06 novembro 2015

Resenha | Battle Royale - Koushun Takami


Livro: Battle Royale
Série: Não
Autor: Koushun Takami
Editora: Globo Livros
Gênero: Ficção utópica e distópica, Thriller, Terror
Páginas: 664
Ano: 2014

Resenha:

Estamos em 1997, na próspera Republica da Grande Ásia Oriental, antigo Japão. Um grupo de estudantes, a turma B, do nono ano da escola de ensino fundamental Shiroiwa da Província de Kagawa, estão em uma excursão escolar. Mas depois de uma hora dentro do ônibus, Shuya Nanahara, o estudante nº 15, percebeu que alguma coisa estava errada. Ele olhou para o motorista e ele estava usando uma daquelas mascaras de gás. Mas ele não teve muito tempo para pensar no porque disso, logo depois ele e todos os 42 alunos caíram no sono. Quando acordam, eles estão dentro de uma sala de aula e para seu desespero, um homem entra e anuncia que eles foram a classe escolhida para participar do programa.

O programa foi criado pelo governo. Como eles não tem um sistema de alistamento militar, o programa é uma forma de substituir isso. Anualmente, uma classe de estudantes é escolhida aleatoriamente e os alunos são levados para um local, onde terão que matar uns aos outros e o último que ficar vivo é o vencedor. Esse ano o local escolhido foi uma ilha, O vencedor recebe então um cartão autografado pelo Supremo Líder e uma pensão vitalícia. Cada aluno recebe uma mochila com um kit de sobrevivência, contendo água potável, comida, um mapa, uma bússola, um relógio e uma arma. Cada mochila contem uma arma aleatória. Não tem escapatória da ilha, todos eles tem uma coleira no pescoço, se dentro de 24 horas ninguém morrer, todos eles morrem. A cada seis horas eles terão relatórios sobre quem está morto e quais quadrantes da ilha estão proibidos no momento.

Antes mesmo deles saírem da sala, dois alunos se revoltam contra, e são mortos pelo homem que está explicando as regras. e uma aluna, Noriko Nakagawa, acaba levando um tiro na perna. Shuya e Noriko são amigos e Shuya que vai sair primeiro da sala, a ordem de saída é a lista de chamadas da classe de aula, decide esperar Noriko do lado de fora para ajudá-la. Mas logo que chega do lado de fora, ele encontra a aluna que saiu antes dele morta e por pouco ele não morre também. Ele que até agora estava achando que, como são todos amigos, eles não conseguiriam matar, muda de ideia e percebe que o jogo realmente começou. Assim que Noriko sai, ele arrasta ela para longe e por um momento ele pensa em suicídio, mas Noriko faz com que ele mude de ideia. E logo depois um outro aluno se junta a eles, Shogo. Agora é tentar escapar dos outros alunos enquanto pensam em um jeito de fugir dali.


Eu não poderia começar a falar desse livro sem antes citar a polemica envolvendo ele e a autora Suzane Collins. A autora nega de pés juntos, mas dizem que Jogos Vorazes foi inspirado nesse livro, já que JV foi publicado um ano depois do que BR. Eu particularmente acho que foi sim. Tem muitas, mas muitas coisas parecidas. A começar pela ideia do jogo, que é praticamente igual. Temos os adolescentes sendo obrigados a se matar, tem O Presidente/Supremo líder, que manda em tudo. Tem a ideia de movimento dentro da arena/ilha, para que os jogadores se encontrem e lutem entre si. Tem os anúncios de mortes durante o jogo. E tem uma referencia ao tordo que eu quase não acreditei quando li hehe. E o final também tem os mesmos elementos. Mas nem por isso, deixei de amar Jogos Vorazes que já tinha lido antes, e não deixei de apreciar Battle Royale que li agora.

Como já disse, tem muitas semelhanças, mas também tem muita diferença. O livro é narrado em terceira pessoa e assim conseguimos acompanhar o que está acontecendo com todos os jogadores durante a história. Mesmo Shuya, Noriko e Shogo sendo os personagens com mais destaque, podendo serem considerados os protagonistas dessa história, todos eles e suas mortes principalmente, são mostradas em tempo real. E essas partes são as que diferenciam bem os livros porque em BR, o autor não poupou ninguém. Tem sangue e pedaços humanos para todos os lados. Mas mesmo assim eu gostei muito da leitura e recomendo para quem gosta de Jogos Vorazes e para quem curte um livro desse gênero. Apesar do livro ser enorme, a leitura é dinâmica e quando você percebe já está no fim. A minha dificuldade com o livro foram os nomes. Por serem muito parecidos, ficava na dúvida de quem ele estava falando no momento. Ainda bem que fora o nome, eles eram identificados como estudante numero tal.

Nota:


27 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Comecei a ler esse livro mas, deixei de lado porque é muito grande e eu estava lendo no e-reader. Mas, quero muito terminar de ler. Sabia que tem uma adaptação japonesa? Pois é...
    Segundo a Suzanne, ela disse que se inspirou em JV enquanto assistia a um documentário sobre uma guerra aí e depois pulou de canal e estava passando um reality show. Mas, que são bem parecidos, são...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana! Este livro eu ainda não conhecia. Jogos Vorazes eu não me interessei, mas adorei sua resenha. muito bem escrita e maraca bem sua opinião sobre a leitura. Não é um livro que eu queria deixar passar, mas por agora nem tenho como colocar na minha lista. está enorme!!!! heheh

    Beijinhos.
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Concordo com você que a história é a mesma, quando conheci JV já tinha visto o filme de BR e 3 volumes do mangá e percebi na hora as semelhanças, mas ela insiste em falar que não.
    Quero muito ler a Novel do BR porque gostei muito das outras mídias, já JV acabei deixando de lado, porque 1 me cheirou a plagio (não que seja) e 2 ví uma critica de uma pessoa famosa no mundo da critica de cinema que disse que JV era BR para crianças, e quer saber pelo 1º filme também achei.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Genteeeee não conhecia esse livro super me interessei, curioso que não senti vontade de ler JV antes, mas lendo sua resenha deu vontade de ler ambos para comparar as semelhanças kkkkkk.
    Eu como amo terror, suspense e drama acho que será um banquete, parabéns pela resenha aborda tudo sem dar spoillers.. beijos

    Www.clubedolivro15.blogspot. com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a sua resenha. Sempre tive curiosidade de ler esse livro e acho muito legal ter a lista com o nome de participantes e o mapa do lugar, coisa que em Jogos Vorazes não tem. Sempre falam muito da polemica BR e JV, mas acho que os dois tem méritos e são muito bons!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sinceramente isso me pareceu com Jogos Vorazes. Não vi muita coisa de diferente. Mas mesmo assim adorei conhecer o livro. A história parece ser bem interessante. Com ceretza eu leria.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Menina, não sabia dessa polemica, mais realmente, quando comecei a ler a resenha me veio a cabeça Jogos Vorazes. Para ser sincera, me parece um plágio descarado mais muito bem feito, é tanto que o livro tá ai né, pois se fosse comprovado e tal, Jogos já tinha saido de circulação. Kkkk
    Enfim, sobre a história ela me parece muito mais intensa né? Eu gosto disso. :) Agora, acho que me confundiria com os nomes também, eles são muito parecidos. Kkk

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar das tantas semelhanças e que Battle Royale tem mais sangue, digamos assim, não peguei para ler ainda por ser um livro grande com chances de ser cansativo, mas ainda bem que você achou o livro um tanto dinâmico!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola Sil gostei dessa premissa do livro, ainda mais sendo distopia que adoro, engraçado ser parecido com JV, e ao mesmo tempo com vários pontos diferentes, gostei muito de sua resenha e estou curiosa com o desfecho do livro ainda mais sendo um jogo. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Logo que lançou JV eu li várias distopias, e acabei ficando um pouco saturada, desde então não li quase nada do género.
    Adoro quando os livro tem mapas, listas e etc.
    O livro parece ser muito interessante e sua resenha despertou a minha curiosidade.
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  11. Oi!!!
    Não tem como ler sua resenha e não vir a cabeça Jogo Vorazes, que Amo, achei super interessante e o mapa me vez lembrar em do Senhor dos Anéis.
    Já coloquei na minha longa lista do Skoob.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Adorei a imagem que você colocou do livro! Não faz o meu tipo de livro. Mas sua resenha me despertou certo interesse.

    Beijos♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Heey!
    Esse livro parece ser bem interessante e gostei de você ter destacado que há, sim, semelhanças e diferenças com Jogos Vorazes ^^
    Quero muito ler esse livro, vou ver se compro na Black Friday, só acho que vou ter dificuldades com os nomes haha

    ResponderExcluir
  14. Poxaaa, não é um tipo de livro que me agrade. Li os outros comentários e vi que é super parecido com Jogos Vorazes e também não gosto. kkkk

    Será um plágio? O.o

    Espero algum dia sentir vontade de ler e desfazer a impressão. kk

    Adorei o blog.

    Beijooos;**

    http://www.paixoniteliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!!! Onde eu andava que não conhecia esse livro????

    Pulou...correndo para a minha lista!!!! Provavelmente esses nomes irão me deixar maluca, mas paciência!!! quero muito ler esse livro!!!!!
    Maravilhosa resenha!!!!

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    Gosto muito de Jogos Vorazes e, apesar de ter elementos muito parecidos, fiquei bem curiosa pra ler Batte Royale. Também devo me confundir com esses nomes. Pela lista vi que são muito parecidos haha.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil

    Misericórdia, quase 700 páginas! hahahaha
    Jura que dizem que a Suzane se inspirou nele? Eu não sabia disso! E como assim tem referencia ao tordo? Oo
    Foi quase um plágio então! hahahahaha
    Gostei desse negócio de ter pedaços de gente rolando, hein (o que me lembrou Fragmentados, que comprei no desespero e até hoje não li! hahaha).
    Eu não leria BR nesse momento pq ele é grande demais, mas fiquei curiosa com a questão das semelhanças com JV e quero conferir um dia! :P

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Não me interessei por JV, então, estou sabendo da história graças a sua resenha. Não leria nenhum dos dois, não porque a premissa seja ruim, mas por ser distopia, que é um gênero que já saturou, na minha opinião. Mas sua resenha está muito bem feita, parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil o/
    Eu nunca li o livro, mas vi o filme e gostei bastante. Não sei qual é o nível de fidelidade do filme ao livro, mas senti muita tensão e desespero entre todos os envolvidos, é algo bem marcante no filme. Imagino que o livro é melhor que o filme, porque geralmente é assim hahaha. Para mim JV é inspirado em BR. Não vejo grande problema nisso, só acho que a autora deveria admitir u.u

    imaginaivy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oiiie
    Já ouvi falar no livro e deve ser bem louco haha não se leria mas fiquei um tanto curiosa, ótima resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sil! Ganhei esse livro no mês passado, mas ainda não li. A história parece ser muito legal, estou super curiosa. Espero lê-lo em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Sil, tudo bem?
    Adorei sua resenha. Já conhecia esse livro em uma livraria na rodoviária e o vendedor falou super bem. Não acho que JV tenha sido uma cópia, mas acho que esse livro tenha servido de inspiração, pois as histórias são similares.
    Esse livro em leria, com certeza, e acho que vou gostar!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oooi!
    Eu conhecia o livro, mas não sabia dessa semelhança com Jogos Vorazes. Já estava louca pra ler, agora estou ainda mais!!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Silvana, sua linda tudo bem
    Quando esse livro foi lançado, eu vi muitos comentários sobre os Jogos Vorazes terem sido inspirados nele e a polêmica. Nossa, pelo o que você falou, as semelhanças são muito grandes, não dá para negar. Eu nunca li Jogos Vorazes, só vi os filmes, mas pelo o que você contou, esse livro é mais cruel, nem quero imaginar as cenas!!! Mas não vejo a hora de ler, vai entender, risos... Sua resenha ficou ótima!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Amiga quando iniciei a leitura da sua resenha eu fiquei assim boquiaberta, porque achei interessante um monte de aluno sendo levado para um lugar onde um teria que matar o outro e como minha amiga Cila disse acima, eu também me identifiquei com jogos vorazes. Bastante parecido. Mas a estória me parece ser muito boa mesmo. Nunca tinha lido resenha desse livro. Mas eu não sei se pegaria para ler agora sabe? Não estou no clima, mas mesmo assim gostei do gênero. Me parece que quem gostou de jogos vorazes vai se dar bem com esse livro sim ! hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-amor-em-jogo.html

    ResponderExcluir
  26. Oi Sil! Não conhecia essa obra, mas depois dessa resenha eu meio que preciso ler, rs. Sei que vou ter certo medinho, mas por sua resenha é mesmo uma leitura dimanica e bem legal

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo