08 dezembro 2016

Resenha | Harry Potter E A Criança Amaldiçoada

Livro: Harry Potter E A Criança Amaldiçoada
Série: Harry Potter #8
Gênero: Fantasia, InfantoJuvenil
Autores: J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Editora: Rocco
Páginas: 352
Ano: 2016

Resenha:
Conheci Harry Potter quando eu já tinha meus 22 anos, velhinha já hehe. Meu sobrinho pegou emprestado na biblioteca da escola e disse que era bom e se eu queria ler. "Mas é um livro infantil", ele falou. Eu li o primeiro capítulo de Harry Potter e A Pedra Filosofal e foi o que bastou para meu coração se encher de amor pela história criada pela JK. Li o primeiro livro fascinada e como meu sobrinho demorava mais do que eu para ler, sofri à espera dos próximos volumes. Na época, só tinha até o quinto livro na biblioteca. Foi então que comecei a comprar os livros e finalmente li o sexto livro. Mas o sétimo ainda não havia sido lançado e foi um sofrimento esperar pelo último livro e pela finalização dessa história que eu já amava com todas as minhas forças. 

Quando finalmente anunciaram o lançamento, eu deixei encomendado em uma livraria aqui da minha cidade e quase tive um treco quando a moça me ligou falando que podia ir buscar no dia seguinte. Quase dormi na porta da loja na verdade. E para ajudar, amanheceu chovendo, mas quando a loja abriu, eu fui a primeira a pegar meu exemplar. Já fui lendo no ônibus e terminei ele no dia seguinte. Então me emocionei, chorei, sofri, amei. Mas o pior de tudo era saber que tinha terminado e nunca mais ia adentrar naquele universo. Mas ainda dava para comentar com os outros fãs. Esperei uma amiga e meu patrão terminarem de ler e conversamos muito sobre tudo. E ainda tinha os filmes que não haviam sido lançados. Só que chegou uma hora que tudo terminou.

Mas então anos depois, eis que surge um oitavo livro. Fiquei querendo ler e não querendo ao mesmo tempo. Queria ler porque qualquer coisa era melhor que nada, mas o medo de me decepcionar era enorme. Então vieram as resenhas. Umas super positivas, outras muito negativas e a dúvida sobre ler persistia. Então chegou a Black Friday e comprei o livro. Peguei ele em mãos e me deu aquele aperto no peito. A saudade era tanta, mas o medo era na mesma quantidade. O enredo gira basicamente em torno de dois grandes amigos, Alvo, filho do Harry e Escórpio, filho do Draco, tentando consertar um dos "erros" cometidos por Harry, a morte do Cedrico. Para isso eles viajam no tempo escondido de seus pais.

A primeira decepção veio na forma de como o livro é escrito, em forma de roteiro de teatro. Mesmo já sabendo que seria assim, não consegui evitar aquela pontinha de decepção por ver algo tão raso de uma história que amo tanto. Faltam os sentimentos, as emoções. Infelizmente não passa nem perto de ser a mesma coisa. Eu até já li livros escritos dessa forma, mas acho que por ser continuação de algo que eu amo tanto, esperava bem mais e acabei me decepcionando. Depois veio o Alvo. No final do sétimo livro imaginei que aquele garoto seria incrível. Imagine você herdar o nome do Dumbledore e do Snape, dois personagens sensacionais. Mas como diz a referencia ao nome do livro, o que poderia ser uma benção, acabou sendo uma maldição. Odiei ele e quase parei de ler.

Depois de passado a decepção inicial, comecei a aproveitar a leitura. Depois claro que me obriguei a ver a história como se fosse uma fanfic, porque infelizmente não consegui ver um tiquinho que seja de nenhum dos personagens que tanto amo. Rony, um dos meus favoritos da série, foi transformado em um figurante bobāo e a Hermione, cadê aquela menina inteligente que eu conhecia? Ninguém perde a inteligência porque envelheceu não. Nunca que alguém ia roubar qualquer coisa que fosse dela e ainda mais da forma que foi. A McGonagall então virou uma frouxa. O único que lembrou, assim bem de longe,  foi o Harry, mas bem de longe. O Draco também não tem nada a ver com o antigo. Dos outros não posso dizer nada, porque eles simplesmente foram ignorados na história.

Então isso quer dizer que eu não gostei? Mas dei quatro estrelas, como assim? Sabe como é né, é o mesmo universo, então mesmo tendo me decepcionando e muito, ainda é bem melhor do que muita coisa que eu já li. Então eu gostei. Mas vou fingir que o livro terminou no sétimo. Recomendo que você leia por sua conta e risco. Sei que para os fãs fica impossível não querer ler. E quem sabe a sua opinião é diferente da minha. Quanto a edição apesar de linda, o formato é diferente dos livros da primeira edição, ele é maior, por isso fiquei chateada com isso também hehe. Mas enfim valeu o dinheiro gasto, já que comprei em promoção hehe.

Nota:






19 comentários:

  1. Oi, Sil.
    Estava muito ansiosa por esse livro, mas depois que li tantas criticas negativas acabou que desanimei.
    Talvez eu leia em outro momento, por enquanto ainda não me conquistou.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Sil, já comprei esse livro porém como nunca tinha lido a série HP ele ficará para o ano que vem, acabei de ler o terceiro vou pegar Cálice de fogo...enfimmm
    Infelizmente tem muitas resenhas negativas desse livro, mas como vc disse e o mundo de HP né ♥

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Estou louca por esse livro <3
    sou apx por Harry!!!

    Vou comprar, é o jeito. Estava esperando ganhar de natal, mas pelo que to vendo ninguém vai me comprar nada kkkk
    beijos, jeh
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu estou que nem você estava, será que leio ou será que não.. Essa leitura como peça de teatro não sei se vai me agradar também.. tenho medo kkk. Por enquanto estou adiando..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil! Tudo bem?
    Eu parei de ler HP no quarto livro. Achei que começou a ficar muito pesado... mas quem sabe um dia não volto a ler? Sempre que revejo os últimos filmes eu acabo ficando com vontade de retomar a leitura, rs.
    Não tenho muito interesse em ler esse, acho que em alguns momentos o autor tem que simplesmente parar para não estragar um sucesso criado, mas sei que essa notícia agradou muitos fãs, então deve ter valido a pena.
    Que bom que você o comprou com desconto, mas bem chato o fato dos personagens terem mudado tanto..
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Vi muitos fãs decepcionados assim como você. Eu realmente não tenho interesse em lê-lo, mas a curiosidade está gritando e querendo que eu faça a leitura. Não sei o que esperar. Já li peças teatrais (escrevi também) e gostei. Talvez a leitura me agrade. O que mais me deixa receoso é essa distorção que os personagens sofreram; não parecem os mesmos. Isso realmente me deixa com um pé atrás.
    ótima resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii Sil!!
    Eu nunca li Harry Potter, mas ultimamente estou desejando demais, então vou seguir sua dica, quando eu ler e se eu gostar, vou deixar terminar no sétimo.
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai MEU DEUS se eu não tiver esse livro em breve vou cometer suicídio kkkkk sou super fã <3

    Bjinhos,
    ❥AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá minha linda,
    acompanhei toda a saga nos filmes e agora quero toda a coleção dos livros.
    Com certeza é maravilhosa.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  10. Meninaaa fiquei com medo de ler o post e ter spoiler porque to no segundo livro de HP haha mas quero muito ler todos os livros já que é tudo tão maravilhoso!!

    Próxima Primavera
    Participe do projeto "Pequenas e grandes conquistas de 2016"!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Confesso que nao li a resenha. Estou fugindo desesperadamente de qualquer informação sobre esse livro até que eu nao tenha o meu em maos, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não gostei muito desse livro, eu sinceramente esperava mais e fiquei um pouco decepcionada com ele.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Ainda não li nenhum livro da série Harry Potter, espero muito começar a lê-los logo! Esse livro está sendo muito comentado, pena ter tido algumas críticas negativas.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    Eu não quero ler. Logo que foi anunciado o lançamento do roteiro eu decidi que não leria justamente por perder a profundidade. A J.K. nem escreveu esse roteiro, só colaborou, o nome dela tá ali na capa em destaque só para enganar as pessoas, por isso que está todo mundo sentindo essa diferença nos personagens. Por isso eu não lerei, mas sigo na esperança dela lançar um novo livro, livro mesmo... sonhar não custa nada! Hahahah

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Estou doida para ler esse livro, uma pena ter tanta diferença nos personagens e pela J.K só ter usado o nome para destacar a história né?

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Poxa, Sil... Que pena! Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha antes da sua, mas depois que um amigo meu que é fanático pela série ter dito que é muito ruim, já esperava que seria meio decepcionante mesmo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil
    Nossa, foi decepção mesmo!! Eu imagino sua expectativa por esse livro e que pena que não foi o que esperava.
    Acho que sou uma das poucas que não comprou o livro e nem pretendo ler. Eu vi que era em forma de teatro e pensei, não é pra mim. Eu ainda não terminei de ler a série, eu tinha o box de capa branca e vendi por não gostar da diagramação, tenho vontade d comprar esta versão nova que tem agora.
    Adorei sua resenha sincera.

    Beijinhos
    Diário de Incentivo a Leitura

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil, tudo bem?

    Ainda não li os livros do Harry e estou prestes a mudar essa situação, comprei os livros e logo inicio a leitura. Desta forma, não posso opiniar sobre os livros, mas o que tenho visto é muitas pessoas decepcionando-se com esse livro por se tratar de um roteiro e não ir fundo na alma dos personagens. Acho que você passou bem os seus sentimentos em relação a obra, ainda não sei se comprarei esse livro...

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo