03 dezembro 2016

Resenha | O Livro de Memórias - Lara Avery

Livro: O Livro de memórias
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto, Drama
Autora: Lara Avery
Editora: Seguinte
Páginas: 392
Ano: 2016

Resenha: 
"Você sou eu, Samantha Agatha McCoy, em um futuro não muito distante. Estou escrevendo para você. Dizem que minha memória nunca mais será a mesma, que vou começar a esquecer as coisas. Só um pouco no início, depois muito. Então estou escrevendo para lembrar."

Sammie sempre soube o que queria para sua vida, e tem tudo planejado para chegar ao seu objetivo. Ela nunca foi a garota popular, nem amigos ela tem, e seu corpo é considerado fora do padrão de beleza. Mas isso nunca importou, já que o que ela precisa para vencer na vida está dentro da cabeça dela e funciona muito bem: sua excelente memória. Desde pequena, só bastava uma olhada em um trecho de algum livro e ela podia repeti-lo palavra por palavra. Com isso era como se ela fosse uma enciclopédia humana de feras míticas e veículos espaciais cientificamente impossíveis, assunto que muito lhe interessava. Mas aos quatorze anos sua mãe lhe obrigou a participar de um clube, e o primeiro que ela viu em uma feira de clubes, foi o clube de debates.

Foi ai que tudo mudou. Os debates fizeram ela perceber que não era preciso se perder em mundos inventados para conhecer a vida fora de Upper Valley. Os debates fizeram ela acreditar que podia ser ela mesma e ainda fazer parte do mundo real. Então ela usou de sua memória e sua recém descoberta para planejar seu futuro. Primeiro ela vai vencer o torneio nacional de debate e depois ela vai para a NYU, universidade em que ela já conseguiu uma bolsa de estudos por sua capacidade de memorizar, onde vai se tornar uma grande advogada e finalmente morar em uma cidade grande. Mas o destino não quis assim. A dois meses ela procurou um médico depois de não conseguir movimentar os olhos para cima. E o que ela pensou ser apenas uma enxaqueca, virou semanas de exames e por fim o diagnóstico: NP-C, uma rara doença genética.

Essa doença acontece quando o tipo errado de colesterol se acumula no figado e no baço e, como consequência, ocasiona uma série de obstruções no cérebro. Seu corpo vai começar a se degenerar aos poucos, seus órgão e músculos vão enfraquecer, mas o que mais a preocupa, e é como se fosse retirado seu chão, ela vai sofrer de demência. O que até então era seu trunfo para que tudo desse certo na sua vida, não vai mais lhe pertencer. Sua memória não será mais sua. Por isso ela tem a ideia de escrever em seu notebook toda e qualquer tipo de informação que ela ache essencial para que seu eu no futuro não perca o foco de seus objetivos. É assim que conhecemos Maddie, sua parceira de debate, Stuart, um jovem escritor por quem Sammie já foi apaixonada e Cooper, que antes de virar o rei das festas, podia ser considerado um amigo. E enquanto conhecemos mais da Sammie, dos seus amigos e da sua família, vemos a luta de uma jovem contra uma doença que não tem cura.

Até o momento não me dei bem com livros que abordem algum tipo de doença. As pessoas falam que choram, se emocionam e eu fico lá lendo sem sentir um nadinha de nada. Sei que é terrível o que está sendo descrito ali naquelas páginas, mas não consigo me envolver, é apenas mais uma história. Mas com O livro de Memórias, isso foi bem diferente. Eu entrei na história, eu era a Sammie, eu vivi junto com ela todos aqueles momentos. Eu senti sua fé inabalável de que ela ia conseguir, independente do que todos achavam e diziam, Eu desmoronei com ela quando ela teve o primeiro episódio de esquecimento. Eu sofri quando ela finalmente percebeu que não ia conseguir fazer tudo o que ela tinha planejado e finalmente eu chorei por ela e por todos as pessoas que passam por alguma situação semelhante. Essa é daquelas histórias que a gente pensa, porque com ela? Com tanta gente ruim no mundo, porque justo alguém, tão bom e especial que foi ter essa doença? Infelizmente vou ficar sem essa resposta.

A história é contada pelo ponto de vista da Sammie, por isso acho que é ainda mais difícil acompanhar a história. E fica impossível não pensar a todo instante e se fosse eu? Já disse algumas vezes em outras resenhas que fulana ou ciclana é um personagem forte, mas é porque eu não conhecia a Sammie ainda. Se tem uma palavra para descrevê-la, é essa. E não posso deixar de citar os dois garotos, Stuart e Cooper, sim temos um triângulo amoroso. Me apaixonei pelos dois e me vi sendo incapaz de escolher um entre eles. Imagine a Sammie então, que ainda por cima estava passando por tudo aquilo. A capa do livro é perfeita e a editora caprichou na edição. Recomendo o livro com certeza. Além da carga emocional,  ainda aprendemos mais um pouco dessa coisa tão difícil chamada vida.

Nota: 





21 comentários:

  1. Oi Sil!!

    Eu não li o livro, mas pela sua resenha é uma história lindíssima, com uma personagem encantadora. Acho que minha leitura será com muitas lágrimas e emoção!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas já vi que ele é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sim, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro mas é a primeira resenha que li. E depois de uma resenha tão positiva assim fica difícil não querer ler.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Essa capa sempre me chamou a atenção.
    Adorei a dica, quero ler logo!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oláaaa Silll. Não conhecia o livro, mas com uma resenha dessas não tem como esquecê-lo não é mesmo? Gosto muito de livros que levam esse tipo de trama que envolve memórias/doença, acho que se o autor for muito bom, consegue fazer a leitura ficar muito real com algo que é tão próximo da gente.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que se eu fosse ela também ia começar a anotar minhas memórias :(

    Bjinhos,
    ❥AmigaDelicada.com ❥Facebook ❥Instagram ❥Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Posso dizer que eu estou louco pra comprar?

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Este livro é muito bom, acho que a abordagem foi bem realista e a forma como a Sammie age é tão humana que fica difícil não se envolver.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil.
    A outra Sil (hahaha) lá do Blog leu e favoritou também. Ela amou o livro e eu consegui sentir a emoção que é só de ler a resenha.Que bom que você entrou na história e sentiu cada detalhe, diferente dos outros que você disse que apenas lê e não sentiu nada.
    Isso de não sentir nada aconteceu comigo em muitos livros e acho que me sinto uma extraterrestre, pois enquanto muitos amam eu não sinto nadinha.
    Quero muito ler. Se eu tivesse tempo teria solicitado da editora, como não deu, a Sil leu no meu lugar e ficou muito feliz, claro rs.
    Amei a resenha :D

    ResponderExcluir
  10. Caramba! Esse livro parece ter uma história bem forte. Gosto muito de livros assim, porque eles nos fazem pensar, nos fazem ver como a vida é bela e precisamos aproveitá-la e agradecer por tudo. Gostei muito da dica!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Adoro essa capa e o livro já me conquistou ai! Agora com essa resenha fico com ainda mais vontade de ler! Caramba, parece ser uma história muito abaladora! Meu core vai amar! ótima resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage - twitter - instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil

    Oba, que bom que você gostou! Eu solicitei esse livro em setembro, mas não consegui ler ainda. Que bom também que dessa vez você conseguiu se envolver com o drama da personagem. Como temos gostos parecidos, sua resenha me animou, acho que vai ser uma boa leitura. Estou torcendo!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Gente, que capa linda mesmo. Compraria só por ela haha
    Mas, apesar de triste, fiquei curiosa com a história da Sammie e pode já sentir um pouco de sua dor. Não gostaria de perder parte das memórias, acho que é daquelas histórias que nos faz, se colocar no lugar do personagem mesmo. Espero gostar!

    tenha uma ótima semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Já li uma resenha desse livro e adorei demais. Com a sua indicação, só aumentou a minha vontade de ler. Deve ser muito bom mesmo! Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  15. Nossa Adorei, Ele Parece ser muito Bom..
    Amo Livro de Drama..

    Beijos

    https://apegoamaternidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Parece emocionante essa história. Não conhecia muito, mas a resenha me deixou curiosa :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil, tudo bem?
    Uau, que história pesada!
    Achei incrível o tema, mas já fiquei arrepiada lendo a resenha. Acho que morreria chorando hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Olá, essa foi a primeira resenha que li desse livro e já me encantei por ele. Pelas suas palavras já comecei a imaginar a situação vivida pela personagem que tinha tantos planos que serão frustrados.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana!
    Eu já sou do tipo que se emociona com livros que abordam algum tipo de doença. Esse já estava até na minha lista de desejados. Que bom que a história conseguiu te agradar e te emocionar. Imagino mesmo que seja impossível ler e não se colocar no lugar da personagem, não gosto nem de pensar na possibilidade de perder minhas memórias.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  20. Que livro é este?!! Que estória emocionante e cativante!! A Sammie é uma guerreira, uma pessoa que sabe viver o momento, forte, determinada!! Fiquei super querendo ler este livro, conhecer os personagens, saber como termina esta estória. Sem dúvida esta é uma narrativa inspiradora, principalmente para mim!! Gostaria muito de ler, apesar de saber que eu irei me emocionar muito!!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo