Livro: Todas as Suas (Im)Perfeições
Série: Não
Gênero: Romance/Drama
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Ano: 2019
Resenha:
Quinn queria fazer uma surpresa para seu noivo Ethan, mas quem acabou surpreendida foi ela. Ao voltar mais cedo de uma viagem com a irmã, Quinn resolveu ir até o apartamento do noivo para preparar o jantar enquanto esperava ele chegar do trabalho. Mas ao chegar ao prédio Quinn percebeu que alguma coisa estava diferente porque o porteiro que é sempre muito simpático não sorriu para ela. E no andar de Ethan ela encontrou um homem nervoso diante da porta do apartamento. A principio ela achou que fosse um assaltante e já estava se preparando para atacar o homem quando ele disse o maior absurdo que ela já tinha ouvido em sua vida até então. O homem disse que sua namorada Sasha estava lá dentro transando com Ethan.
Quinn não acredita é claro, mas então ela ouve barulhos que não deixam dúvidas de que o homem está certo. Quinn fica sem chão e acaba sentando no hall do prédio sem saber o que fazer a seguir. O homem se apresenta como Graham e senta ao lado dela. Eles começam a conversar e tentam se acalmar até que Ethan e Sacha saem do apartamento e vê que foram descobertos. Quinn nem olha para Ethan e sai de lá o mais rápido possível. E acaba indo parar em seu apartamento com Graham. Mas ela não tem coragem de dar o troco para o ex-noivo e eles ficam somente na conversa. Meses depois o destino une os dois novamente quando eles se encontram em um restaurante onde cada um estava tendo um encontro. E desse dia em diante eles não se desgrudam mais.
"Graham passa o braço sob mim e me aperta contra si, fazendo minha cabeça repousar em seu peito.
— Você que manda, Quinn. Se preferir que a gente finja que não somos almas gêmeas por mais uns meses, por mim tudo bem. Sou um ótimo ator."
Anos depois eles estão casados e há seis anos Quinn que sempre quis ser mãe começou a tentar engravidar. Depois de muitas frustração e a descoberta de que Quinn não podia ter filhos, eles tentaram alguns tratamentos alternativos como inseminação artificial e fertilização in vitro que só deixou Quinn ainda mais frustada e com uma dívida enorme. E adoção também está fora de cogitação já que Graham já foi preso por ter se envolvido em um acidente. A cada nova menstruação as esperanças de Quinn vai indo embora os poucos e para ela sexo virou sinônimo de angustia e sofrimento. E ela vai se fechando cada vez mais até que o casamento deles fica por um fio. Amor entre eles ainda existe, mas será ele suficiente para seguirem em frente?
"— Se você iluminar apenas as suas imperfeições, todas as suas qualidades ficarão na sombra."
Começo dizendo que nem sei o que dizer desse livro. Primeiro que demorei para dar a nota porque não sabia se dava nota máxima ou não. A história é linda? Sim. Emocionante? Muito. Mas também é angustiante e me fez ficar com raiva de mim mesma porque grande parte do livro em vez de eu sentir empatia pelo o que a personagem estava passando, senti foi raiva dela com a forma que ela estava acabando com seu casamento e magoando seu marido. Me achei um monstro insensível enquanto lia o livro. Não vou dizer que entendo o que ela estava sentindo porque nunca passei por isso, mas se tem uma coisa que eu sei, e nem casada sou, é que um casamento não resiste ao menor problema que for se não houver diálogo entre os cônjuges.
Posso apenas imaginar o que ela passou, deve ter sido muito doloroso. E além da frustração de não poder gerar um filho, ainda tem a culpa de achar que seu marido estaria melhor com outra pessoa, alguém que pudesse fazer dele um pai. Eu nunca quis ser mãe, então estou longe de querer me colocar em seu lugar. Mas o que me irritava era ver ela se afundando na dor e na tristeza e não dizer uma palavra sobre o que estava sentindo, excluindo a outra parte interessada. Ela preferia fingir do que se abrir. Eu ficava com muita raiva dela quando eles faziam sexo e ela ficava parada feito uma estátua achando que era isso que Graham queria. Ela não pensou em nenhum momento que ele também podia estar sofrendo o mesmo tanto que ela.
E talvez por ter me irritado durante a leitura não consegui nem chorar com o livro. Porque ele tem sim, partes lindas que se fosse em outro momento eu teria me acabado de chorar. As cenas finais são de arrepiar. E acredito que mesmo o livro podendo ser um gatilho para quem está passando por essa situação, ainda acho que ele deve ser lido porque acredito que a história da Quinn vai conseguir ajudar quem está passando pelo mesmo que ela. E vou parando por aqui porque esse é aquele tipo de livro que cada um tem que ler e sentir a história e falar demais sobre ele vai acabar estragando a experiencia. E não é porque meus sentimentos foram esses que os seus serão os mesmos. Acho que ele é uma história diferente para cada um.
E finalizo dizendo que se você assim como eu não tem muita vontade de ler os livros da autora por causa de alguns de seus livros terem relacionamentos abusivos romantizados, pode ir sem medo porque esse livro não tem nada disso. E agradeço a Tamires do Meu Epílogo pela intimação a ler o livro hehe. Mesmo eu não tendo me compadecido com o drama da protagonista como deveria, tenho que reconhecer a qualidade da história. E também por me dar uma noticia que deixou meu coração quentinho. É sobre um crossover com outro livro da autora. E diferente da Tamires eu gostei bastante da capa nacional bem mais do que da original.
Nota: