Série: Killing Eve #1
Gênero: Suspense
Autora: Luke Jennings
Editora: Suma
Páginas: 216
Ano: 2020
Resenha:
Faz três anos que Oxana Borisovna Vorontsova faleceu. A garota de vinte e três anos era uma estudante universitária de francês e linguística quando foi acusada de homicídio triplo qualificado e levada para o centro de detenção para mulheres em Dobryanka. Essa é a história oficial, mas na verdade Oxana se tornou Villanelle, uma das assassinas mais habilidosas do mundo. Desde pequena ela soube que era diferente, então aprendeu a imitar as expressões e reações das pessoas para disfarçar sua indiferença perante tudo. E parece que para compensar essa falta de sentimentos, ela tem uma inteligência acima da média e sua memória grava tudo o que já viu com apenas uma olhada.
Porém Villanelle despertou a atenção de Eve Polastri, chefe de uma subdivisão do serviço britânico de segurança. O trabalho de Eve é avaliar ameaças contra indivíduos de alto risco que entram no Reino Unido. Há dois anos Eve vem montando seu próprio arquivo de assassinatos de figuras proeminentes não solucionados e alguns casos tem tirado seu sono porque parecem ter sido cometidos por uma mulher, o que deixa Eve fascinada pela ideia de uma mulher para quem o ato de matar não é nada de mais. E Eve vai ter a chance de entender essa assassina, já que Villanelle mata uma pessoa debaixo do seu nariz, o que faz com que prender Villanelle se torne uma questão pessoal.
"— Ela é uma escrota homicida, Gary, e me custou a carreira. Eu a quero, viva ou morta."
O livro é dividido em quatro capítulos e ao meu ver o autor já escreveu o livro pensando em uma adaptação, porque a impressão que passa é que cada capitulo corresponde a um episódio. E sem falar que as cenas são feitas para serem assistidas. O livro é um thriller de espionagem, então esperem muita ação e nada muito profundo, pelo menos foi assim nesse primeiro livro. No primeiro capítulo conhecemos Oxana e como ela se tornou Villanelle, no segundo somos apresentados a Eve e em como a vida das duas acabou se cruzando, e nos dois capítulos seguintes temos cada uma delas fazendo seu trabalho: Villanelle perseguindo e matando seus alvos e Eve seguindo seu rastro.
Não sei se foi a forma como o autor apresentou as personagens, com Villanelle sendo apresentada antes de Eve, mas o certo é que a simpatia do leitor, pelo menos a minha, vai para ela e não para a "mocinha" da história, no caso a Eve. Villanelle é uma psicopata que sente prazer em planejar e executar o assassinato de suas vitimas. E além de matar, Villanelle também gosta de subjugar seus parceiros sexuais e o interesse dela se encerra quando a pessoa se rende. Ela é bissexual e isso foi tratado da maneira que deveria ser sempre, normal. E enquanto Villanelle tem múltiplas facetas a ser desvendadas, Eve é uma pessoa comum, descontente com sua vida, e pelo menos nesse primeiro livro achei ela muito chata.
Mas enfim, eu gostei muito do livro. Fazia tempo que não lia um livro tão rápido assim. Terminei a leitura em poucas horas, desejando ter os outros livros da série em mãos para continuar acompanhando o jogo de gato e rato das protagonistas. Acho que vou ter que assistir a série hehe. E outra coisa que me fez amar o livro foi que o enredo inicial me lembrou muito uma série pela qual sou apaixonada, Nikita, não sei se alguém aqui assistiu. Quanto a capa achei linda e tem muito a ver com a história. Pena que o carteiro fez o favor de dobrar o livro e colocar ele na caixa de correio, o que deixou o livro bem retorcido. Mas enfim, é uma leitura que recomendo para quem gosta de um bom enredo de espionagem.
Eu ainda vou ler esse livro em algum momento e tem que ser antes de ver a série kkkk
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Eu ainda não conhecia a série de televisão e nem o livro. Mas eu ainda não tinha visto nada desse gênero, a história parece bem interessante. Você fez algumas considerações que deixam os leitores em potencial sabendo o que esperar do livro, pelo menos um pouco. Eu amei, beijocas.
ResponderExcluirhttps://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1
Oi Sil
ResponderExcluirA maioria das resenhas realmente tende para o lado da Vilanelle, acho que esse foi o intuito da autora. Eu peguei o livro pra ler em um impulso, mas nunca comecei hahaha nem sei se vou na verdade, mas ao menos você gostou, porque teve resenhas que não foram muito boas.
Beijo!
Só essa capa já fisga nossa atenção, né? Não conhecia a série, nem o livro. Mas quero conhecer a história! <3
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Sil!
ResponderExcluirEu acho essa capa linda e fico bem dividida entre assistir a série e ler o livro. Na verdade quero muito fazer ambos, mas to um pouco enrolada no momento, talvez seja por isso que não peguei de fato para conhecer.
Amo um enredo cheio de reviravoltas, personagens turbulentos, então acho que vou gostar e espero que a editora continue lançando os próximos livros em curto espaço de tempo, séries me deixam ansiosa para concluir.
Beijos!
Camila - www.bookobsessionblog.com
Oi, Sil como vai? Que bom que o livro lhe agradou. Me parece um excelente livro. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi, Sil
ResponderExcluirChocadissima que você nunca ouviu falar da série! Hahahahahha
Praticamente todos que assistiram e depois leram falam que a série de TV é muito superior ao livro, por isso eu não quis ler quando disponibilizaram lá na NetGalley. E eu só não assisti a série ainda porque ela está na Globoplay e eu não assino. É quanto a simpatizar com vilões: eu sempre!
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oiii Sil
ResponderExcluirEu nem sabia que esse livro tinha uma sequência, espero que publiquem logo. Eu adoro a capa desse livro e acho que vai ser uma leitura que vou gostar, to precisando pegar um livro e ler rápido assim também porque ultimamente nada está me prendendo. Ainda quero conferir a série de TV tb
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, Silvana! Não tenho costume de ler muitos thrillers e histórias de espionagem, mas é inevitável ficar intrigada quando se vê há um certo tempo só bons comentários tanto sobre o livro quanto a série. Sua resenha me despertou novamente uma curiosidade que eu já tinha sentido outras vezes ahahah. Talvez eu não leia o livro, mas pelo menos a série eu posso dar uma chance a qualquer hora.
ResponderExcluirCurti bastante sua análise. Abraços!
Blog Trívia
Como assim o carteiro dobrou o livro para caber na caixa do correio? Era dar-lhe com ele na cara!!! :P
ResponderExcluirNão é um género que eu aprecie muito, mas fiquei curioso sobretudo com a referência a Nikita, que foi uma série que eu gostei muito =)
MRS. MARGOT
Oi, Sil! Tudo bom?
ResponderExcluirEu vivo e respiro pela série, mas fiquei com um pouco de preguiça de ler quando vi que é de um autor. Vou ficar só com a adaptação mesmo (até porque disseram que a série difere muito dos livros, então guardo meu amor pro que já conheço UHASUHASUHASUH).
Mas ai a Villanelle é o mesmo caso do Hannibal: eu odeio amar :v
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Não é a primeira resenha que leio desse livro e só fico mais curiosa ainda pela história, eu já tinha ouvido falar da série, alguns amigos assistem, mas o livro está na minha listinha. Amei a resenha, Sil ♥
ResponderExcluirBeijos
http://www.leiapop.com/
Oi
ResponderExcluirda série eu já vi divulgação, mas nunca assisti, a história parece ser legal e que bom que é uma leitura rápida, pena que a Eve aparentou ser meio chata nesse primeiro livro.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Sil,
ResponderExcluirEu tentei ler esse livro mas ele não fluiu tããão bem. Confesso que nem culpo a obra, acho que não estava no momento certo, sabe? Achei muito cansativo.
Quero ver se assisto pelo menos um episódio da série para ver se me empolgo pra valer.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Sil.
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem sabia da existência da série. Gostei da premissa e achei bem interessante. Vou deixar sua dica anotada. Quanto a série Nikita eu assisti a alguns episódios na época e apesar de não lembrar detalhes, lembro que gostei.
Que carteiro desleixado! Dá uma raiva...
Bjus