... parcerias.
Lá vou eu novamente para mais um desabafo. Dessa vez o assunto é parcerias, principalmente com autores nacionais. Antes de mais nada vamos definir o que é parceria. Achei várias definições, mas a que mais aparece é essa: Uma parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns.
Bom deu para perceber que é um acordo, no caso entre o blog e o autor/editora em busca do mesmo interesse, no caso divulgar uma obra. Para quem acha que parceria é sinônimo de livro de graça está muito enganado. Acho que a maior parte dos leitores de blogs literários é formado por blogueiros, que entendem bem sobre o assunto, mas ainda temos uma grande parcela de leitores que não entendem esse conceito.
Graça quer dizer um favor imerecido, e nós os blogueiros fazemos e muito por merecer receber um livro para resenha. Então não é nada de graça não. Primeiro, você só vai ter uma chance de ter uma parceria se seu blog tiver um bom layout, o que custa muito caro para quem não sabe fazer o seu próprio. Segundo, como dizem, tempo é dinheiro e manter um blog custa muito tempo. Tempo para ler os livros, tempo para escrever as resenhas, tempo para deixar a postagem apresentável com fotos e imagens atrativas, tempo para revisar a postagem, e ainda assim sempre acaba passando um erro ou outro, tempo para divulgar a postagem e tempo para ir nas postagens dos amigos blogueiros, retribuir o comentário e ler o que eles escreveram e escrever um comentário condizente com a postagem.
Então já deu para ver que esse conceito de graça não é bem assim. E no caso do autor/editora, eles estão tendo uma divulgação que se fosse paga seria bem mais cara do que ceder um livro ou um e-book para o blogueiro. E ainda mais que é uma divulgação para um público específico, porque quem lê blogs literários é porque gosta de ler e compra livros.
Então antes de entrar no que realmente é o objetivo dessa postagem, quero deixar um recadinho para alguns blogueiros. Valorize seu trabalho. Não se sujeite a qualquer coisa por uma parceria que vai te dar um livro por mês, coisa que você pode muito bem obter sem ter que ficar divulgando horrores os parceiros e ainda mais em alguns casos sem poder expressar sua real opinião por medo de perder a parceria. Inclusive fiquei sabendo essa semana de uma editora que mandou um contrato para os parceiros assinarem dizendo que não podiam falar nada negativo dos livros deles nas resenhas. Absurdo! E aqui entra o que eu quero realmente falar com essa postagem.
Desde que criamos o blog lá em 2012, um de nosso objetivos sempre foi incentivar a literatura nacional. Mas isso está ficando cada vez mais dificil porque eu particularmente já estou cansada de algumas atitudes de alguns "parceiros" que só se lembram da parceria na hora de cobrar alguma divulgação e resenha e que querem sempre ter seus livros avaliados com nota máxima e quando isso não acontece tenho que ficar dando inúmeras explicações do porque não gostei desse ou daquele ponto do seu livro.
Sinceramente já estou cheia disso. Você que é autor lembra que antes de ser um autor você é um leitor e que não gostou de todos os livros que você leu na vida? Pois é, eu também não. Vocês que acompanham o blog a mais tempo sabe que nunca fui desrespeitosa com nenhum autor por aqui. Sempre que escrevi alguma resenha negativa eu expliquei porque e sempre salientei que cada um tem um gosto e que eu posso não ter gostado, mas outra pessoa pode amar.
Por isso tomei uma decisão um tanto drástica. Vou manter apenas algumas parcerias que são autores que me respeitam como eu os respeito. E para futuras parcerias vou pensar muito antes de aceitar. Tem autores nacionais que tenho prazer em dizer que são parceiros do blog. Eles enviam material de divulgação antecipadamente, não envia hoje e quer que eu publique amanha, leem a resenha, comentam e ajudam na divulgação. Tem autor que fica enchendo o saco para eu fazer a resenha e quando publico nem vem no blog comentar. Acho um absurdo isso.
Por isso de hoje em diante vou manter parceria apenas com quem eu realmente tenho prazer de ser parceira. É claro que existem exceções e vou citar aqui de autores que mesmo eu não tendo gostado do livro e tendo entrado em contato para dizer que a resenha seria negativa e se eles preferissem eu não publicaria a mesma, eles disseram que não, que eu podia publicar o que eu realmente tinha achado do livro, como é o caso do autor Elias Flamel. Minha admiração pela atitude.
Entre os autores que quero manter a parceria estão a Alana Gabriela, Bianca Gulim, Denise Flaibam, Layla Casanova e a Mari Scotti. Citei essas porque são as que estão sempre lançando livros, mas tem alguns outros que também sempre que precisar estou a disposição.
Enfim, esse é meu desabafo. Cansei de passar raiva com autores que não aceitam que não é todo mundo que vai gostar do que eles escreveram. Antes de tudo sou leitora e como leitora tenho o direito de não gostar de todos os livros que vou ler. E como blogueira tenho o direito de não gostar de algum livro mesmo que ele tenha sido "de graça" como visto por alguns.
E você o que pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários.