Livro: Enroladas
Série: Enroladas #1
Gênero: Contos, Drama, Humor
Autora: Elena Muller
Editora: Amazon
Páginas: 248
Ano: 2015
Resenha:
Em Enroladas vamos conhecer as quatro amigas, Barbara, Helena, Eduarda e Sofia. O livro é dividido em quatro contos e cada um dos contos vai ter uma delas como protagonista. Mas todas as outras estão na história, só o destaque da protagonista que muda de um conto para o outro.
No primeiro conto vamos conhecer Barbara ou simplesmente Barbs, uma autora que vai ter seus livros adaptados por uma emissora de TV. Os livros são uma mistura de Indiana Jones com sobrenatural e seu sonho é ter Robbert Abrahamson, o ator que protagoniza a trilogia de filmes Dwormit, como ator principal de sua adaptação. O problema é que ela não consegue falar com Abrahamson para levar sua proposta ate ele. Mas quando ela fica sabendo sobre uma convenção do Dwormit, ela vai fazer de tudo para conseguir estar lá e convencer Abrahamson de que ele é perfeito para ser seu protagonista.
No segundo conto o foco é em Helena McGrint, ou apenas Lena. Ela é a mais equilibrada entre as quatro amigas e elas contam com Lena para manter as loucuras delas no lugar. Mas ultimamente Lena está bem diferente, parecendo que está desgostosa com a vida. Então elas armam um plano para fazer Lena se animar. O plano consiste em um stripper, bebidas e muita diversão. Mas a reunião acaba em confusão e Lena com um encontro marcado com Devendra Kane, um bombeiro que acabou aparecendo no apartamento dela por uma grande coincidência.
No terceiro conto a protagonista é Eduarda Braga, ou Duda para os íntimos. Das quatro amigas Duda é a mais descolada e a que aproveita a vida ao máximo sem pensar nas consequências. O que ninguém sabe é que seu jeito de agir é apenas uma fachada para esconder seus medos. Duda é modelo e faz de tudo para manter a aparência. E parece que ela nunca está magra o suficiente. Tanto que suas amigas reparam que ela está sofrendo de distúrbios alimentares e resolvem intervir para tirar a amiga daquela situação. E vão contar com a ajuda de Tate Evans, um antigo conhecido das amigas.
No quarto e último conto vamos conhecer melhor Sofia Albuquerque, ou Sofi e até mesmo somente Alba, a mais geniosa das amigas. Com ela não tem meias palavras e basta uma fagulha para seu fogo acender e aí de quem estiver na sua frente. Seu oponente favorito é Gregor Wolf, melhor amigo de Barbs que mora no hostel da sua família. Mas ela é a amiga mais leal e sempre coloca a felicidade das amigas na frente da sua. Por isso depois de ajudar todas as três amigas, elas resolvem retribuir o favor e planejam dar um rumo na vida de Sofia durante a comemoração de aniversário de Barbara, onde todos os amigos estarão reunidos para passar as férias juntos.
Apesar do livro ser de contos, coisa que eu particularmente não gosto muito de ler, a forma como a autora contou a história nem parece que são contos realmente porque todos os personagens aparecem em todos os contos e eles são praticamente continuações um do outro. Do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro se passam dois meses e do terceiro para o quarto, duas semanas. Se as histórias forem lidas separadas, elas são contos realmente, mas lidas assim em seguida, dá a impressão de uma história só.
Minha primeira impressão, com as primeiras páginas lidas e após conhecer as garotas, era de que eu não ia gostar da história. As quatro tem uma amizade bem diferente das que eu já tive com minhas amigas e algumas coisas me incomodaram como elas se tratarem por vadias ou bitch. E também achei que elas fossem todas loucas. Mas depois conhecendo uma por uma me apeguei a elas e acabei gostando muito, principalmente do quanto elas valorizavam uma a outra e a amizade entre elas.
Teve algumas outras coisas que não gostei em um primeiro momento, como quando achei que a autora fosse colocar um homem como resolução dos problemas de todas elas. Mas depois tem um trecho que esclarece bem o que eu estava pensando quando uma das personagens diz ela não precisava de um homem mas sim que precisava se aventurar, se apaixonar e viver um amor do lado da pessoa certa
O livro todo é uma mistura de comédia com drama porque as situações são muito cômicas e ao mesmo tempo beira ao drama. É impossível não rir das situações e ao mesmo tempo que rimos já pensamos que aquilo não aconteceu realmente porque é muito surreal. E o mais engraçado foi que depois que terminei o livro fui pesquisar e descobri que a autora se baseou nas próprias amigas para escrever as personagens, o que achei bem legal. Se fosse eu estaria orgulhosa de ter inspirado a autora, mas ao mesmo tempo com vergonha porque tem algumas situações bem inusitadas.
Das quatro amigas, como sou meio tímida e mais na minha me identifiquei mais com a Helena e a Sofia eu não gostei mesmo. Achei ela muito mandona e intrometida demais. Sabe aquele tipo que cuida da vida dos outros e esquece de cuidar da sua? Com a Duda me identifiquei um pouco também porque já sofri de distúrbios alimentares também e a Barbara não sei se gosto ou não porque achei ela meio infantil algumas vezes.
Mas enfim, como não é um livro muito grande não vou falar muito mais. Gostei muito da escrita da autora e leria outros livros dela. E recomendo que leiam esse, se você é fã de livros de contos e histórias mais curtas você vai se divertir bastante.
Nota: