27 dezembro 2016

Resenha | Mundo Cão - Matheus Peleteiro


Livro: Mundo Cão
Série: Não
Gênero: Romance
Autor: Matheus Peleteiro
Editora: Novo Século
Páginas: 168
Ano: 2015
Resenha:
Em Mundo Cão conhecemos o mundo pelos olhos de Pedro Contino. Pedro tem dezoito anos e é apenas mais um morador da favela Roda Viva, em Salvador. Mais um entre os montes que tentam nadar fora do caos que é aquilo tudo, mas que tem poucas esperanças de conseguir mudar seu destino. Enquanto as crianças nascidas fora da favela sonham em serem médicos e terem uma vida tranquila, dentro dela os sonhos são outros. Todo moleque quer ser um traficante e ganhar dinheiro fácil, mesmo sabendo que a vida será curta, geralmente até os vinte cinco anos. Alguns com mais sorte passam disso, mas essa é a média.

Pedro mora com seus avós desde pequeno, mas não vê a hora de ter um cantinho só seu. Sua avó é Testemunha de Jeová e seu avô católico. E mesmo sendo de religiões diferentes, o objetivo deles em comum é levar Pedro até Deus. E também ele não aguenta mais ser acordado as madrugadas com tiroteios e depois que tudo silencia, ver alguém que ele conhece morto. Por isso quando ele consegue seu primeiro emprego, em um bar, a primeira coisa que ele faz é alugar um cantinho só dele. Ainda é na favela, mas é quase fora dela, em lugar um pouco melhor.

E mesmo tendo crescido na favela, Pedro teve a sorte de conhecer Luis, um professor de Sociologia que colocou um pouco de literatura na cabeça de Pedro. Depois que conheceu a coleção de livros de seu Luis, Pedro começou a ter prazer na leitura, principalmente nos livros do autor Charles Bukowski. E Pedro tem uma paixão por uma de suas vizinhas, Carol. Mas como Carol é tão segura de si, ele não tem coragem de chegar nela. É quando uma pessoa fala para Pedro sobre as bebidas, a coragem que elas dão. Então Pedro começa a beber e quando percebe, já está no caminho que ele queria evitar.

O mundo é um cão raivoso prestes a lhe devorar.  E você deve conquistar uma parte dele antes que seja tarde demais e ele lhe tenha engolido por inteiro.

Mundo Cão é narrado em primeira pessoa e tem uma linguagem bem informal, por isso você vai encontrar gírias e bastante palavrões durante a leitura. Mas em contrapartida, o autor usa trechos de várias músicas, ditados populares e trechos de livros e ate falas de filmes durante a narrativa. Acho que já comentei várias vezes que não tenho o hábito de ouvir músicas, por isso não conhecia a maioria delas. Mas esse meu desconhecimento não fez muita falta, já que temos os nomes das músicas e a pessoa/banda que canta nas notas do rodapé.

Uma coisa que gostei muito, foi ver como o autor não mascara a verdade que é escondida pela maioria e ignorada de propósito por tantos outros. Ele não tem medo de mostrar a realidade que mesmo a gente achando que conhece, é mostrada bem superficialmente pela mídia. E pensem aqui na pessoa que adora um romance de época onde tudo é praticamente perfeito e livros com finais felizes, lendo essa história. Não vou dizer que fiquei chocada, mas que me deu um nó na garganta deu.

Agora uma coisa que me incomodou no livro foi o protagonista. No começo do livro me encantei com ele. Aquele jeito de falar o que pensa e de conseguir ver além do padrão imposto pela mídia. Mas chegou um certo momento em que ele se mostrou o contrário do que ele tinha mostrado até então. Ele foi preconceituoso em alguns momentos, generalizou em outros, principalmente quando o assunto era religião e foi muito machista várias vezes com a namorada. Confesso que fiquei feliz quando ela resolveu dar um basta nos desmandos dele. Mas não sei se essa foi a intenção do autor ao escrever ele exatamente assim, afinal ele poderia ser qualquer pessoa real que eu e você conhecemos.

A leitura é muito rápida, porque além do livro ser curto, a história envolve de uma maneira que a gente não quer largar o livro sem saber qual será o destino do Pedro. E mesmo o autor tendo usado o personagem para passar várias mensagens reflexivas, isso não tornou a leitura maçante, ela é muito ágil. E o final me surpreendeu. Não o final do personagem, que já esperava mais ou menos aquilo mesmo, me surpreendi com uma revelação que teve nas últimas páginas. E quando a capa, combinou bem com a história. Só me resta indicar o livro. Leia, é uma leitura bem fora do mais do mesmo que tem por ai. Você não vai se arrepender.

Nota: 




24 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu vi alguns comentários sobre esse livro e, apesar dos pontos negativos que você disse, eu ainda tenho muita vontade de ler. Ajuda mais ainda sabendo que ele é curto.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?

    Já li vários comentários sobre esse livro e esses pontos negativos me deixam bastante com um pé atrás para ler ele, mas como ele é curto pretendo ler para ter uma opinião própria.

    Beijos

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oláá! Tudo bem?
    Não conhecia ainda não.. Mas assim, a história não me chamou tanta atenção não.. Mas você disse que é diferente do vemos por aí, então de repente eu me interesso :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Eu amei sua resenha. Estou fazendo a leitura para resenha-lo.

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro, mas acho que devido à narrativa e quantidade de palavrões é um livro que eu não ia me afeiçoar muito :/ fico feliz em saber que a obra te surpreendeu positivamente!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Sil =)

    Não conhecia o livro, mas os pontos negativos que você citou me deixaram um pouco desanimada de conhecer a história.

    A premissa é interessante e tudo mais, porém esse protagonista já me deixou com raivinha antes mesmo de eu ler o livro rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?

    Costumo ler livros com essa realidade e de certa forma já me acostumei com a temática e como os fatos são narrados. Para você, deve ter sido uma surpresa. Eu fiquei ansiosa para saber mais sobre o Pedro e sobre a sua história. Com toda certeza esse livro entrará na minha lista e sei que tirarei um grande aprendizado dele. Quero ver como ele vai lidar com as bebidas e quero sentir essa mudança que você citou! Adorei a resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, eu estou com um livro do Matheus para ler e assim que terminar pretendo ler esse. Gosto de histórias que tragam a tona verdades não faladas, aquelas que evitamos na maioria das vezes, tocar no assunto. Adorei a resenha.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com curiosidade em ler
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro (mesmo com alguns pontos negativos ressaltados), é sempre ótimo embarcar em uma leitura dramática de vez em quando que termina deixando um sorriso no rosto da gente. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sil! Tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas fiquei curioso, após ler sua resenha. Fiquei triste por o fato do protagonista ter se mostrado totalmente contrário ao que dizia ser e que tanto te fascinou no começo da história. Mas mesmo assim fiquei curioso para conhecer o livro. Me pareceu recheado de crítica social, um tema que venho gostando muito de conhecer.

    Uma ótima semana. https://realidadecaotica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii, Sil!

    Muito interessante esse enredo. Ótima dica mesmo, obrigada por apresentá-lo. Não o conhecia :o E que bom que curtiu a leitura! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Tenho certeza de que deve ter sido uma leitura bem chocante, principalmente se você tiver lido algum romance de época antes hahahah Confesso que também não leio muitos livros desse tipo, mas achei a trama bem interessante. E como assim, você não costuma ouvir música? Menina do céu, vou ter que te convencer de alguma forma, já que ouço música 24h hahahhaha Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil
    Eu já tinha lido uma resenha deste livro estes dias que tinha me deixado curiosa, mas agora vc me deixou bem interessada e querendo saber o desfecho. Adoro suas resenhas.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil!
    Não conhecia o livro, mas acho bem interessante quando um autor escreve uma obra com o tema realidade. Muitas pessoas pensam que as favelas é só um local pra visitar, tipo um ponto turístico, principalmente quem vem de fora, mas aqui a realidade é outra não é mesmo? Essa coisa de crianças crescerem querendo ser traficantes, ter dinheiro fácil, infelizmente é uma cultura que habita em nossa região, e que bom que Pedro não pensa dessa forma e se apaixona pela literatura e "sai" da comunidade, agora fiquei curiosa com o final do protagonista e o que ele faz pra conquistar Carol. Será que ele muda o jeito dele de pensar? E os avós, como eles agem na vida do rapaz? Eu confesso que adoro um romance de época também onde os finais são felizes e a gente sempre dá boas risadas, mas aí você para e lê um livro desses, imagino o choque que você tenha tomado ao se deparar com esse livro. Confesso que fiquei bem curiosa pra ler e já acrescentei na minha listinha.
    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii Sil

    Honestamente, a proposta do livro até é legal, mas esse protagonista contraditório me deixa com o pé atrás, principalmente quando vc comenta sobre suas atitudes machistas e tb preconceito com relação a religião, sinceramente detesto as duas coisas.
    A ambientação é real, esse é um ponto positivo, gosto de saber que o autor não mascara e nem romantiza a verdade, como algumas outras obras fazem.
    Humm, não sei, por enquanto não seria meu tipo de livro, mas quem sabe futuramente eu me arrisque pra ver que tal.

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi! Não conhecia o livro, mas me chamou atenção o enredo em si. Um garoto que começou querendo sair daquele mundo e ser diferente dos padrões impostos. Acaba se tornando tudo o que tanto não gostava. É interessante e verdadeira essa realidade. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil!
    Adorei saber mais sobre o livro. Conheço, mas nunca havia lido nada sobre ele e fiquei muito curioso para ler, principalmente porque é ambientado na minha cidade. E esse tipo de história conversa muito bem com o estilo de narrativa do Bukowiski. Gostei desse link.

    B-jão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil,
    Creio que tbm iria me irritar com o protagonista por causa de seu preconceito, ainda mais considerando que a narrativa é em primeira pessoa.
    Pela resenha, me pareceu que a premissa é interessante, mas o autor não soube explorar tudo o que poderia.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil,
    Tem uma premissa bem diferente do que estou acostumada, gostei pois não conhecia esse livro. Ótima dica.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  21. O título do livro e a capa já haviam me deixado bastante curiosa. Ler o que você escreveu sobre o livro só fez aumentar ainda mais a minha vontade de ler Mundo Cão. Achei muito interessante o autor colocar trechos de músicas. Gostei muito da resenha. Esse livro parece ser mesmo muito interessante. ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sil!
    Ainda não conhecia o livro, mas o fato da narrativa ser bem ágil e surpreendente já me deixou curiosa!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sil

    Eu já tinha lido umas duas ou três resenhas desse livro. Ele é bem curtinho, né? Que pena que depois você se incomodou com o personagem, ele não mudou pra melhor no caso...
    Honestamente não sei se leria o livro. Esse negócio da abordagem não ser mascarada é até bacana, mas ele não me conquistou sabe?

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Sil! Tudo bem? Acho a premissa desse livro muito interessante e tenho vontade de lê-lo. Acho que muito em breve vou fazer isso! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo