Livro: Pertinácia
Série: Mosaico #5
Gênero: Romance Erótico
Autora: Sue Hecker (Débora Gastaldo)
Editora: Harlequin Books
Páginas: 256
Ano: 2018
Resenha:
Rafaela Faria não teve uma vida muito fácil. E quando ela pensou que tudo estava bem, que agora as coisas iam dar certo, ela cometeu um grande erro e perdeu tudo novamente. Rafaela cresceu em um orfanato onde não tinha nenhum amigo já que era voluntária na ala das crianças especiais e com isso as outras crianças se afastavam dela com medo de pegarem alguma coisa. Mas foi essa dedicação desde pequena que definiu o que Rafaela queria ser em sua vida. Ela decidiu estudar enfermagem e foi com muito esforço que ela conseguiu se formar. Estudava durante o dia e trabalhava como cuidadora de idosos a noite. E quando se formou decidiu trabalhar com aqueles que mais precisavam de sua ajuda, aqueles que não tinham voz e por vezes eram esquecidos.
Foi assim que ela conheceu o dr. Marco e sua filha Vitória, portadora de anencefalia. Num piscar de olhos ela se apegou ao bebê e quando viu também estava apaixonada pelo pai dela, pois Marco reúne todas as qualidades que ela sempre desejou em um homem. O problema é que Marco estava apaixonado por outra pessoa, e ela incentivada pela ex dele, fez a besteira de se despir em sua frente e dizer que estava se guardando para alguém especial e que esse alguém era ele. Com isso ela conseguiu uma demissão e momentos de muita vergonha. E ainda teve que se separar da garotinha que já tanto amava. E foi assim, derrotada e sem saber o que fazer da sua vida que Rafaela conhece Jonas, advogado de Marco que cuida de sua rescisão. E descobre que apesar de tudo, Marco foi generoso com ela. Tanto no valor da rescisão, como em não denegrir sua imagem para futuros patrões.
Por coincidência Jonas está procurando alguém exatamente com a experiencia de Rafaela. Sua irmã Eliana está em sua segunda gravidez, e ela é de risco. Mas Eliana é teimosa e não quer aceitar a ajuda de ninguém para cuidar da casa enorme e de seu primeiro filho Guilherme, que precisa de cuidados especiais depois que foi diagnosticado com leucemia e está fazendo quimioterapia. Porém Eliana passa mal e acaba ficando internada e Guilherme fica com Jonas, que contrata Rafaela para cuidar do garoto em sua casa. E Eliana só concorda em contratar Rafaela porque Jonas dá a entender que está interessado em Rafaela. E no fundo ele não mentiu, porque cada vez que chega perto de Rafaela ele não consegue pensar em outra coisa que não seja tê-la em seus braços. O problema é que Rafaela não vai cometer o mesmo erro duas vezes e nem pensa em ter alguma coisa com Jonas.
"Considero-me um espelho, aquele que é seduzido pela mulher que reflete em mim o seu sorriso, que se mostra e que não tem vergonha do seu corpo desnudo e entregue."
Quando eu recebi o e-mail da editora com os lançamentos do mês, fiquei bastante interessada nesse livro. Eu vi que estava escrito Série Mosaico embaixo do título e também ao adicionar no skoob vi que era uma série, mas não imaginava que fosse o quinto livro dessa série e que a protagonista já tinha aparecido no primeiro livro da série, O Lado Bom de Ser Traída, como antagonista no caso. E só descobri isso na ultima folha do livro, quando vi as outras capas da série. Mas mesmo sendo série, é daquelas que os livros dá para serem lidos separadamente. É que eu no caso, sou meio esquisita nessa parte e gosto de ler séries na ordem em que foram escritas, mesmo as histórias tendo começo, meio e fim como essa.
O livro pode ser considerado como um romance erótico, porque tem algumas cenas de sexo, mas achei que teria muito mais quando comecei a ler o livro e vi que o protagonista era um voyeur. Já pensei nos últimos livros que li do gênero e achei que fosse ser mais do mesmo que sempre tem no gênero. Mas me enganei completamente. Não sei se foi a escrita da autora, não tinha lido nada dela até então, mas o certo é que me apaixonei pela história e principalmente pelo Jonas, que nem de longe é parecido com os protagonistas do gênero que estou acostumada a ler. Se todos os protagonistas masculinos do gênero fossem como ele, eu ia amar ler os livros e não ia ficar torcendo o nariz e odiando as atitudes machistas que a grande maioria deles tem.
O engraçado é que o livro tem todos os clichês do gênero, a mocinha virgem, o cara que tem prazer com alguma coisa diferente do usual, mas como disse antes, não sei se foi a escrita da autora, ou se eu estava lendo os livros errados do gênero até então, mas o certo é que amei o livro do começo ao fim. A parte sexual fica mais na tensão do que nos finalmentes, o que foi uma coisa que gostei muito. Fica aquele jogo entre eles e o clima vai esquentando e dá até para sentir as faíscas quando eles se encontram. E como disse antes, amei o Jonas, ele não é mandão, obsessivo, e muito menos machista, ele é o contrário disso tudo e incentiva e apoia sua parceira e também não fica fazendo doce, quando ele se apaixona vai lá e se declara.
Rafaela também me ganhou. Não sei como ela apareceu no outro livro, quem leu o livro deve tê-la odiado já que ela meio que empata a vida do casal protagonista, mas aqui vemos uma garota ingênua e romântica que só cometeu o erro de se apaixonar pela pessoa errada. Por isso amei os dois, torci por eles e leria mais 100 páginas da história sossegada, de tão boa que estava. Ainda bem que tem os outros livros da série, que com certeza vou querer ler. Quanto a capa, não é das minhas favoritas, mas combina com as outras da série. E veio um brinde bem legal junto com o livro, um espelhinho de bolsa que tem tudo a ver com a história. Enfim, recomendo para quem gosta de um bom romance com um toque de erotismo. Mas quem não gosta de muitas cenas de sexo, fique sossegado, que aqui elas estão na medida e o foco é a história dos personagens.
Nota: