29 dezembro 2016

Resenha | Os Doze - Justin Cronin


Livro: Os Doze
Série: A Passagem #2
A passagem #1
Gênero: Terror, Ficção Científica
Autor: Justin Cronin
Editora: Arqueiro
Páginas: 592
Ano: 2013
Resenha:

Contém spoilers do livro anterior, A Passagem.

Em A Passagem, vimos que doze prisioneiros condenados à morte foram usados como cobaias em um experimento militar. O objetivo era conseguir um soldado invencível e quem sabe a vida eterna. Mas é claro que deu tudo errado. O vírus usado no experimento acabou com a humanidade deles e eles foram transformados em animais sedentos por sangue. Eles conseguiram fugir e quem eles encontraram pelo caminho, eles mataram ou transformaram em seres iguais a eles. E esses iguais obedecem ao seu criador e são chamados de Muitos. Quase cem anos depois vemos alguns poucos sobreviventes que estão vivendo em algumas colônias criadas pelo governo, mas a energia está acabando e eles tem que encontrar um jeito para não serem infectados ou mortos.

É nessa busca que eles conhecem Amy, uma garota que é semelhante aos virais, mas que ainda tem a sua humanidade. Amy lidera um pequeno grupo e eles saem do abrigo em busca de respostas. Nesse grupo está Peter e Alicia, que assim como Amy, cada um deles tem um papel importante nessa história. É assim que eles encontram o primeiro dos doze, Babcock, que mantinha um grupo de humanos como escravos. E quando finalmente chegam ao local em que tudo começou, Babcock é destruído e seus Muitos são libertos por Amy. Mas Babcock é apenas um entre os doze, porém agora eles sabem o que está diante deles, mesmo que o caminho seja íngreme e longo.

Mas como a população reagiu a terrível tragédia? O que aconteceu nos 92 anos antes de chegarmos até o grupo de Peter e Amy? Então vamos conhecer e acompanhar a situação pelos olhos de algumas pessoas. Entre elas a médica Lila Kyle, a ex-esposa de Wolgast, o policial que salvou Amy. Lila está grávida e estava de plantão quando um recém mordido foi trazido para o hospital. Em Denver temos Bernard Kittridge, que pensa ser o último ser humano vivo na cidade e quando a energia acaba ele decide se aventurar na estrada. Tem Danny Chayes, que dirige um ônibus escolar pela cidade à procura de sobreviventes, e que acaba encontrando April e seu irmão caçula Timothy. E temos Lawrence Grey um ex funcionário do Projeto Noé, que foi o primeiro a ser infectado pelo cobaia Zero quando tudo aconteceu.

Ja no ano 97, cinco anos depois de matarem o Primeiro dos Doze, o grupo que saiu a procura de respostas está separado. Alicia que está viva graças a um soro feito a partir do sangue da Amy, ganhou a mesma força e a velocidade dos virais e anda pelo mundo caçando os doze. Amy continua com a mesma aparência de sempre, de uma adolescente de 14 anos apesar de já ter 103, e está cuidando de Caleb, filho de Mausami e do irmão de Peter, Theo, em um orfanato desde que assumiu o hábito da Ordem. E Peter se juntou aos Expedicionários e não parou de procurar pelos Doze, sem sorte até então. Mas o grupo se reunirá novamente já que zero tem planos para Os Doze. E eles vão descobrir que Amy não é a única que sobreviveu desde que a fuga dos Doze aconteceu.

"Algo estava mudando, o mundo estava mudando. Alicia podia sentir isso no fundo dos ossos. Uma mudança profunda - sísmica, sazonal - como a Terra se inclinando no eixo."

Depois de terminar A Passagem, fiquei doida pela continuação. Afinal, apesar deles terem matado um dos doze, ainda tinha mais onze pela frente, sem falar no Zero. Mas quando comecei Os Doze me frustrei um pouco, porque em vez da história continuar de onde parou, ela vai contar o que aconteceu nos momentos após a fuga dos doze. O livro é basicamente metade contando sobre o ano zero e metade no ano 97. Mas me frustrei porque queria a continuação de onde tinha parado no primeiro livro e não porque a primeira metade seja ruim, pelo contrário ela é tão, se não mais incrível que a segunda. Inclusive é onde algumas peças do quebra cabeça se encaixam. A Passagem é uma história maravilhosa, mas se comparada com Os Doze, ela é mais um ponto de partida. Já em Os Doze temos uma complexidade enorme. O autor vai construindo uma teia e soltando pontas aqui e ali e no final você consegue ver como tudo estava ligado e como tudo se encaixa nessa grande história que ele criou. Posso dizer sem dúvida que esse foi o melhor livro que li esse ano.

Tinha lido algumas resenhas dizendo que Os Doze era inferior ao primeiro, mas eu não concordo. Achei que nesse o autor conseguiu mostrar toda a sua genialidade. A cada fim de capítulo ele soltava uma bomba e sem falar que a ação esteve muito mais presente em todo livro, mesmo ele sendo um livro enorme onde temos bastante momentos reflexivos. E tem que refletir mesmo porque somos seres humanos e não sabemos até que ponto e o que somos capaz de fazer para sobreviver. É cada coisa que você acaba se colocando no lugar e na situação e pensa qual seria sua atitude diante daquilo. E tem cada cena de enjoar ao pensar que aquilo está sendo feito a um humano por outro humano. Me lembrei muito da série de tv TWD, tem algumas cenas bem parecidas e não sei quem se inspirou no caso, porque o livro é de 2012.

Os personagens continuam incríveis e nesse segundo livro podemos conhecer e desvendar um pouco os mistérios envolvendo cada um deles, principalmente a Amy, mas ainda tem muito para descobrirmos. A Amy é o meu personagem favorito da série. Ela é uma "velha" no corpo de uma criança e ao mesmo tempo que ela sabe o que está acontecendo, tem muita coisa que ela ainda tem que aprender, ou então não foi revelado a nós leitores ainda. Peter é o meu segundo favorito e apesar de saber que o romance passa longe da trilogia, não posso deixar de desejar que ele fique com uma certa pessoa. Alicia eu gostei muito também, mas preferi ela no primeiro livro. Mas o final dela nesse deixou implícito que muita coisa vai rolar com ela no próximo e ultimo volume. Tem muitos outros personagens incríveis como a Sara, a Lila e o Grey, personagens que até então eu pensava estarem mortos mas que fizeram toda a diferença nesse volume.

Então finalizo dizendo que diferente da quase grande maioria, eu amei esse livro e achei ainda melhor que o anterior. O final é de tirar o folego, ainda bem que já estou com o último volume aqui em casa e já vou começar a ler. Quanto a parte física do livro, a capa é linda e retrata bem o cenário da história e combina com a primeira. E por dentro a Arqueiro caprichou. A diagramação está ótima e não posso deixar de citar que temos mapas dentro do livro, o que eu achei ótimo para acompanharmos os personagens e suas buscas. Leiam, vale e muito a pena.

Nota:




18 comentários:

  1. Ainda não conhecia a série. Achei o enredo bem original, na verdade não me lembro de nada parecido kkkk. E ainda bem que o livro 2 é bom! Geralmente o pessoal tem essa mania de falar mal do segundo livro porque se emocionou bastante com o primeiro rsss

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Que livro é esse? Eu sinto tanta falta de leituras assim, fortes, em que o ser humano é levado ao limite quando luta para sobreviver. Sempre me choco com as escolhas que eles fazem. Quando vi o lançamento do terceiro volume eu já tinha colocado ele na lista, mas agora, lendo sua resenha, bateu o desespero, risos... Preciso ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Aaaah eu amei A Passagem! Estou para ler a continuação há um século, mas sempre acabo deixando para depois pq a leitura é muito intensa e o livro grande, mas quero ler esse ano que vem!
    Que pena que o livro não continua onde acaba o anterior, acho que isso tbm me deixaria frustrada, mas ainda assim é impossível não se apaixonar pela escrita do Cronin!
    Beijo!

    Books Many Books
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Nossa, que livro impactante!! Amei sua resenha! Não conhecia o livro, e agora estou apaixonada!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Eu ainda não li o primeiro livro, e vou procurar saber mais sobre ele. Mesmo sem ler a resenha por causa dos possíveis spoilers, eu tenho certeza que a resenha está muito bem escrita.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem?

    Uau! Não conhecia os livros, mas depois dessa resenha fui direto na Amazon comprar, com toda certeza estarão nas minhas próximas leituras. Gostei de como o autor criou essa relação da terra destruída e de pessoas mudadas, não sei se sua resenha conteve spoiler do primeiro livro, mas você conseguiu deixar bem clara a ambientação da série. Saber que foi seu livro preferido já me deixa mais interessada! Parabéns pela resenha, espero gostar tanto quanto você!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bem curiosa
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Assim como a maioria, eu gostei mais d'A Passagem. Achei mais interessante e bem mais angustiante, mas também curti "Os Doze". Achei que funcionou como gancho para o desfecho da série, embora esperasse mais.
    Fico feliz que tenha adorado. Quero ler o quanto antes "A Cidade dos Espelhos". O Cronin é um autor incrível.
    Ainda bem que a editora já publicou o último livro, não aguentava esperar mais.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Esta série é uma que quero muito conferir, vejo sempre você elogiando e estou curiosa. Acho a premissa bem diferente.

    Feliz 2017.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?

    Não li A passagem, mas a premissa é interessante. Que bom que ao contrário dos outros você gostou do livro e que o final é bom! Sempre anima saber que os livros 2 são bons!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Quando estava preparando o post de hoje, acabei encontrando um marcador de página desse livro e logo em seguida cheguei a essa resenha incrível. Deve ser um sinal para eu ler a série, não é mesmo? Hahahhahaha Brincadeiras à parte, essa história parece ser incrível e fico feliz que você tenha adorado a leitura! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Ainda não li 'A Passagem' então fico te devendo uma leitura.
    Eu sempre fico interessada pela capa dessa série, mas sempre vou adiando a leitura, rs.
    Ah, feliz 2017!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Sil =)

    Tenho curiosidade de conhecer essa série, até por que são poucos livros com a temática de vampiros que são bons ultimamente.

    Mas confesso que tenho "preguicinha" de começar rs... É que nem as outras séries que quero terminar de ler, mas sempre acabo passando outros livros na frente XD

    Beijos e um Feliz Ano Novo para você e sua família!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary




    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro, e fiquei impressionada. A história parece ser muito boa, pretendo começar a ler em breve.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    Como sempre vc consegue me deixar curiosa com suas resenhas, o enredo me chama muito atenção, parece ser uma história muito boa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    Eu lembro de ter ouvido falar muito bem de "Os Doze" há alguns anos, tanto que foi isso que me fez querer ler "A Passagem". Lendo sua resenha percebi que realmente lembro muito pouco sobre o que aconteceu no primeiro livro, mas é uma história muito boa, né? Rende situações muito ricas, desde ação até momentos mais reflexivos. Tomara que o ultimo encerre com chave de ouro (quem sabe se a sua resenha for assim como foi de "Os Doze" eu me encorajo a ler tudo de novo, rsrs)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil! Tudo bem?
    Já faz um bom tempo desde que eu li algumas resenha de A Passagem, mas lembro que eu fiquei com uma pitada de curiosidade para conhecer a história.
    Sobre o segundo livro não posso falar muito, mas que bom que a sua leitura foi melhor que o primeiro para você. É sempre bom quando nos surpreendemos e parece que foi exatamente isso que aconteceu com você. Vou ficar de olho em mais resenhas porque estou sentindo falta de uma leitura aletrizante e com muita ação.
    Beijos e Feliz Ano Novo!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil

    Me identifiquei com esse negócio de "velha em corpo de criança", pois sou uma velha em um corpo de jovem adulta! Tenho alma de oitenta anos, como diz minha mãe! Hahahahah
    Que bom que você foi contra a maré e que gostou e até favoritou o livro, Sil. Eu também gosto quando as continuações começam do ponto onde o livro anterior parou, pena que não acontece isso aqui, mas no final o saldo foi bom.

    Beijo
    - Tami
    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo