Livro: A Paciente Silenciosa
Série: Não
Gênero: Suspense
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Páginas: 350
Ano: 2019
Resenha:
Alicia Berenson é uma pintora que ficou famosa por outro motivo que não os seus quadros, ela matou seu marido. Pelo menos essa é a versão que a grande maioria das pessoas acredita. Quando a polícia chegou, Gabriel, um renomado fotografo, estava amarrado em uma cadeira e tinha levado cinco tiros no rosto e Alicia, estava de pé com os pulsos cortados. A polícia logo deduziu que foi assassinato seguido de tentativa de suicídio e essa foi a versão que ficou, porque desde então Alicia nunca mais disse nenhuma palavra, nem mesmo para se defender quando foi levada a julgamento. Mas sua defesa conseguiu provar que Alicia estava louca e em vez de ser levada para uma prisão Alicia foi internada no Grove, um hospital psiquiátrico.
Quem acreditava em sua culpa e achava que ela estava fingindo, tinha certeza de que logo depois Alicia se "recuperaria milagrosamente" e sairia do hospital livre de qualquer acusação. Porém seis anos se passaram e Alicia ainda não disse nenhuma palavra. Ela se tornou a mulher invisível. Mas ainda existe algumas pessoas que acreditam em sua inocência, entre elas o psicoterapeuta Theo Faber, que desde quando aconteceu o crime ficou muito interessado pelo caso de Alicia e até chegou a visitar a exposição com os quadros dela, e ficou fascinado como o quadro Alceste, um autorretrato que Alicia pintou em um rompante enquanto esperava o julgamento. A historia de Alicia se assemelha muito a de Alceste, que também terminou sua história muda.
E quando surgiu uma oportunidade Theo se candidatou a um emprego no Grove e assim que conseguiu, deu um jeito de tornar Alicia uma de suas pacientes. Theo tem certeza de que consegue se conectar com Alicia e fazer com que ela fale e conte sua versão do que realmente aconteceu naquele dia. Ele tem certeza de que Alicia não é louca, já que ele entende bem desse assunto, tanto por trabalhar com pessoas com problemas mentais a anos, como por já ter estado do outro lado e ter sentido na própria pele o que provavelmente Alicia está sentindo. Só resta saber se quando finalmente Alicia falar, ele estará preparado para ouvir o que ela tem a dizer.
Eu recebi esse livro no primeiro VIB de 2019. Para quem ainda não sabe, o Very Important Book é um projeto do Grupo Editorial Record onde algumas pessoas são selecionadas para receber a prova antecipada de algum de seus futuros lançamentos. O livro A Paciente Silenciosa será lançado no final de abril, mas eu já pude conferir a história que vem dando o que falar nos Estados Unidos e na Inglaterra em primeira mão. Como recebi a prova não revisada do livro, não posso falar sobre a edição, mas vou falar para vocês o que achei desse suspense que já me deixou curiosa antes mesmo dele chegar aqui em casa.
Como vocês sabem eu sou a louca dos livros de suspense e é só ver algum novo lançamento do gênero que já fico doida para ler. Mas então entra aquele problema de que, como eu leio muito o gênero, fica dificil encontrar algo que me surpreenda. E a expectativa para que isso aconteça é muito grande e também uma grande parte da minha nota para o livro é baseado em eu ser surpreendida ou não. E a história criada pelo autor Alex Michaelides em seu livro de estreia foi maravilhosa. Fui completamente surpreendida no final. Eu imaginei mil coisas durante a leitura, até me questionei em algumas partes sobre o rumo que o livro estava tomando, mas não passei nem perto do que realmente aconteceu.
Meu único problema com a história, e até por isso eu retirei uma estrela da nota final, foi o final aberto, coisa que não sou muito fã. Mas até esse final aberto me surpreendeu, porque as possibilidades que o autor deixou para a imaginação do leitor, foram muito interessantes. Mas como sou dessas que gosta de finais fechadinhos, acabei não dando nota máxima para o livro. Porém não posso deixar de ressaltar que o livro é ótimo, e prende o leitor do começo ao fim. Logo no prólogo fui fisgada e me vi absorta pela história e assim como o nosso protagonista, eu precisava que Alicia falasse e me desse as respostas.
No livro vamos acompanhar o que aconteceu há seis anos com Alicia através de um diário que ela escreveu incentivada pelo marido e também vemos as investigações de Theo em busca de respostas. E além da história da Alicia também vamos acompanhar os dilemas de Theo e sua esposa. E eu ficava me perguntando o porque de ficar mostrando a vida do psicoterapeuta se o que interessava mesmo era a história de Alicia e quando eu descobri o porque disso fiquei de queixo caído e até reli uma parte porque achei que tinha entendido errado. Fui pega de calças curtas, igual dizia meu pai.
Queria ficar aqui horas falando sobre o livro, mas não quero soltar spoilers sobre a história e até por isso não vou falar sobre a personalidade dos personagens. Mas quero indicar muito para quem é fã do gênero, com certeza você será surpreendido. A leitura é super rápida e dá para ler o livro em um dia. Até porque a gente não consegue largar ele antes de chegar no final. E quero agradecer ao Grupo Editorial Record por ter cedido a prova do livro para leitura.
Nota: