalho bonito você fez. É maravilhoso conseguir converter um não-leitor em leitor. Espero que a Cláudia continue lendo e se apaixonando ainda mais pela literatura.
    Ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo